As nossas raízes

Desde as suas origens, a história da Galp cobre três séculos e está amplamente associada à evolução industrial de Portugal.

A nossa história

As empresas que hoje integram a Galp contribuíram, com a criação e o desenvolvimento de novas oportunidades, para o posicionamento atual da Empresa como operador integrado de energia. A diversificação do seu portefólio de negócios reflete as várias competências que desenvolveu ao longo do tempo.

A origem da Galp remonta ao século XIX.

Em 1846, Lisboa começa a ser iluminada com os primeiros candeeiros a gás. Da iluminação a gás, ao petróleo e ao gás natural, passaram-se anos de evolução técnica, económica e social. Ao ritmo do aparecimento destas novas fontes de energia surgem várias empresas - a CRGE, a Sonap, a Sacor, a Cidla, a SPP e a Petrosul - que traçam os destinos do sector energético em Portugal e darão mais tarde origem à Galp.

A Galp foi constituída em 22 de abril de 1999 com o nome de GALP – Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, S. A. com o objetivo de explorar os negócios do petróleo e do gás natural na sequência da reestruturação do sector energético em Portugal.

A Galp agrupou a Petrogal, a única empresa refinadora e a principal distribuidora de produtos petrolíferos em Portugal, e a Gás de Portugal (GDP), empresa importadora, transportadora e distribuidora de gás natural em Portugal.

Cronologia ilustrada

Conheça em detalhe os eventos e ações na história da Galp.
Galp atinge produção de 100 kboepd

Mais sobre os nossos negócios

Imprimir

Partilhar: