Na Galp atuamos de forma significativa nas seguintes dimensões:
Gestão da emergência
Assegurar uma atuação rápida e eficaz, garantindo a minimização dos efeitos adversos nas pessoas, no ambiente e nos ativos, é a nossa prioridade.
Para além do foco nas ações de prevenção, asseguramos uma gestão de emergências, baseada numa atuação rápida e eficaz, garantindo a minimização dos efeitos adversos nas pessoas, no ambiente e nos ativos. É necessário planear, treinar e preparar a resposta à emergência para mitigar potenciais impactos nas pessoas, no ambiente, nas instalações e na comunidade.
A gestão de emergências é realizada de uma forma sistemática, sendo definidos planos de emergência interna para todas as nossas instalações. Esses planos são adaptados às características/fatores externos de cada instalação. Todas as instalações têm o seu próprio plano de emergência interno, com diretrizes claras e responsabilidades ao nível regional, de instalação/unidade definidas, envolvendo diferentes níveis hierárquicos para cada cenário de emergência.
Face aos cenários de risco identificados, são planeadas ações, de modo a ser assegurada uma intervenção rápida dos meios internos e externos, bem como a articulação com as autoridades e/ou organizações relevantes tendo sempre como princípios a salvaguarda das pessoas, do ambiente e dos ativos.
- Nas nossas instalações, atividades e/ou serviços é garantida a formação e informação de todos aqueles cuja atuação é exigida se acionados os planos de emergência.
- Periodicamente são realizados testes aos planos de emergência (simulacros e exercícios de simulação periódicos), nos quais são testados os vários cenários de risco identificados e a resposta de todos os intervenientes. Com base nos resultados obtidos e na sua análise crítica os planos de emergência são atualizados continuamente.
- No nosso sistema de gestão SSA são estabelecidos os requisitos ao nível da Preparação e Resposta à emergência aplicáveis às operações da Galp.