Comissão de Ética e Conduta

A Comissão de Ética e Conduta é constituída por três membros nomeados pelo Conselho Fiscal para o mandato 2019-2022

Poderes e funcionamento

A Comissão de Ética e Conduta da Galp é a estrutura interna e independente, com reporte ao Conselho Fiscal, responsável pela monitorização da implementação do Código de Ética e Conduta, bem como pelo esclarecimento de dúvidas acerca da sua aplicação, e por receber e tratar a informação transmitida ao abrigo do Comunicação de irregularidades - Linha de Ética relativa a alegadas irregularidades ou infrações das normas do Código de Ética e Conduta ou regulamentos e regras internas relacionadas com contabilidade, controlos contabilísticos internos, auditoria e combate contra corrupção, crime bancário e financeiro. É ainda responsável por promover formação dos colaboradores em matérias de ética e conduta. Para obter mais informação consulte a página  Ética e Conduta e Comunicação de irregularidades.

Durante o exercício de 2021, a Comissão de Ética e Conduta realizou 11 reuniões, para analisar e decidir sobre comunicações de irregularidades que foram recebidas, e participou em quatro reuniões do Conselho Fiscal, nas quais foi fornecido a este órgão o devido reporte.

No ano de 2021 foram reportados à Comissão de Ética e Conduta e por esta investigados 25 casos ao abrigo da norma interna sobre Comunicação de Irregularidades, dos quais 20 estavam relacionadas com assédio moral, 1 com discriminação numa estação de serviços, 1 com potenciais conflitos de interesses, 1 com o quadro legal aplicável, 1 com alegadas práticas anti-trust e com 1 apropriação indevida de bens. 4 das 25 comunicações recebidas deram lugar à adoção de medidas disciplinares pela Sociedade e 10 foram arquivadas devido à falta de provas dos factos descritos, 7 exigiram a adoção de medidas pela Sociedade a fim de adaptar a conduta às normas estabelecidas no Código de Ética e Conduta e 4 ainda se encontram na data de reporte.

Imprimir

Partilhar: