10/12/2020 | Ambiente e eficiência energética

Galp sobe ao nível de “Leadership” na avaliação do CDP às práticas sobre alterações climáticas

O Climate Disclosure Project (CDP) classificou a Galp entre as empresas de O&G que adotaram de forma mais eficaz as melhores práticas em matéria de clima. A Galp atingiu nível de “Leadership” e classificação "A-", superior tanto à média europeia de "C", como à média "B" do sector de Oil & Gas mundial.

A Galp foi nomeada pelo Climate Disclosure Project (CDP) como uma das companhias de Oil & Gas que adotaram de forma mais eficaz as melhores práticas sobre as questões climáticas, melhorando os resultados do ano anterior e atingindo o nível de “Liderança” e a classificação “A-”.

Esta classificação bate a média europeia de “C”, assim como a média “B” do sector Oil & Gas mundial, no qual apenas uma em cada três empresas atingiu o nível de “Leadership”. A Galp destacou-se pela forma como integrou os riscos e as oportunidades em termos de alterações climáticas na sua estratégia e no seu planeamento financeiro, e pelas iniciativas de redução de emissões implementadas.

O resultado reflete a forma como Galp está a alinhar a sua carteira de ativos com modelos de negócio, produtos e serviços com baixas emissões associadas. A Galp alcançou a classificação máxima de “A” nas categorias de Governação, Divulgação de Oportunidades, Divulgação de Riscos, Processos de Gestão de Riscos, Envolvimento na Cadeia de Valor e Emissões de GEE de Âmbito 1, 2 e 3.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o mais prestigiado sistema global de prestação de informação sobre a gestão de impactos ambientais. Esta informação é utilizada por investidores e gestores de fundos globais com cerca de $106 biliões em ativos sob gestão.

Há menos de um mês, a Galp já havia obtido a classificação de empresa mais sustentável da Europa do seu setor durante 2020 no Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), onde foi considerada a terceira melhor a nível mundial – repetindo assim o melhor resultado de sempre nos nove anos de presença da empresa nestes índices.