Renováveis & Novos Negócios
A Galp pretende desempenhar um papel ativo na transição energética que a sociedade enfrenta, procurando antecipar tendências, desenvolver um portefólio alinhado com as necessidades futuras, estabelecer sinergias com os seus negócios atuais sempre que possível, e reduzir progressivamente a intensidade carbónica da sua atividade e dos seus clientes. Neste contexto, a Galp está a construir um portefólio de produção de energia renovável, e a inovar no sentido do desenvolvimento de novas energias ao longo da cadeia de valor.
No setor das energias renováveis, a Galp é já um dos principais players de energia solar fotovoltaica na Península Ibérica, com c.1 GW em operação e c.3,1 GW de projetos em desenvolvimento, juntamente com c.0.6 GW em desenvolvimento no Brasil. A Empresa visa alcançar uma capacidade operacional bruta renovável de cerca de 12 GW até 2030, promovendo uma expansão ágil do portefólio baseada numa diversificação geográfica e tecnológica. Para promover este crescimento e apoiar a criação de valor, a Galp continuará a maximizar o valor através de uma estrutura de capital apropriada, bem como de um modelo de parceria e rotação de ativos. A Galp está ainda a construir algumas capacidades distintivas para melhorar a resiliência do seu portefólio, tais como opções de behind-the-meter battery storage, hibridização tecnológica.
Relativamente aos New Businesses, a Galp está, proactivamente, a procurar soluções que possam desempenhar um papel fundamental na cadeia de valor energética do futuro. A área de New Businesses foi projetada para servir como uma incubadora de novos meios de criação de valor, testando, validando e desenvolvendo conceitos até ao seu amadurecimento, de forma a poderem desenvolver-se independentemente ou ser incorporados por outras unidades de negócios, como aconteceu com o hidrogénio verde, que foi recentemente integrado na área de Industrial & Energy Management, bem como a Galp Solar e a GowithFlow que passaram a integrar o negócio Commercial.
A Galp está também a avaliar oportunidades de entrada na cadeia de valor de baterias, que se encontra em rápido crescimento, capturando a vantagem de early mover na Europa. A joint venture ‘Aurora’, entre a Galp e a Northvolt, está focada no desenvolvimento da primeira fábrica de conversão de lítio da Europa, a ser localizada em Portugal.