21/01/2016 | Governo e sociedade

Galp Energia é a melhor empresa mundial do setor Oil & Gas na lista Global 100 Most Sustainable Corporations in the World

A Galp Energia foi considerada a 16ª empresa mais sustentável do mundo pela canadiana Corporate Knights no seu ranking anual de sustentabilidade: o Global 100 Most Sustainable Corporations in the World. É a primeira empresa do setor Oil & Gas no ranking, a par da Statoil, num total de 7 empresas do seu setor. Desde 2013, a empresa escalou 40 posições no ranking absoluto, tendo este ano atingido o melhor resultado de sempre.

O ranking de 2016 engloba empresas de 21 países que, a 1 de outubro de 2015, tinham cotações bolsistas superiores a 2 mil milhões de dólares, sendo que a Galp Energia é a única portuguesa representada.

As empresas qualificadas são pontuadas a partir de uma lista de 12 indicadores-chave de desempenho que vão desde a forma como utilizam a energia e a água, até à compensação dos colaboradores e à estratégia fiscal corporativa. Uma vez que os indicadores são quantitativos e têm uma definição clara, os resultados do Global 100 são objetivos e replicáveis.

A metodologia seguida pelo Global 100 é baseada em regras que estão mais próximas das utilizadas pelos índices financeiros do que por alguns outros índices de sustentabilidade. É mantido pela Corporate Knights Capital.

A presença da Galp Energia neste ranking reconhece a integração das melhores práticas de sustentabilidade de forma coerente, em todos os aspetos da vida da empresa. Assim se explica igualmente a inclusão da Galp Energia no Dow Jones Sustainability Index, no FTSE4Good Index, e CDP-Driving Sustainable Economies, outras grandes referências globais em matéria de sustentabilidade corporativa.

Outros índices de referência em que a Galp está presente

Dow Jones Sustainability Index - Os índices de sustentabilidade Dow Jones foram criados em 1999 e destinam-se a acompanhar a performance financeira das principais empresas globais para as quais a criação de valor se rege pelos mais elevados critérios de sustentabilidade. Neste capítulo, é considerado um dos mais credíveis índices globais. A avaliação feita inclui critérios económicos, sociais e ambientais e os resultados divulgados servem de referência para investidores mundiais. A Galp Energia integra o índice desde 2012.

FTSE4Good Index Series - O FTSE4Good Index Series, o índice da FTSE que avalia e classifica o desempenho das empresas com práticas ambientais, sociais e de governo mais exigentes, serve de referência a um número crescente de investidores institucionais que apenas investem em empresas que cumprem estes critérios. A FTSE é líder global em soluções de análise e indexação e os sues índices avaliam inúmeros mercados e classes de ativos, em mais de 80 países. A Galp Energia integrou o FTSE4Good Index em 2014.

CDP-Driving Sustainable Economies - O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos responsável pelo maior e mais completo sistema global de divulgação de informação ambiental, utilizado por mais de 750 investidores institucionais que gerem 92 biliões de dólares em ativos, empresas e governos. A Galp Energia pertence desde 2012 ao Climate Disclosure Leadership Index, que é compilado pela PricewaterhouseCoopers.