O nosso desempenho

Monitorização do desempenho operacional

 

No âmbito do sistema de gestão, são estabelecidas metas e objetivos aos indicadores-chave de desempenho (KPI) para todos os níveis da empresa com o objetivo de encorajar a melhoria contínua. Estes KPI fazem parte do plano estratégico e de negócio de cada unidade e a sua monitorização é garantida via scorecards (SC).

A gestão de topo acompanha e toma conhecimento periodicamente do grau de cumprimento dos objetivos e metas, através de relatórios, assim como pelo acompanhamento em comissões especializadas.

Para reforçar o compromisso com a estratégia de sustentabilidade, incorporamos na avaliação de desempenho dos colaboradores, incluindo da gestão de topo, um KPI de sustentabilidade que beneficia ou penaliza os mesmos de acordo com o grau de concretização dos objetivos e metas estabelecidas.

Auditorias e conformidade

Na Galp, as auditorias de ambiente, qualidade, segurança e energia continuam a ser um instrumento de gestão de extrema relevância ao nível do controlo do risco e dos impactes da nossa atividade. Dispomos de uma equipa interna de auditores qualificados, de acordo com critérios rigorosos, para os referenciais ISO 14001, ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO/IEC 17025 e sistema de gestão operacional de SSA. Para a realização de auditorias externas recorremos a entidades independentes e qualificadas.

Para assegurar os benefícios resultantes da auditoria, considera-se que as auditorias internas devem incidir nas seguintes vertentes:
Avaliação do grau de cumprimento dos requisitos aplicáveis Eficácia dos sistemas implementados Eficiência dos processos
O sucesso das auditorias é garantido através dos seguintes fatores:
Seleção de uma Equipa Auditora tecnicamente credível Planeamento e preparação da auditoria Estabelecimento de prioridades no tratamento de ações corretivas

Em 2018, com o final da implementação do SIG, foram realizadas 26 auditorias nos domínios Ambiente, Qualidade, Segurança, Energia e Responsabilidade Social, que envolveram 23 auditores internos e 27 auditores externos.

 

Foram identificadas e são monitorizadas ações, tendo em 2018 sido alcançado um grau de execução de 93%. Apesar do decréscimo deste valor face ao ano anterior, mantém-se a confirmação do reconhecimento da importância dos processos de auditoria na minimização dos riscos e na melhoria do desempenho, traduzida num significativo envolvimento da gestão e na inclusão destes indicadores nos scorecards das unidades de negócio.

  2013 2014 2015 2016 2017 2018
Grau de Execução (%) 69% 88% 90% 90% 97% 93%

 

Certificações

100% das nossas operações estão cobertas pelo sistema de gestão operacional de SSA.

Em 2018, a integração dos anteriores sistemas de gestão originou uma simplificação da gestão de sistemas, apesar do alargamento do número de instalações e atividades abrangidas. Desta forma, o número total de qualificações diminuiu, face ao ano anterior, dadas as sinergias alcançadas. Em simultâneo, a certificação em Responsabilidade Social alcançada pela primeira vez.

Qualificações N.º
Ambiente (ISO 14001) 3
Qualidade (ISO 9001) 5
Segurança (OHSAS 18001) 4
Energia (ISO 50001) 1
Responsabilidade social 1
Acreditação dos laboratórios (ISO/IEC 17025) 3

 

 

Para mais informações faça download da lista detalhada de certificações da Galp.

Consulte também o nosso desempenho em números.

Imprimir

Partilhar: