Comercial - B2C | Galp

Na estrada

Através da rede de distribuição da marca Galp vendemos produtos que vão desde produtos petrolíferos, a novas energias, produtos non-fuel e conveniência, bem como diversos serviços para os nossos clientes.

A Galp concentra essa atividade na Península Ibérica, onde atua como líder, operando uma vasta rede de distribuição, e em África, onde a Empresa tem vindo a reforçar a sua posição em países selecionados, onde se espera um crescimento de mercado. A Empresa considera que pode criar mais valor nesses mercados devido à qualidade dos seus produtos e serviços e à sua competitiva localização geográfica.

Rede de distribuição

A rede de distribuição Galp totaliza 1.465 estações de serviço, das quais 1.280 na Península Ibérica.

A Galp detém uma posição líder em Portugal e uma posição significante na Ibéria com mais de 8% de quota de mercado. Em Africa, a Empresa detém mais de 185 estações de serviço.

A Galp tem uma estratégia multi-direcionada de gestão das estações de serviço, classificando-as em quatro categorias:

  • CoCo (company-owned-company-operated);
  • CoDo (company-owned-dealer-operated);
  • CoFo (company-owned-franchise-operated);
  • DoDo (dealer-owned-dealer-operated).

Na Península Ibérica, cerca de 40% dos postos Galp são geridos segundo o modelo CoDo.

Produtos e Serviços

A oferta nas estações de serviço Galp, inclui entre outros:

  • Produtos petrolíferos (tais como gasolina, gasóleo ou GPL);
  • Novas energias (tais como mobilidade elétrica, GNV ou GNC);
  • Produtos de conveniência ou non-fuel;
  • Serviços

As vendas de produtos petrolíferos ainda são a base da nossa atividade na estrada, tanto na Ibéria como em África. A atividade comercial da Galp está presente em sete países: Portugal, Espanha, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Eswatini. Os volumes vendidos em África representaram cerca de 8% das vendas a clientes diretos de produtos petrolíferos em 2019.

A Galp vende também GPL-auto em estações de serviço.

Para capturar as oportunidades do mercado, a Galp procura aproveitar novas fontes de valor dentro no âmbito das novas energias. Isto inclui, por exemplo, ter uma posição de liderança no segmento da mobilidade elétrica ou tornar-se um player Ibérico de relevo em GNV.

Com o lançamento da oferta comercial Galp Electric, a Galp assumiu um papel de liderança na mobilidade elétrica em Portugal. Através deste cartão, concedido a perto de 7.600 clientes em Portugal, a Empresa oferece soluções e serviços de energia e mobilidade na estrada e em casa.

A Galp possui a maior rede de pontos de carregamento em Portugal, com 24 pontos de carregamento rápido e 32 pontos de carregamento normal.

A Galp tem vindo a focar-se na melhoria da experiência do cliente em toda a sua rede de lojas através da marca Tangerina, investindo em formas de comunicação mais alinhada com a era digital e mais atraentes dentro das suas lojas.

Os produtos non-fuel representam mais de 10% da contribuição do segmento de retalho. A Galp está a adaptar-se aos novos padrões de consumo, desenvolvendo o conceito dos seus postos de abastecimento no sentido de reinventar esse negócio, acompanhando as novas tendências do mercado e as expectativas dos clientes, enquanto se prepara para a transição energética.

Também fornecemos serviços complementares suportados por parcerias estratégicas, que permitem gerar valor acrescentado e uma melhor experiência para o cliente em todos os canais.

A Galp alavanca fortes parcerias em diferentes segmentos de mercado, o que nos permite aumentar as vendas cruzadas e diferenciar a marca Galp como prestadora de serviços.

A base de clientes associada aos programas de fidelização continua a aumentar, tendo atingido um total de c.2 milhões de clientes no último ano, dos quais 1.9 milhões são provenientes da parceria com o maior grupo de retalho alimentar em Portugal, a Sonae. Neste segmento, 66% do volume vendido é atribuído a programas de fidelização.

Em casa

A Galp está também próxima dos seus clientes domésticos, oferecendo uma oferta integrada de gás natural e eletricidade, nomeadamente em Portugal, bem como vários serviços destinados a garantir a poupança, segurança, eficiência e conforto dos nossos clientes domésticos.

Produtos e serviços

  • Gás Natural
  • Eletricidade
  • GPL (incluindo dispositivos de aquecimento e aparelhos de cozinha)
  • Serviços (24h de assistência técnica, assistência médica familiar, linha Comfort, certificados elétricos, etc)

No B2C, a Galp fornece gás natural e eletricidade a mais de 400 mil clientes na Península Ibérica. A Empresa possui uma oferta integrada de gás natural e eletricidade, sendo um dos principais players da região e líder de mercado em Portugal.

No GPL, a Empresa comercializa o gás propano e butano produzido nas suas refinarias na Península Ibérica e em África. Em casa, o GPL é distribuído engarrafado, a granel ou canalizado. Em Portugal, o segmento engarrafado é o mais importante e, em Espanha, o segmento granel é o mais significativo.

A Galp também oferece soluções de eficiência energética, bem como serviços técnicos destinados a otimizar e reduzir o consumo de energia com a instalação de equipamentos mais eficientes.

Compromisso com a qualidade

Ao longo dos anos, a Galp continuou a otimizar e a renovar a sua rede de estações de serviço implementando as metodologias Kaizen, disponibilizando produtos diferenciados e expandindo a sua oferta de produtos com produtos de baixo carbono.

A Empresa continua focada na venda de combustível com aditivos e comprometida com a excelência dos produtos e serviços fornecidos.

Com isto em mente, a Galp continua a oferecer diesel e gasolina Evologic, aditivos de alto desempenho que permitem maior economia, maior vida útil do motor e maior eficiência, com menor GEE, beneficiando consequentemente o meio ambiente.

 

Compromisso com digitalização e inovação

Estamos presentes num negócio que está a ser revolucionado por várias tendências tecnológicas e humanas, e acreditamos fortemente que o Digital, os Dados e Tecnologia podem funcionar como promotores para responder a essa tendência. Estamos a transformar os nossos negócios, a criar novas fontes de valor e modelos de negócios que nos afastam do relacionamento transacional com os nossos clientes. Como tal, estamos a trabalhar em aplicações, portais, programas de fidelização e parcerias para reinventar a experiência do cliente em todos os canais.

Em Espanha, após a aquisição de uma participação de 25% numa startup de tecnologia, PODO, em 2017, a Galp atualmente possui 57 mil clientes numa plataforma digital que permite o fornecimento combinado de gás, eletricidade e serviços de uma maneira mais ágil.

Imprimir

Partilhar: