Projetos de inovação, investigação e tecnologia

Num sector cada vez mais exigente do ponto de vista tecnológico, o enfoque na inovação, na investigação e no desenvolvimento de produção de energia de forma segura, viável e competitiva é cada vez mais importante. Esta inovação permite-nos desenvolver novos modelos de negócio, serviços e produtos, tecnologias e processos, com a ambição de melhorar a utilização eficiente da energia, e de reduzir o impacte ambiental das nossas atividades e de terceiros.

Investimento em inovação, investigação e tecnologia (€m)

2013 2014 2015 2016 2017 2018
5,4 4,7 12,7 13,8 21 12,6
Até 2021 temos planeado investir mais de €90 m em I&D

Conheça os nossos projetos:

Queremos ultrapassar os desafios tecnológicos colocados pelas nossas atividades de E&P, nos diferentes locais onde operamos. Para enfrentar todos os desafios, investimos em diversos programas de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Uma das nossas prioridades é a utilização de novas ferramentas na E&P do pré-sal brasileiro, pelo que decidimos aprofundar a cooperação com o universo científico nacional e brasileiro, com o objetivo de desenvolver uma rede de competências avançadas no domínio da E&P, organizada em sete programas tecnológicos.

Exploração

I. Metodologias para a prospeção e investigação de hidrocarbonetos Com o objetivo de minimizar a incerteza associada à exploração de hidrocarbonetos, estamos a desenvolver um assistente de artificial intelligence que interatue com geocientistas nas atividades de interpretação sísmica e na criação de modelos geológicos, aprofundando o conhecimento acerca da dinâmica dos processos de geração, acumulação e (re)migração do petróleo.
II. Modelação e caraterização de reservatórios Desenvolvemos projetos cujo principal objetivo é aumentar a capacidade de visualização e caracterização dos reservatórios carbonáticos, através da utilização de novos atributos e de estudos de inversão sísmica. Adicionalmente, desenvolvemos uma “Inversão Estocástica Modificada” que permite melhorar a previsão das propriedades elásticas dos reservatórios.

 

Desenvolvimento & Produção (D&P)

III. Tecnologias e Metodologias para perfuração e completação Investimos em projetos com o objetivo de maximizar a produção de hidrocarbonetos e minimizar os riscos associados às etapas de perfuração e competição dos poços produtores. Estamos a avaliar a resistência à corrosão de diferentes aços passíveis de serem utilizados nas instalações de O&G, bem como de revestimentos de diamante CVD para anéis de vedação e brocas de perfuração.
IV. Gestão e simulação de reservatórios para maximizar a recuperação de hidrocarbonetos

Temos em desenvolvimento vários projetos que contribuem para a eliminação das emissões de CO2 através da injeção deste gás no reservatório, de forma a aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos.

1. Desenvolvimento de modelos para prever e estudar os mecanismos de invasão de água em reservatórios carbonáticos heterogéneos;

2. Avaliação de alternativas biotecnológicas sustentáveis para aumentar o fator de recuperação em reservatórios carbonáticos;

3. Avaliação do efeito da injeção alternada de água de baixa salinidade e CO2 na recuperação de petróleo;

4. Desenvolvimento de modelos para avaliar as condições ótimas de injeção de CO2 para maximizar a recuperação de petróleo;

5. Avaliação do comportamento da microbiota dos reservatórios quando submetidos à injeção de CO2 e identificação o seu impacto na produção de petróleo.

V. Tecnologias de infraestrutura para produção/distribuição offshore de petróleo & gás Investimos em inovação tecnológica aplicada a instalações de produção/distribuição e equipamentos. Destacamos a nossa investigação na seleção de materiais para tubagens em águas profundas; a durabilidade de sistemas de amarração para uso em águas ultraprofundas; a avaliação de diferentes combinações de equipamentos submarinos; e ainda a avaliação de um sistema submarino baseado em membranas para tratamento e injeção de água do mar.
VI. Garantia de Escoamento Pretende-se desenvolver simuladores de escoamentos multifásicos; avaliar os efeitos da injeção de CO2 na estabilidade dos asfaltenos; avaliar a redução de atrito utilizando aditivos no transporte de petróleo e desenvolver uma nova solução para simular o escoamento em poços e linhas de produção para se adequar aos problemas do pré-sal brasileiro, como o alto teor de CO2, as altas pressões e as longas distâncias.
VII. Produção e sistemas de processamento primários, dedicados à gestão de CO2

Dos projetos iniciados, dois partilham o objetivo de captura, separação e armazenamento de carbono:

  • Fixação de CO₂ através de reforma a seco de gás natural, utilizando catalisadores bimetálicos em sistemas de microcanais;
  • Desenvolvimento de uma solução industrial de tamanho compacto para a separação de CO2 e CH4.

Também a utilização de CO2 como matéria-prima em processos industriais, com vista à obtenção de produtos de maior valor agregado, tem sido objeto de investigação.

 

Projeto de soluções inovadoras de captura de carbono

Promovemos o uso do carbono como um recurso. As atividades de investigação e inovação da Galp são orientadas para novas oportunidades de negócios sustentáveis, e estamos nesse sentido comprometidos em encontrar novas tecnologias disruptivas que nos permitam diminuir o impacte ambiental das nossas operações globais, com foco na captura, utilização e armazenagem de carbono (CCUS). Quando confrontados com desafios tecnológicos resultantes das nossas atividades de E&P, avançámos em 2018 com o desenvolvimento de sete projetos de I&D e inovação relativos à CCUS nas seguintes áreas de interesse:

1. tilização de CO2 como matéria-prima em processos industriais;

2. Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e competitivas para a separação de CO2/CH4;

3. Desenvolvimento de um novo simulador para minimizar os problemas associados à produção de fluxo de petróleo com alto teor de CO2; e

4. Aumentar o fator de recuperação de petróleo através da reinjeção de CO2, seja autónomo ou misturado com água.

Sendo a única empresa refinadora em Portugal, a Galp encara o investimento em I&DT como estratégico para:

 

Criar valor e diferenciação nos produtos Inovar nos processos para uma maior eficiência nas operações Mitigar os impactes ambientais

 

Na sua forma original, o petróleo bruto possui pouca utilidade –o seu valor está nos produtos que se podem obter dele, como os combustíveis, naftas, solventes e gases associados ao petróleo. A refinação é a atividade industrial que fraciona o petróleo bruto numa série de produtos valiosos para a utilização quotidiana.

Otimização da Qualidade das Águas Residuais na Refinaria de Sines

A identificação e eliminação das causas de contaminação com amónia eliminou o custo associado a este tratamento específico, e através do desenvolvimento de um modelo online para a previsão da contaminação com óleos e gorduras foram minimizados os impactes previstos. O projeto também identificou, como uma oportunidade a explorar, um possível tratamento da soda exausta por nano filtração, que visa permitir a sua reutilização, diminuindo a necessidade de recorrer a soda cáustica fresca e uma significativa redução da contaminação das águas residuais.


Desenvolvimento de Betumes e Análise do Processo Produtivo

Este projeto permitiu conhecer detalhadamente a composição química de componentes e betumes produzidos na refinaria de Matosinhos, assim como relacionar estas com as características aplicativas, e alterar as formulações das três grades de betumes e, assim, melhorar a qualidade desses produtos. Estes aspetos conduziram a um incremento significativo de vendas, nomeadamente de betume 160-220 para Espanha, transformando assim um produto com dificuldade de penetração no mercado noutro unanimemente aceite.


RMN (Ressonância Magnética Nuclear) na Caraterização de Correntes Processuais de Resíduos Pesados

A utilização de RMN, para além de aumentar a velocidade com que se obtém resultados analíticos, tem sido fundamental na determinação de propriedades dos produtos, nomeadamente contaminantes, bem como no desenvolvimento de aplicações para previsão de características de gasolinas e de fuelóleo, para efeito de validação de produtos e controlo processual. A partir da utilização desta técnica, foi desenvolvido um modelo matemático de previsão de viscosidade de fuelóleo, já implementado no sistema de controlo de produção de fuelóleo, na fábrica de combustíveis da refinaria de Matosinhos, contribuindo assim para a otimização da utilização de fluxantes na produção de fuelóleo, com consideráveis poupanças económicas.


Extração de Mercaptanos de Correntes de Jet Fuel com Líquidos Iónicos

O presente projeto doutoral permitiu comprovar o potencial para remoção de mercaptanos de jet/petróleo, com recurso a líquidos iónicos, e operações processuais, com recurso a membranas. Os estudos efetuados permitiram adquirir conhecimento acerca da utilização de novos processos de separação e aplicação de líquidos iónicos, substâncias cada vez mais importantes na indústria petrolífera, contribuindo para a elaboração de um projeto, a implementar a curto prazo, para o desenvolvimento de uma metodologia de purificação dos solventes produzidos pela Galp, alternativa às soluções comerciais atuais, e que se espera que seja mais competitiva.


Otimização da Rede de Tratamento de Gás Ácido da Refinaria de Sines

Este projeto teve como objetivo a resolução de problemas resultantes da contaminação da amina com hidrocarbonetos, e a perda de inventário de amina no seu sistema em circuito fechado nas unidades de tratamento de gases, nas Fábricas 1 e 2 da refinaria. Assim, a realização deste estudo permitiu otimizar estas unidades, abordando a principal causa do problema, através da redução do diferencial de temperatura (amina-gás) para os valores alvo recomendados, maximizando a eficácia do tratamento de gases. Adicionalmente, o estudo permitiu ainda a redução do consumo de vapor utilizado na regeneração de amina.

Consulte também o caso de estudo da ecoeficiência das refinarias.

Projetos do Programa de Doutoramento EngIQ em curso

Estão atualmente em curso mais doutoramentos, em diferentes fases de progresso. Estes novos estudos têm possibilitado compreender melhor os fenómenos envolvidos nos diferentes processos realizados nas refinarias, permitindo, no futuro, definir soluções e/ou a atenuação desses mesmos problemas.


Aplicação de Espectroscopia de Infra-Vermelho, Cromatografia em Fase Gasosa de Alta Resolução e  RMN 1H no estudo e classificação de crudes para efeitos de Controlo de Qualidade e Refinação

Com base em dados históricos existentes relativos a diversas propriedades físico-químicas de crudes e análises a realizar pelas técnicas acima descritas, pretende-se realizar estudos que permitam avaliar em que medida petróleos brutos tratados nas refinarias se podem agrupar por grupos/“famílias”, determinadas por relações de propriedades. Esta classificação será muito importante para prever o seu desempenho durante o processamento ou mesmo para estimar como uma rama desconhecida ou tratada pela primeira vez nas refinarias, se irá comportar, sendo ainda relevante no controlo de qualidade de crudes que chegam às refinarias e/ou na identificação de matérias-primas incompatíveis e com tendência a originar problemas per si ou nos produtos refinados resultantes.


Gestão Otimizada da Rede de Águas com Recurso à Metodologia PINCH

 O objetivo do doutoramento é desenvolver uma ferramenta para uma gestão optimizada, em tempo real, da rede de águas da Refinaria de Sines, desde a água bruta até ao efluente para a ETAR, tendo em conta os resultados analíticos, escalões de preço de efluente, e preço da água bruta e energia. Para tal, deverá ser utilizada a metodologia pinch relativamente aos contaminantes chave. Resultante da aplicação desta metodologia, poderão ser identificadas oportunidades de reaproveitamento de água que envolvam alterações da instalação. Nesses casos deverá ser apresentada uma análise custo/benefício, devidamente fundamentada, que suporte essa alteração.


Produção de Biocombustíveis Avançados na Unidade de FCC

Pretende-se explorar e desenvolver o conhecimento relativo ao co-processamento de matérias-primas avançadas na unidade de FCC, com o objetivo de produzir biocombustíveis de 2ª geração.


Desenvolvimento de processo para purificação de solventes Hexano e Heptano (“ grade Comercial”) com base em Líquidos Iónicos

A Refinaria de Matosinhos (RM) fabrica solventes Heptano e Hexano (“grade comercial”), os quais podem ser  utilizados no âmbito das indústrias alimentar, farmacêutica e de polímeros. Para corresponder às expectativas requeridas por estas indústrias, a refinaria pretende estudar e desenvolver novas metodologias de refinação que permitam purificar estes solventes de um modo mais sustentável, utilizando recursos mais favoráveis do que os processos clássicos de hidrotratamento, que exigem grandes quantidades de energia, hidrogénio e catalisadores constituídos por metais pesados.


Integração Energética de Unidades Processuais da Refinaria de Sines Recorrendo à Metodologia PINCH

Com este projeto pretende-se analisar o potencial de recuperação de calor da refinaria de Sines, considerando todas as unidades processuais, mais particularmente, estudar soluções de retrofit que sejam viáveis para a integração energética de todas as unidades processuais existentes na refinaria.


Otimização Energética na Fábrica de Aromáticos da Refinaria de Matosinhos

Este projeto tem como objetivo a identificação e estudo de possíveis cenários de renovação da fábrica de aromáticos da refinaria de Matosinhos. Assim pretende-se aumentar a sua eficiência energética global e alcançar melhores desempenhos, não só a nível da redução dos consumos energéticos, mas também a nível dos impactos ambientais e respetivos custos.


Transformações Químicas no Contexto de EOR

Os objetivos deste projeto passam pelo estudo das alterações químicas provocadas no óleo e na rocha pela injeção de coadjuvantes e pelo desenvolvimento de novas técnicas de EOR (Enhanced Oil Recovery), em conjunto com a realização de testes laboratoriais que permitam testar essas novas técnicas desenvolvidas e a projeção e implementação de scale-up dos resultados, de modo a inclui-los em simulações de reservatórios.


Propriedades de Sistemas Gasóleo/FAME: Identificação de Causas e Mecanismos Relacionados com “Envelhecimento Químico” e Alteração de Características de Frio

Com este doutoramento pretende-se compreender os impactos negativos relacionados com o processo de incorporação de biodiesel no gasóleo, entre estes as propriedades de frio e estabilidade à oxidação nas matérias-primas e em misturas de gasóleo com biodiesel. O aprofundamento do conhecimento nestes âmbitos permitirá: 1) implementar ações e metodologias que previnam, minimizem ou evitem a degradação da característica estabilidade à oxidação de gasóleos contendo biodiesel; e 2) estabelecer ações e metodologias que permitam otimizar as características de frio do gasóleo com biodiesel, minimizando custos e garantindo qualidade no desempenho do produto.


Otimização de Processos de Tratamento de Efluentes de Refinaria e Minimização de Riscos de Impacto na Envolvente

A qualidade do efluente libertado pelas refinarias constitui um aspeto de elevada importância, não só pelos seus impactos na envolvente, mas também pelos custos que decorrem seja do seu tratamento, seja das taxas que são aplicadas em função dos contaminantes presentes. Este projeto visa, com efeito, identificar e implementar processos de tratamento de efluentes, economicamente viáveis, na refinaria de Sines. Terá como ponto de partida a caraterização dos efluentes e análise dos impactos de diversos processos, nomeadamente com a implementação de processos de oxidação avançada e otimização de processos de separação com membranas.


Redução de Fenóis no Efluente Industrial da Fabricação II

O processamento do crude e a geração de efluentes tem sido, nos anos mais recentes, um problema devido ao aumento das necessidades energéticas globais, que levou a maiores restrições ambientais. É por isso, importante o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e eficientes para tratar os efluentes e providenciar uma reutilização dos recursos. Os processos convencionais estão cada vez mais obsoletos, deixando de conseguir respeitar as restrições impostas para a descarga dos efluentes. Assim, este doutoramento tem como objetivo aumentar o conhecimento em relação a tecnologias que permitam tratar eficientemente os efluentes na fonte, de forma a incrementar a qualidade do efluente final.


Estimativa de Propriedades de Produtos Petrolíferos com Base nas Tecnologias Combinadas NIR e RMN 1H de Alta Resolução

Este doutoramento irá caraterizar analiticamente diversos produtos petrolíferos e desenvolver modelos matemáticos que relacionem as correspondentes propriedades com os respetivos dados obtidos a partir de cada uma das técnicas - NIR e RMN 1H. Estes modelos serão aplicados no controlo de processos de fabrico e circuitos de viabilização de produtos para o mercado, esperando-se obter resultados rápidos e rigorosos. Espera-se ainda que estes resultados tenham impacto ao nível do aumento dos rendimentos, diminuição da variabilidade e disponibilização célere do produto final.


Desenvolvimento de Sensores Inferenciais para a Previsão de Propriedades Relevantes em Gasolinas e Gasóleos

O presente projeto de doutoramento, tem em vista o desenvolvimento de sensores inferenciais, de forma a prever, de forma rápida, as propriedades relevantes das gasolinas e gasóleos, permitindo aumentar a taxa de expedição de ambos os tipos de produtos da refinaria de Sines. Os modelos a serem desenvolvidos, para além de permitirem o acesso rápido às estimativas de propriedades dos produtos – aumentando a velocidade da tomada de decisão – permitirão, ainda, a monitorização e controlo em linha dos processos - minimizando a utilização de armazenagem e aumentando a eficiência do blending. Ambas as vertentes do projeto contribuem para o desenvolvimento de metodologias que encurtam o tempo de produção, contribuindo assim um fator de acréscimo de competitividade no mercado.


Desenvolvimento de Inferenciais de RON para Unidades de Reformação Catalítica Semi- Regenerativa e Contínua

Este doutoramento tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático que possa prever uma característica específica – RON ou Research Octane Number –, baseando-se em variáveis processuais on-line, tais como pressões, temperaturas e caudais, bem como variações de composição das cargas às unidades. Espera-se que a implementação do modelo de RON no Controlo Avançado possa contribuir para a minimização considerável da quantidade de energia de processo necessária, bem como a redução do giveaway.

Membranas Avançadas e processos assistidos por membrana para captura de CO2 pré- e pós-combustão (MEMBER)

Em 2018 participámos no projeto «Membranas Avançadas e processos assistidos por membrana para captura de CO2 pré- e pós-combustão (MEMBER)» (Advanced MEMBranes and membrane assisted procEsses for pre- and post- combustion CO2 captuRe - MEMBER), com o objetivo de desenvolver novas tecnologias baseadas em membranas para captura de CO2 pré e pós-combustão em centrais de produção de energia, bem como a geração de H2 com captura de CO2 integrada. Com efeito, será testado um protótipo avançado baseado em membranas para captura de CO2 pós-combustão nas nossas instalações.

Imprimir

Partilhar: