Academia Galp

O nosso projeto para a formação dos colaboradores, promovendo o desenvolvimento de competências em várias áreas do conhecimento.

Enquadramento

Compromisso Galp

Na Galp temos o compromisso de envolver a comunidade e demais partes interessadas, promovendo a criação de valor partilhado.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Contexto

A nossa estratégia

Para a Galp, o Capital Humano é um tema chave e estratégico, pelo que um dos principais eixos de atuação se prende com o Desenvolvimento Estratégico de Competências.

A Galp está empenhada no desenvolvimento de projetos estruturantes e transformadores que, para serem bem sucedidos, carecem de ser suportados por pessoas dotadas de competências sólidas de gestão, técnicas/tecnológicas e comportamentais.

Neste contexto, tornou-se evidente e inevitável a necessidade de garantir formação avançada aos colaboradores. Uma formação totalmente customizada e alinhada com as especificidades, a realidade e os objetivos estratégicos da Empresa e do setor.

Assim, da determinação em potenciar as competências dos quadros da Galp e em fazer emergir novos líderes, capazes de assumirem responsabilidades crescentes ao nível dos negócios e funções corporativas da Empresa, surgiu o conceito de Academia Galp.

Porque é importante para a Galp e para os seus Stakeholders?

Os programas da Academia contribuem para o compromisso dos colaboradores com a Empresa, potenciando o conhecimento e salvaguardando a retenção de talento:

  • Favorecem o desenvolvimento de competências;
  • Promovem networking interno;
  • Aproximam os colaboradores da cultura e dos valores Galp.

Por outro lado, no âmbito dos vários módulos programáticos dos cursos da Academia, são colocados aos formandos problemas e desafios reais da Galp, verificando-se frequentemente a capitalização das análises, investigações, ideias, reflexões e estratégias decorrentes de alguns trabalhos.

O tema abordado poderia suscitar processos de consultoria avultados? Se sim, de que modo a experiência e conhecimento da Empresa por parte dos formandos pode ser uma vantagem a acrescer ao dispêndio evitado?

“Sim, poderia suscitar processos de consultadoria avultados. Na Galp este tipo de desafio é por norma entregue a empresas de consultadoria que têm know-how considerável no desenvolvimento e aplicabilidade deste tipo de ferramentas. Os alunos do grupo de trabalho traziam valências e experiência em áreas chave da empresa no âmbito do desafio lançado, como são o trading, refinação, supply e logística primária. Com o conhecimento, experiências diversas, motivação e vontade de criar valor para a Empresa, juntaram-se os ingredientes necessários para o sucesso do trabalho realizado. Este é um exemplo claro de como na Galp existe muito potencial humano a ser aproveitado na realização de casos de estudo."

Testemunho do tutor interno​

Descrição

A Academia Galp

A Academia Galp iniciou o seu percurso em maio de 2010, acompanhando o ritmo da Empresa e reforçando os seus eixos de atuação:

  • Formação avançada e respetivo assessment;
  • Alcançar a excelência;
  • Assegurar o futuro em termos de liderança.

São salientados os conceitos de formação (training) e avaliação (assessment), porque os cursos da Academia Galp têm sempre associados processos efetivos de avaliação, que vão desde a realização de testes, trabalhos individuais e de grupo, à avaliação do perfil dos participantes.

A Academia assumiu como missão promover e gerir projetos integrados e inovadores de formação avançada, estáveis e estruturais, que se revistam de qualidade e de valor sustentável. As atividades são desenvolvidas em parceria com instituições de Ensino Superior de prestígio, contribuindo para a maximização do potencial humano e para o crescimento da Empresa, criando condições para o sucesso da Organização a longo prazo, tendo em vista a excelência.

Através dos programas da Academia Galp tornou-se possível atuar em cinco eixos principais.

 

Os cursos

 

A Academia Galp engloba e gere, atualmente, seis cursos (apresentados por ordem de desenvolvimento e concretização no terreno):

  • EngIQ: Programa de Doutoramento e Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química;
  • FormAG: Programa de Formação Avançada em Gestão;
  • GeoER: Formação Avançada em Geoengenharia de Reservatórios;
  • CompeC: Programa de Formação Avançada em Competências Comerciais;
  • MScEP: Mestrado em Engenharia do Petróleo;
  • CFO Simulator: Formação em Finanças.

Estes cursos encontram-se estruturados por forma a darem resposta às necessidades transversais da Empresa, específicas de uma área/sector ou de uma determinada função. Deste modo, integram cursos ou ações de formação especificamente desenhados.

Adicionalmente aos cursos em atividade, a Academia Galp tem igualmente em funcionamento duas vertentes adicionais: a organização de seminários, workshops e conferências de nível avançado e o estudo de casos da Galp, recorrendo aos melhores alunos dos diversos cursos e a Docentes das Universidades parceiras.

Customização dos cursos para formar nas competências necessárias

A customização dos cursos da Academia Galp, como demonstram os respetivos programas, é total e tem em vista a maximização dos interesses e necessidades da Empresa na formação dos seus quadros, para o exercício das suas funções atuais e futuras.

Esta customização é garantida por um conjunto de especialistas internos, que alinham os conteúdos dos cursos e dos módulos com os docentes universitários e funcionam igualmente como tutores internos dos trabalhos.

Exemplos das nossas metodologias de aprendizagem customizadas:

Exemplo 1: Contabilidade Financeira (12h), FormAG

”(…) Alguns casos são académicos, para permitir a melhor compreensão de alguns temas, mas o caso mais relevante é o da análise dos documentos financeiros da Galp Energia(…)”.

Exemplo 2: Gestão de Risco (8h), FormAG

A metodologia a aplicar será expositiva, na componente de conceitos de gestão de risco e do modelo implementado na Galp. Serão desenvolvidos casos para que os participantes apliquem na prática esses conhecimentos em situações reais.

Exemplo 3: Coordenação de equipas e liderança a 360º (12h), FormAG

A avaliação de conhecimentos é feita através de um trabalho de investigação sobre “Práticas de Liderança na Galp: realidade atual e evolução futura.”

Estrutura do projeto

O modelo de governo

Para que os objetivos propostos sejam efetivamente atingidos, foi definido um modelo de governo para todos os cursos. De forma resumida, esta estrutura é constituída por um:

  • Conselho Estratégico;
  • Conselho Executivo;
  • Comités Pedagógicos e de Especialistas;
  • Gestores Operacionais.
 

Retorno do investimento: aplicação do modelo Kirkpatrick

Um dos aspetos fundamentais da Academia Galp prende-se com a medição da sua eficácia e do impacto que tem no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes nos diversos cursos.

Por esse motivo, a Academia Galp inspirou-se no modelo de “Donald L. Kirkpatrick” e adaptou-o de modo a medir a qualidade e efetividade da formação ministrada.

Assim, utiliza-se uma avaliação a partir da análise de quatro níveis, os quais são sequenciais e cada um tem a sua importância absoluta, embora influencie igualmente os seguintes:

  • Nível 1 - Mede-se a reação: Procuramos aferir se o formando avalia positivamente o curso e os conteúdos do mesmo. Em caso afirmativo, tentamos perceber se tem a pretensão de colocar o que aprendeu em prática. Para tal, recorremos a questionários de satisfação em sala ou via e-mail e meios digitais;
  • Nível 2 - Mede-se a aprendizagem efetivamente realizada pelo formando: Isto é, como os conhecimentos foram adquiridos. Esta medição é feita através de testes, trabalhos de grupo, trabalhos individuais e avaliações finais, conforme os modelos dos cursos (excluem-se, neste nível, avaliações de perfil);
  • Nível 3 - Avalia-se o comportamento: Pretende-se aferir se o que foi aprendido está a ser aplicado na prática e se existem alterações comportamentais, através do questionário de avaliação a 360º;
  • Nível 4 - Mede-se a evolução, os resultados e o impacto dos cursos da Academia Galp no desenvolvimento da carreira dos formandos. Esta avaliação é realizada com base na análise ao desenvolvimento da carreira: avaliações globais, mobilidade e promoções.

Resultados

  • formações concluídas
    6 formações concluídas
  • colaboradores envolvidos
    +550 colaboradores envolvidos
  • horas de formação
    +40.000 horas de formação

Estes foram os números da Academia Galp no ano de 2015:

FormAG: 16.472 horas de formação a 336 colaboradores.

EngIQ: 4.100 horas de formação a 30 colaboradores.

GeoER: 2.400 horas de formação a quatro colaboradores.

CompeC: 9.038 horas de formação a 162 comerciais em Portugal e Espanha.

MScEP: 8.174 horas de formação a 31 formandos da Galp, de um conjunto de 52 alunos.

CFO Simulator: 500 horas de formação a 25 colaboradores.

Feedback dos formandos

Cerca de 90% dos formandos afirma que os conhecimentos adquiridos são úteis para o exercício das suas funções e têm aplicabilidade prática. Quando questionados quanto ao momento em que esses conhecimentos foram aplicados, os formandos responderam:

 

Os formandos da Academia Galp apontaram primordialmente as redes de contacto internas como o aspeto mais influenciado pela frequência da formação.

 

Assim, numa análise de retorno de investimento no desenvolvimento do capital humano, os benefícios do networking não podem, por isso, ser ignorados.

Reconhecimentos

A Academia Galp recebeu o prémio de Melhor Estratégia de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional no âmbito dos Masters do Capital Humano 2015. Torna-se ainda mais relevante por corresponder ao terceiro prémio consecutivo que alcançamos desde 2013.

Os Masters do Capital Humano premeiam e valorizam práticas inovadoras, que são levadas a cabo por profissionais e empresas que se distinguem pelos resultados obtidos na gestão estratégica das pessoas, no desempenho das suas tarefas e em termos de contributo para o desenvolvimento do setor.

Conclusões

A Academia veio demonstrar que o investimento na formação dos colaboradores tem benefícios muito positivos a vários níveis.

Um conhecimento de outro modo não alcançado: algumas formações apenas podem ser asseguradas porque foram criadas pela Galp. Exemplo disso são o EngIQ e o GeoER — nenhuma universidade conseguiria assegurar o nível de conhecimento associado a estas formações.

Retenção de talento e redução da rotatividade, na medida em que:

  • Favorecem o desenvolvimento de competências vocacionadas para o exercício de funções na Empresa e promovem o desenvolvimento das carreiras;
  • Aproximam os colaboradores da cultura e valores Galp;
  • Promovem relações sociais entre colegas, contribuem simultaneamente para a identificação dos colaboradores com a Empresa e seus objetivos, resultando na criação do empenho e iniciativas necessários para “fazer acontecer”, diminuindo a rotatividade e salvaguardando a retenção de talento.

Perspetiva sobre custos evitados ou sobre a multiplicação do benefício: Numa perspetiva sobre custos evitados e multiplicação do benefício, o modelo desenhado permite formar 300 a 350 pessoas por ano, com um custo por colaborador inferior à formação externa. Assim, a Academia consegue formar 10 vezes mais colaboradores sobre matérias específicas do sector por um custo de cerca de 10 vezes inferior por colaborador. Neste âmbito pode, por exemplo, considerar-se o FormAG — curso de formação avançada em gestão da Academia Galp — como um MBA customizado.