Na estrada
Através da rede de distribuição da marca Galp vendemos produtos que vão desde produtos petrolíferos, a novas energias, produtos non-fuel e conveniência, bem como diversos serviços para os nossos clientes.
A Galp concentra essa atividade na Península Ibérica, onde atua como líder, operando uma vasta rede de distribuição, e em África, onde a Empresa tem vindo a reforçar a sua posição em países selecionados, onde se espera um crescimento de mercado. A Empresa considera que pode criar mais valor nesses mercados devido à qualidade dos seus produtos e serviços e à sua competitiva localização geográfica.
Rede de distribuição
A rede de distribuição Galp totaliza 1.465 estações de serviço, das quais 1.280 na Península Ibérica.
A Galp detém uma posição líder em Portugal e uma posição significante na Ibéria com mais de 8% de quota de mercado. Em Africa, a Empresa detém mais de 185 estações de serviço.
A Galp tem uma estratégia multi-direcionada de gestão das estações de serviço, classificando-as em quatro categorias:
- CoCo (company-owned-company-operated);
- CoDo (company-owned-dealer-operated);
- CoFo (company-owned-franchise-operated);
- DoDo (dealer-owned-dealer-operated).
Na Península Ibérica, cerca de 40% dos postos Galp são geridos segundo o modelo CoDo.
Produtos e Serviços
A oferta nas estações de serviço Galp, inclui entre outros:
- Produtos petrolíferos (tais como gasolina, gasóleo ou GPL);
- Novas energias (tais como mobilidade elétrica, GNV ou GNC);
- Produtos de conveniência ou non-fuel;
- Serviços
As vendas de produtos petrolíferos ainda são a base da nossa atividade na estrada, tanto na Ibéria como em África. A atividade comercial da Galp está presente em sete países: Portugal, Espanha, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Eswatini. Os volumes vendidos em África representaram cerca de 8% das vendas a clientes diretos de produtos petrolíferos em 2019.
A Galp vende também GPL-auto em estações de serviço.
Para capturar as oportunidades do mercado, a Galp procura aproveitar novas fontes de valor dentro no âmbito das novas energias. Isto inclui, por exemplo, ter uma posição de liderança no segmento da mobilidade elétrica ou tornar-se um player Ibérico de relevo em GNV.
Com o lançamento da oferta comercial Galp Electric, a Galp assumiu um papel de liderança na mobilidade elétrica em Portugal. Através deste cartão, concedido a perto de 7.600 clientes em Portugal, a Empresa oferece soluções e serviços de energia e mobilidade na estrada e em casa.
A Galp possui a maior rede de pontos de carregamento em Portugal, com 24 pontos de carregamento rápido e 32 pontos de carregamento normal.

A Galp tem vindo a focar-se na melhoria da experiência do cliente em toda a sua rede de lojas através da marca Tangerina, investindo em formas de comunicação mais alinhada com a era digital e mais atraentes dentro das suas lojas.
Os produtos non-fuel representam mais de 10% da contribuição do segmento de retalho. A Galp está a adaptar-se aos novos padrões de consumo, desenvolvendo o conceito dos seus postos de abastecimento no sentido de reinventar esse negócio, acompanhando as novas tendências do mercado e as expectativas dos clientes, enquanto se prepara para a transição energética.
Também fornecemos serviços complementares suportados por parcerias estratégicas, que permitem gerar valor acrescentado e uma melhor experiência para o cliente em todos os canais.
A Galp alavanca fortes parcerias em diferentes segmentos de mercado, o que nos permite aumentar as vendas cruzadas e diferenciar a marca Galp como prestadora de serviços.
A base de clientes associada aos programas de fidelização continua a aumentar, tendo atingido um total de c.2 milhões de clientes no último ano, dos quais 1.9 milhões são provenientes da parceria com o maior grupo de retalho alimentar em Portugal, a Sonae. Neste segmento, 66% do volume vendido é atribuído a programas de fidelização.