Associações e Parceiros setoriais
Consideramos que, para dar resposta aos assuntos materiais, é fundamental compreender o seu caráter dinâmico e o contexto em que os mesmos se afirmam. Neste sentido, mantemos uma rede de cooperação, de partilha, de entendimento e de desenvolvimento de conhecimento, beneficiando de efeitos de escala resultantes da centralização de processos comuns que, de outra forma, teriam de ser reproduzidos nas estruturas dos vários associados.
O nosso contributo
Com uma atualização das informações do contexto, influenciamos a estratégia de negócio para adotar as melhores práticas e definir metas ambiciosas para a melhoria contínua. A Galp está posicionada para o futuro da energia, integrando a transição energética em todas as unidades de negócio. Para enfrentar este desafio e outras questões materiais identificadas pela Galp, mantemos uma rede ativa de cooperação, partilha, entendimento e desenvolvimento de conhecimento, participando em várias associações do setor de diferentes segmentos de negócios. Estes compromissos são particularmente relevantes, especialmente naqueles cuja missão está relacionada com GN / GNL, desenvolvimento de geração de energia renovável, melhoria da eficiência de ativos, desenvolvimento de combustíveis com baixo teor de carbono, CCS, etc. alinhados com as nossas guidelines estratégicas.
Em 2021 a Galp contribuiu com €1,84 m em parcerias relevantes com entidades e associações setoriais.
A rápida transição para um paradigma em prol do desenvolvimento sustentável implica a reflexão, por parte das empresas, dos compromissos que subscrevem e, também, das associações a que aderem e participam. Neste âmbito, a Galp avalia o alinhamento das principais associações em que participa em relação ao seu posicionamento com o clima. A avaliação tem como principais objetivos identificar as associações setoriais que se encontram alinhadas com o Propósito, Visão, Missão e Valores da Galp, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e, assim, ao Acordo de Paris e a Lei Europeia do Clima.
Foram selecionadas e avaliadas 20 associações que representam cerca de 75% da contribuição da Galp neste âmbito em 2020. Das 20 associações analisadas, concluímos que, de acordo com os critérios definidos (Acordo de Paris, Lei Europeia do Clima e Propósito, Visão, Missão e os Valores da Galp), 18 encontram-se alinhadas, duas parcialmente alinhadas e nenhuma desalinhada.
Conheça melhor a Participação da Galp em Associações setoriais - Alterações Climáticas.
Lobbying
Os processos decisórios e legislativos da União Europeia envolvem cada vez mais a cooperação entre as instituições da UE e os setores industriais, que são geralmente avaliados por consultores que atuam como seus representantes de interesse. Nesse sentido, a Galp é registrada como lobista no "Registro de Transparência" - um registro voluntário de lobistas operado em conjunto pelo Parlamento Europeu e pela Comissão da UE - que acompanha assuntos como: Energia; Ambiente; Assuntos Gerais e Institucionais; Investigação e inovação; Ação Climática; Redes transeuropeias; Transporte, entre outros.
Em 2021 a Galp contribuiu com 136.100 euros em lobbying.
A Galp não faz contribuições para entidades políticas, direta ou indiretamente, nem faz doações para qualquer finalidade que não seja estritamente permitida pela legislação aplicável. Doações a partidos políticos ou campanhas eleitorais são proibidas por lei em Portugal, de acordo com a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos, não realizando a Galp contribuições deste género.