Estratégia

A Galp posiciona-se como uma empresa integrada de energia, que desenvolve negócios rentáveis e sustentáveis.

Trabalhamos para que a Galp seja uma Empresa resiliente e ágil, preparada para um mundo complexo e dinâmico, refletindo na estratégia as nossas grandes linhas orientadoras como Empresa integrada de energia focada no desenvolvimento de negócios sustentáveis e geradores de valor, com o propósito final de melhorar a vida dos nossos clientes.

A estratégia da Galp assenta no desenvolvimento de um portefólio de upstream competitivo, uma atividade de refinação e midstream eficiente e dinâmica, um negócio comercial focado nas necessidades dos nossos clientes, e no desenvolvimento de um portefólio de renováveis e de novos modelos de negócio rentável, suportado em soluções inovadoras e diferenciadoras que promovam a transição para uma economia de baixo carbono.

As nossas diretrizes de alocação de capital preveem o investimento com vista ao crescimento ao longo de toda a cadeia de valor de energia, com mais de 40% dos investimentos futuros previstos destinados a capturar oportunidades provenientes da transição energética. Este objetivo deverá estimular ainda mais a criação de valor que deve continuar a viabilizar retornos incrementais para os acionistas.

Esta estratégia está suportada numa capacidade financeira sólida e numa cultura organizacional centrada no cliente e na promoção de parcerias. Continuamos a construir um ambiente corporativo mais ágil, inovador e tecnologicamente evoluído, com o fim de enfrentar os desafios e as dinâmicas do sector energético num contexto de elevada incerteza e complexidade.

Estamos empenhados na aplicação das melhores práticas de ESG no desenvolvimento das nossas atividades, atuando de forma ética e responsável, envolvendo os stakeholders relevantes em cada tomada de decisão, valorizando o nosso capital humano, gerindo os riscos e oportunidades que decorrem da relação entre energia e clima, garantindo a proteção das pessoas e do ambiente nas nossas operações e promovendo uma cultura de inovação e tecnologia.

Upstream

A Galp está empenhada no desenvolvimento do seu portefólio de E&P com foco no valor, através da otimização e manutenção da sua competitividade simultaneamente com uma geração de cash flow forte e sustentada, com base nos seus ativos de elevada qualidade que permitirão o crescimento médio anual da produção de cerca de 10% até ao final da próxima década.

A estratégia está assente: (i) na proteção do valor dos ativos, através da adequada execução dos projetos em curso, dentro do prazo e orçamento previstos, e através da seleção das melhores opções de desenvolvimento, (ii) na maximização do potencial do portefólio através do aumento dos fatores de recuperação e da eficiência de custos, (iii) na garantia de uma exposição equilibrada ao gás natural e (iv) na identificação seletiva de novas oportunidades em geografias onde exista uma vantagem competitiva ou um ângulo estratégico, de modo a manter a resiliência e competitividade da produção futura.

Refinação & Midstream

A Galp apostará na adaptação do seu aparelho refinador às futuras necessidades de mercado, em simultâneo com o aumento da eficiência, flexibilidade e redução da intensidade carbónica.

O nosso aparelho industrial irá prosseguir uma estratégia de adaptação contínua aos objetivos europeus de promoção da economia circular, descarbonização e transição energética, assumindo-se como referência regional nesta transformação.

O nosso negócio de gás natural deverá tirar proveito das oportunidades existentes no mercado global de gás, continuando a identificar e desenvolver novos mercados e a garantir a maximização de valor do portefólio de gás natural e GNL.

Comercial

A Galp está focada na otimização da oferta integrada de serviços e produtos, adaptada a novos padrões de consumo, inseridos numa economia aberta, digital e de partilha. Para melhor concretizar este objetivo, ao longo do ano alteramos a forma como nos organizamos, integrando numa única unidade de negócio toda a oferta comercial dos segmentos B2B e B2C. Queremos também melhorar o nosso desempenho operacional e a experiência dos nossos clientes, através do desenvolvimento de talento interno e da utilização das melhores ferramentas tecnológicas no mercado. Com esta abordagem, acreditamos que poderemos compreender melhor as necessidades dos nossos clientes e propor soluções que as satisfaçam integralmente.

Na mobilidade, queremos continuar a ser uma referência para os nossos clientes. Sabemos que a cada necessidade específica corresponderá uma solução diferente de mobilidade sustentável. Trabalhamos para garantir que, para cada uma delas, teremos uma oferta ajustada à jornada dos nossos clientes. O desenvolvimento do nosso negócio de mobilidade elétrica responde a esta vontade, criando sinergias importantes com produtos e serviços já existentes.

Nas casas, nos edifícios e nas cidades pretendemos continuar a transformar as nossas operações, oferecendo soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades e potenciando a eficiência energética e a redução de custos.

Renováveis & Novos Negócios

O desafio global de descarbonização da sociedade obriga todas as atividades económicas e, em particular, o sector energético, a uma revisão profunda dos seus processos. As metas decorrentes do Acordo de Paris, a intenção de vários países relativa à concretização da neutralidade carbónica das suas economias e a forma como estes objetivos forem sendo prosseguidos nas diferentes geografias do globo serão determinantes na definição da estratégia das empresas.

A Galp ambiciona ter um papel ativo na mudança de paradigma energético, nomeadamente através da antecipação de novas tendências, adaptando o seu portefólio às necessidades futuras, criando, sempre que possível, sinergias com a sua atividade presente no mercado Ibérico e promovendo a progressiva redução da sua intensidade carbónica.

A transformação digital em curso tem criado as condições para que produtos e serviços inovadores substituam as anteriores alternativas, com claros benefícios para as pessoas. De modo a materializar com a nossa ação essas oportunidades, pretendemos identificar novas cadeias de valor nas quais possamos ser uma referência para o mercado, desenvolver novas áreas de negócio e testar diferentes soluções para os nossos clientes. Procuramos novas respostas para os desafios da mobilidade, nomeadamente urbana, recorrendo a ferramentas tecnológicas que permitem a gestão inteligente de frotas e sistemas integrados de planeamento urbano.

A Galp tem como objetivo expandir os seus negócios de geração de energia renovável de forma rentável, com 10% a 15% do investimento futuro do Grupo a ser alocado a essas atividades, bem como ao desenvolvimento de novos negócios que possam ser escaláveis.

A Galp tem como objetivo expandir os seus negócios de geração de energia renovável alavancados em tecnologias comprovadas, como a energia solar PV, e na sinergia natural com a nossa atividade comercial de eletricidade na Península Ibérica. O portefólio de renováveis da Galp consiste em 3,3 GW de capacidade a ser instalada até 2023 e com uma ambição de longo prazo de atingir c.10 GW até 2030, começando no mercado Ibérico, mas procurando explorar oportunidades noutras regiões onde acreditamos ter vantagens competitivas. Adicionalmente, também apoiaremos os nossos clientes nessa transição, desenvolvendo soluções de geração descentralizada, adaptadas às suas necessidades.

Continuaremos a investir em inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico, cruciais para a firme extração de valor dos nossos ativos e para a criação de novos modelos de negócio, promovendo a sustentabilidade da Empresa e das comunidades em que opera.