Estrutura acionista

O capital social da Galp é composto por 773.082.725 ações.Conheça os nossos principais acionistas, bem como os investidores institucionais. Consulte também as participações qualificadas.

Capital social

O capital social da Galp é composto por 773.082.725 ações ordinárias. O free-float corresponde a 434.548.589 ações, ou seja 56,21% do total do capital social.

Das 773.082.725 ações que compõem o capital social da Galp, 715.003.211, ou seja, 92% do capital social, estão admitidas à negociação na Euronext Lisbon, desde o dia 23 de outubro de 2006. Estas ações não dispõem de qualquer direito especial As restantes 58.079.514 ações, que representam 8% do capital social, são detidas indiretamente pelo Estado português através da Parpública, e não estão admitidas à negociação. 

Principais acionistas

Investidores institucionais

A estrutura acionista da Galp tem uma representação de investidores institucionais estrangeiros cada vez mais elevada, o que contribui para uma diversificação geográfica da base de acionistas.

 

Participações qualificadas

As participações qualificadas no capital social da Galp foram calculadas de acordo com o artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários e comunicadas à Galp para os efeitos do artigo 16.º do mesmo código.

Os acionistas da Galp e outras entidades têm o dever de comunicar a Empresa sempre que as participações que lhe sejam imputáveis atinjam, ultrapassem ou se reduzam em relação aos limites de 5%, 10%, 15%, 20%, 25%, 1/3, 50%, 2/3 e 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da Galp.

Amorim Energia 

Nº de direitos de voto: 276.472.161
% de direitos de voto: 35,76%

Amorim Energia, B.V. tem a sua sede nos Países Baixos e os seus acionistas são a Power, Oil & Gas Investments BV (com 35% do capital), a Amorim Investimentos Energéticos SGPS S.A. (20%) e a Esperaza Holding BV (45%). Enquanto a última sociedade é controlada pela Sonangol, E.P., empresa estatal angolana do sector petrolífero, as duas primeiras são controladas direta e indiretamente pela família Amorim.

Parpública - Participações Públicas 

Nº de direitos de voto: 62.061.975
% de direitos de voto: 8,03%

A Parpública - Participações Públicas, SGPS, S.A., gere participações financeiras do Estado português em várias empresas.

Massachusetts Financial Services Company

Nº de direitos de voto: 42.134.995
% de direitos de voto: entre 5% e 10%

A Massachusetts Financial Services Company é uma empresa gestora de investimentos, fundada em 1924 e com sede em Massachusetts, EUA. 

T. Rowe Price Group Inc.

Nº de direitos de voto: 39.880.482
% de direitos de voto: entre 5% e 10%

A T. Rowe Price Group, Inc. é uma empresa gestora de investimentos, fundada em 1937 e com sede em Maryland, EUA. A empresa está cotada na Nasdaq.

Atualizado a 26 de abril de 2024.

Aquisição e alienação de ações próprias

Na Assembleia Geral de acionistas realizada no dia 03 de maio de 2023 foi aprovada a proposta referente à aquisição e alienação de ações próprias.

Assim, o Conselho de Administração da Galp pode decidir sobre a aquisição e alienação de ações próprias com base nos termos constantes da proposta:

  • O Conselho de Administração poderá decidir sobre a aquisição ou alienação de ações próprias no prazo de dezoito meses a contar da data de deliberação em Assembleia Geral;
  • O número de ações a adquirir não poderá exceder 10% do capital da Empresa em cada momento;
  • O momento da aquisição será determinado pelo Conselho de Administração, tendo em conta a situação do mercado, os objetivos visados com a aquisição, as conveniências e obrigações da Sociedade, podendo ser efetuada por uma ou mais vezes, nas proporções que forem determinadas;
  • O momento da alienação será também determinado pelo Conselho de Administração, tendo em conta a situação do mercado, os objetivos visados com a alienação, as conveniências e obrigações da Sociedade, podendo ser efetuada por uma ou mais vezes, nas proporções que forem determinadas.

Para informação detalhada sobre os termos relativos à aquisição e alienação de ações próprias, consulte abaixo a proposta submetida à Assembleia Geral.