Cultura de segurança
Em 2018, concluímos um novo diagnóstico da cultura de segurança da Galp, abrangendo todos os colaboradores, que resultou no desenvolvimento de um plano estratégico a ser implementado no período 2019-2022, que permitirá à Galp criar e sustentar uma cultura de segurança de excelência.
Do plano definido, resultou um conjunto de ações a nível corporativo e em iniciativas específicas para as unidades organizacionais, cuja implementação se iniciou em 2019, estruturadas por quatro áreas-chave:

Atualmente, já se encontram implementadas algumas destas iniciativas nomeadamente a adoção das Life Saving Rules, o reforço das formações focadas em liderança para a segurança e o desenvolvimento de um sistema de recompensa-consequência para todas as operações.
Em 2020, foi feito o relançamento de um programa de Behaviour Based Safety (designado por Safety Talks), com uma forte componente de digitalização e com o principal objetivo de reforçar os comportamentos seguros e corrigir os comportamentos inseguros.
Em 2021 destaca-se o lançamento do programa de liderança em segurança e transformação cultural, no Terminal Marítimo de Sines, concebido para desenvolver competências de liderança essenciais para apoiar o trabalho diário seguro a todos os níveis da organização. Em 2022, será realizado um processo semelhante nas unidades de negócio Comercial e Renováveis.
Campanha Safe Energy
Em 2021, a Galp continuou a desenvolver e implementar medidas destinadas a reforçar a consciência de que a segurança de pessoas, ambiente e ativos é um dos vetores essenciais para assegurar a sustentabilidade da empresa. A Galp Safe Energy é uma iniciativa que tem como objetivo manter as questões de segurança de pessoas, ambiente e ativos no "top of the mind" de todos os que têm atividades nas nossas instalações. Ao longo do ano de 2019 foram desenvolvidas várias ações de comunicação e aprendizagem relacionadas com as Galp Life Saving Rules (GLSR), nomeadamente cartazes de divulgação GLSR, renovação dos cartões de colaborador com as 9 GLSR no verso, programa de e-learning, entre outros. Em 2021 foi dada continuidade a estes tema, tendo novos colaboradores da empresa tido formação, num total de 53 horas.
Partilha de conhecimento e experiência
A Galp promove momentos de aprendizagem e formação, sessões para troca de experiências e divulgação de conhecimento em segurança. Estes momentos são promotores da melhoria contínua do desempenho e disseminação das melhores práticas de identificação e gestão de riscos, ao mesmo tempo que alavancam uma mudança de comportamentos e atitudes.
Como parte do nosso Fórum Anual de Segurança, a Galp promoveu uma sessão interativa com os parceiros de negócios para partilha de experiências de segurança e proteção. Vários oradores de outras empresas petrolíferas e químicas participaram na sessão e partilharam melhores práticas de segurança, os últimos avanços, os conhecimentos e as estratégias possíveis para esta área, partilha essa que tem uma importância primordial para o procedimento geral de segurança da Galp.
Os fatores humanos nas nossas atividades
Acreditamos que a incorporação de fatores humanos na gestão de SSA tem impactos positivos na segurança das operações, na proteção das pessoas, do ambiente, com benefícios adicionais de redução de custos de exploração e manutenção.
Desta forma, podemos alcançar melhorias adicionais no desempenho de SSA, compreendendo a forma como os indivíduos interagem com todos os aspetos do seu local de trabalho e o planeamento das suas tarefas, nomeadamente:
- Redução dos riscos para a saúde e segurança das pessoas e para a segurança de processo
- Redução do potencial para ocorrer ou mitigar a falha humana e das suas consequências
- Melhoria da eficiência operacional
Temos como objetivo aumentar a consciencialização dos nossos colaboradores e parceiros sobre a importância dos fatores humanos na obtenção de um melhor desempenho em SSA e na criação num local de trabalho mais seguro.
Adotamos como referência as
guidelines desenvolvidos e publicados pela
IOGP e o
Energy Institute