24/06/2021 | Institucional

Galp é a primeira empresa portuguesa a aderir às métricas de ESG do World Economic Forum

• Galp junta-se à comunidade empresarial do WEF alinhada com a criação de valor sustentável através da adesão e divulgação de um conjunto de métricas ESG
  • As métricas ESG de “stakeholder capitalism” promovem a divulgação de informações concisas, consistentes e comparáveis para a criação de valor partilhado por todos os stakeholders e colocam a economia ao serviço das comunidades

A Galp formalizou a sua adesão às métricas ambientais, sociais e de governo (ESG) do World Economic Forum (WEF), tornando-se, assim, a primeira empresa portuguesa a integrar uma comunidade empresarial focada na criação de valor sustentável e na resposta aos desafios mais prementes das sociedades modernas.

Consciente da urgência de adequar os recursos do planeta às necessidades dos cidadãos e das empresas, o WEF acelerou nos últimos anos um conjunto de debates e iniciativas tendentes a fomentar o conceito de “stakeholder capitalism”. O grande objetivo é colocar as premissas de sustentabilidade no centro da atuação e das decisões das grandes corporações, garantindo assim que as opções de hoje não colocam em causa o futuro das próximas gerações.

Ao tornar-se signatária das métricas de “stakeholder capitalism”, a Galp junta-se a uma comunidade de empresas que promovem um esforço para fornecer ao mercado métricas e divulgações concisas, consistentes e comparáveis para a criação de valor partilhado por todos os stakeholders. A Galp reportou já em 2021 o seu desempenho não financeiro em linha com as métricas e recomendações de divulgação do WEF.

Na prática, as métricas ESG estipulam um vasto conjunto de recomendações de informação a divulgar em áreas tão distintas como o propósito, estratégia, composição de conselhos de administração, desempenho ambiental e social, entre outros, e permitem comparar o desempenho dos negócios relativamente à sua performance ambiental, social e de governo.

Este é, assim, um movimento que procura não apenas comprometer a comunidade empresarial através da adoção das melhores práticas de governo, mas também envolver acionistas, investidores, ONG, reguladores, Governos, cidadãos e consumidores, no objetivo global de reduzir o impacto da nossa pegada e de criar valor sustentável para todos.

A adesão da Galp a estas métricas é mais um passo que corporiza o forte compromisso da Empresa com as melhores práticas para a criação de valor sustentável para todos os stakeholders, como tem sido reconhecido por entidades e avaliações independentes como o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), o Climate Disclosure Project (CDP) ou o Bloomberg’s Climate Transition Scores.