Renováveis & Novos Negócios
O desafio global de descarbonização da sociedade obriga todas as atividades económicas e, em particular, o sector energético, a uma revisão profunda dos seus processos. As metas decorrentes do Acordo de Paris, a intenção de vários países relativa à concretização da neutralidade carbónica das suas economias e a forma como estes objetivos forem sendo prosseguidos nas diferentes geografias do globo serão determinantes na definição da estratégia das empresas.
A Galp ambiciona ter um papel ativo na mudança de paradigma energético, nomeadamente através da antecipação de novas tendências, adaptando o seu portefólio às necessidades futuras, criando, sempre que possível, sinergias com a sua atividade presente no mercado Ibérico e promovendo a progressiva redução da sua intensidade carbónica.
A transformação digital em curso tem criado as condições para que produtos e serviços inovadores substituam as anteriores alternativas, com claros benefícios para as pessoas. De modo a materializar com a nossa ação essas oportunidades, pretendemos identificar novas cadeias de valor nas quais possamos ser uma referência para o mercado, desenvolver novas áreas de negócio e testar diferentes soluções para os nossos clientes. Procuramos novas respostas para os desafios da mobilidade, nomeadamente urbana, recorrendo a ferramentas tecnológicas que permitem a gestão inteligente de frotas e sistemas integrados de planeamento urbano.
A Galp tem como objetivo expandir os seus negócios de geração de energia renovável de forma rentável, com 10% a 15% do investimento futuro do Grupo a ser alocado a essas atividades, bem como ao desenvolvimento de novos negócios que possam ser escaláveis.
A Galp tem como objetivo expandir os seus negócios de geração de energia renovável alavancados em tecnologias comprovadas, como a energia solar PV, e na sinergia natural com a nossa atividade comercial de eletricidade na Península Ibérica. O portefólio de renováveis da Galp consiste em 3,3 GW de capacidade a ser instalada até 2023 e com uma ambição de longo prazo de atingir c.10 GW até 2030, começando no mercado Ibérico, mas procurando explorar oportunidades noutras regiões onde acreditamos ter vantagens competitivas. Adicionalmente, também apoiaremos os nossos clientes nessa transição, desenvolvendo soluções de geração descentralizada, adaptadas às suas necessidades.
Continuaremos a investir em inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico, cruciais para a firme extração de valor dos nossos ativos e para a criação de novos modelos de negócio, promovendo a sustentabilidade da Empresa e das comunidades em que opera.