Na estrada
Através da rede de retalho da marca Galp, oferecemos produtos petrolíferos, mobilidade elétrica, novas energias, produtos non-fuel e de conveniência, bem como diversos serviços aos clientes B2C.
No final de 2021, a rede comercial da Galp consistia num total de 1.281 estações de serviço na Península Ibérica, 702 das quais em Portugal. A Empresa tem também 343 lojas de conveniência em Portugal e 385 em Espanha.
Relativamente aos produtos petrolíferos, em 2021, a Galp manteve a sua liderança no mercado português e manteve uma posição relevante na Península Ibérica, atingindo uma quota de mercado de c.28% em Portugal e c.4% em Espanha.
A Galp tem vindo a renovar e modernizar a sua rede de lojas e estações de serviço, oferecendo produtos e serviços diferenciados e otimizando a experiência do cliente. A Empresa ambiciona converter mais de 60% da sua atual rede até 2026, com a digitalização a desempenhar um papel fundamental na expansão da oferta non-fuel.
A margem de contribuição dos produtos e serviços non-fuel da Galp em 2021 já ultrapassou os níveis de 2019 em c.5%. A Empresa continuará os seus esforços no sentido de melhorar a oferta non-fuel e espera duplicar a sua contribuição até 2025.
Continuamos a investir em fortes parcerias nos vários segmentos de mercado onde operamos, melhorando o cross-selling e diferenciando a marca Galp como prestadora de serviços. Durante 2021, continuámos a desenvolver parcerias com plataformas de entrega ao domicílio online, duplicando o número de entregas YoY, que ascenderam a mais de 125 mil durante o ano.
A base de clientes associada aos programas de fidelização atingiu um total de cerca de 2 milhões de clientes em 2021, principalmente como resultado da parceria com o maior grupo retalhista alimentar em Portugal, a Sonae, e uma nova parceria desenvolvida em 2021 com a companhia aérea portuguesa TAP. No segmento retalhista ibérico, mais do que 40% do volume de produtos petrolíferos vendidos está associado a programas de fidelização.
A fim de capturar novas oportunidades de mercado, a Galp tem vindo a explorar novas fontes de criação de valor no campo das novas energias, o que inclui o mercado da mobilidade elétrica e o Gás Natural Veicular (GNV).
Na mobilidade elétrica, a Empresa tem uma posição de liderança em Portugal, com uma quota de mercado em volume de eletricidade de cerca de 22%. Através da oferta comercial do cartão Galp Electric, a Empresa fornece energia, soluções de mobilidade e serviços na estrada e em casa. Em 2021, foram emitidos mais de doze mil cartões.
Durante 2021, a Galp forneceu 3,4 GWh de eletricidade através da sua infraestrutura de carregamento, um crescimento de 109% YoY. Toda a eletricidade fornecida pela Galp é eletricidade verde, 100% produzida a partir de fontes renováveis.
Em 2021, a Galp mais do que duplicou o número de pontos de carregamento em funcionamento, ultrapassando os 1.000 pontos na Península Ibérica. Atualmente, a Empresa possui a maior rede em Portugal com 1,146 pontos, dos quais 172 são Pontos de Carregamento Rápidos e Ultra-rápidos. A Empresa está também a desenvolver a sua estrutura de rede em Espanha, com 40 pontos de carregamento já instalados.
Durante 2022, a Empresa continuará a concentrar-se na expansão da sua rede de estações de carregamento na Península Ibérica, favorecendo novas parcerias e instalações na sua rede de estações de serviço, mas também identificando outras localizações, tanto em locais públicos como privados.
A Empresa espera ter mais de 10.000 pontos de carregamento operacionais instalados na Península Ibérica até ao final de 2025, com este negócio a desempenhar um papel relevante na transição para um baixo nível de carbono do portefólio da Galp.