O óleo vegetal hidrogenado (em inglês: Hydrogenated Vegetable Oil) é um biocombustível que pode ser produzido a partir de gorduras e óleos vegetais que contenham ácidos gordos e triglicéridos. O termo HVO é usado para combustíveis derivados da hidrogenação e hidrocracking de diferentes matérias-primas, tais como óleos alimentares usados, tall oil, óleo de colza e gorduras animais.
No geral, o HVO tem um desempenho semelhante aos combustíveis fósseis, mas com menos impactes ambientais, pois, ao substituí-los, contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Assim, este biocombustível possibilita uma mais rápida descarbonização do setor dos transportes, sem que seja necessário investir em novas infraestruturas ou renovar a frota automóvel – como acontece com a mobilidade elétrica, por exemplo. Representa, por isso, um complemento a outras formas de mobilidade – algo particularmente relevante no campo do transporte rodoviário de longo curso, cujas tecnologias de descarbonização estão ainda em fase de desenvolvimento.
O HVO é, hoje, o terceiro tipo de biocombustível mais comum no mundo, a seguir ao etanol e ao FAME.