pt Seta

Projetos financiados

Num setor cada vez mais exigente a nível tecnológico, a I&D e a inovação são elementos-chave para produzir energia de forma viável, segura e competitiva. Assim, criamos novos modelos de negócio, processos, produtos, serviços e tecnologias que melhoram a eficiência energética e reduzem o impacto ambiental das nossas atividades e das de terceiros.

Cat4GtL

Reator catalítico contínuo para o processo Gas-to-Liquid usando a tecnologia NETmix

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Descrição: O projeto Cat4GtL tem como objetivo investigar e desenvolver um conceito catalítico inovador para aplicações Gás-para-Líquidos (GtL), interligando o desenvolvimento de catalisadores e o projeto e construção de protótipos de microrreatores baseados na tecnologia NETmix e avaliação do seu potencial de industrialização. Com este projeto pretende-se desenvolver uma solução global integrada para unidades GtL de pequena escala, capazes de serem implantadas em plataformas de exploração de petróleo e gás, locais remotos de produção de gás e refinarias de petróleo (atuais e de próxima geração). O reator fornece uma solução compacta e modular energeticamente eficiente para a produção contínua de combustíveis sintéticos de alta qualidade a partir de gás de síntese (CO e H2) através da reação Fischer-Tropsch.

Apoios: Compete 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (União Europeia)

Conheça aqui a ficha do projeto

H2 Verde @ Refinaria de Sines

Instalação de uma unidade de produção de hidrogénio (H2) verde por via de eletrólise (tecnologia PEM).

Objetivo principal: Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores

Descrição: A operação em apreço visa a instalação de uma unidade de produção de H2 verde via tecnologia de eletrólise do tipo PEM, com capacidade total de 2,0 MW e produção média estimada de 276 t/ano, totalmente destinados a autoconsumo nas unidades de processamento presentes na refinaria de Sines, podendo ser resumida nos seguintes objetivos:

  • Instalação de unidade de eletrólise do tipo PEM com capacidade total de 2,0 MW
  • Demonstração da viabilidade técnica do conceito operativo instalado quanto à produção e autoconsumo de H2 verde, com redução média das emissões de GEE estimadas de 3.568 tCO2eq/ano
  • Participação ativa no alcance das metas definidas por parte das políticas de neutralidade carbónica estabelecidas pela Comissão Europeia para Portugal, no horizonte temporal de 2050, bem como para o cumprimento das quotas traçadas para a Europa (RNC2050)

Apoios: Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, Fundo de Coesão da União Europeia

Conheça aqui a ficha do projeto

Smart Retail

Objetivo principal: Portugal como referência para a nova geração de retalho autónomo e inteligente

Descrição: A agenda Smart Retail junta 22 entidades (19 promotores e três parceiros) de diferentes naturezas e setores, visando o desenvolvimento, demonstração e industrialização de tecnologias de suporte a uma nova geração de retalho, com incorporação de tecnologia 100% nacional, incluindo soluções de desmaterialização de processo aplicadas ao setor que permitam conferir uma experiência seamless e de ultracomodidade aos seus utilizadores, com relevante eficiência económica e ambiental e um potencial de internacionalização assinalável, contribuindo para direcionar o perfil de especialização do país para soluções de elevado valor acrescentado e para a geração de riqueza e emprego.

Apoios: PRR, Next Generation EU

Conheça aqui as fichas do projeto:

Moving2Neutrality (M2N)

Objetivo principal: Responder ao desafio da transição energética nos transportes produzindo combustíveis sustentáveis rumo à neutralidade carbónica.

Descrição: 

A Agenda Moving2Neutrality responde ao desafio da transição energética nos transportes produzindo combustíveis sustentáveis rumo à neutralidade carbónica.

Liderado pela Petrogal, o consórcio está sediado no Green Energy Park em Sines, aproveitando as condições endógenas ímpares da região para se tornar um hub de produção de energia verde. Prevê-se uma poupança de 952 mil toneladas de GHG e a criação entre 500 a 600 postos de trabalho (diretos e indiretos).

De forma integrada, serão desenvolvidos 13 projetos de I&D&I potenciando a constituição de clusters de conhecimento em tecnologias de baixo carbono.

Apoios: PRR; Next Generation EU

Conheça aqui as fichas do projeto: 

Imprimir

Partilhar: