OpenTalk | Perguntas Frequentes

O OpenTalk é um canal seguro, confidencial e, se assim desejar, anónimo,através do qual qualquer pessoa pode comunicar abertamente questões, preocupações ou violações do Código de Ética e Conduta da Galp (“o Código”).

As comunicações feitas através do OpenTalk podem abordar qualquer assunto especificado no Código, incluindo, por exemplo, possíveis infrações aos direitos humanos tais como assédio ou discriminação, ou atos de fraude e corrupção.

O OpenTalk encontra-se disponível para qualquer interveniente com quem a Galp mantenha uma relação comercial (tais como colaboradores, clientes, fornecedores, agentes, e outros interessados), caso sejam testemunhas de uma conduta inadequada por parte de uma empresa ou colaborador da Galp. Este canal não se destina a reclamações ou questões de apoio ao cliente.

O OpenTalk está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. As chamadas e denúncias do OpenTalk são recebidas em nome da Galp por um terceiro independente especializado no fornecimento de linhas de ética.

Existem 4 meios disponíveis:

1. Plataforma online. Pode preencher um formulário para submeter a sua questão ou preocupação, anonimamente se assim o desejar. O website está disponível em português, inglês e espanhol, e está aberto a terceiros, bem como colaboradores da Galp.

Após a submissão, ser-lhe-á fornecido um número de denúncia e uma palavra-passe que deverá guardar de forma segura, de modo a poder acompanhar a denúncia.

Aceda aqui
 

2. Por telefone, para os seguintes números:

  • Portugal   - 00 800 9839 7698
  • Espanha - 00 800 9839 7698
  • Brasil - 0021 800 9839 7698
  • Guiné-Bissau - 00 245 95 700 70 70
  • Angola - 00 244 923 167 979
  • Moçambique - 00 258 841 201 185
  • Eswatini - 00 268 78024200
  • Cabo Verde  - 800 20 22 (apenas para chamadas locais)

Nota: serviço prestado por um operador das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (hora de Lisboa) nos dias úteis.

Custo das chamadas telefónicas: 

  • Portugal / Espanha / Brasil: Chamada Internacional gratuita
  • Guiné Bissau / Cabo Verde: Chamada local gratuita
  • Angola: 923 167 979 -  Custo de uma chamada local
  • Moçambique: 841201185 - Custo de uma chamada local (0.08 MT por impulso para todas as redes)
  • Eswatini: 78024200 – Custo de uma chamada local (E0.25 por minuto para chamadas dentro da rede MTN, E0.75 por minuto para chamadas fora da rede MTN)

 

Pode ligar para a linha de ética em qualquer país no qual a Galp opere. Pode pedir para permanecer anónimo, ou facultar o seu nome e contacto. Forneça o máximo de informação possível relativamente à sua preocupação.

No final da entrevista telefónica, ser-lhe-á fornecido um número de denúncia e uma palavra-passe que deverá guardar de forma segura, de modo a poder acompanhar a denúncia através da plataforma online (opentalk.galp.com).
 

3. Por correio, para o seguinte endereço postal:

PWC AG

Apartado 003853

EC Santa Marta - Lisboa

1151-801 Lisboa

Forneça o máximo de informação possível relativamente à sua preocupação.
 

4. Por e-mail, para o endereço opentalk@galp.com

 

As denúncias podem ser submetidas nas três seguintes línguas: Português, Inglês ou Espanhol.

A Comissão de Ética e Conduta da Galp é responsável pela receção e tratamento das comunicações feitas através do canal OpenTalk.

Não obstante, as chamadas e denúncias do OpenTalk são recebidas em nome da Galp por um terceiro independente especializado no fornecimento de linhas de ética.

 

Saiba mais sobre a Comissão de Ética

Qualquer comunicação feita através do OpenTalk é tratada de forma confidencial. Os membros da Comissão de Ética e Conduta são obrigados a manter o seu conteúdo confidencial.

Se assim o desejar, as comunicações podem ser feitas anonimamente, utilizando os meios disponíveis para assegurar o anonimato.

A Galp não irá tolerar atos de retaliação contra qualquer pessoa que, de boa fé, tenha reportado factos considerados como estando em violação do Código. É dever de todos os colaboradores, particularmente dos líderes, assegurar o cumprimento diário deste compromisso da Galp para com os denunciantes.

Qualquer ato ou ameaça de retaliação será considerado uma violação do Código de Ética e Conduta, e a pessoa responsável será sujeita a medidas punitivas e corretivas adequadas.

Apenas o prestador de serviços independente que recebe as comunicações e os membros da Comissão de Ética e Conduta têm acesso à plataforma. Todos eles estão obrigados a manter a confidencialidade do conteúdo da plataforma.

Se tiver uma dúvida ou questão, a Comissão dar-lhe-á uma resposta, a qual poderá incluir possíveis recomendações, se necessário.

No caso de uma denúncia de uma possível infração do CEC, a Comissão de Ética e Conduta investigará, tratará e recomendará uma proposta de ação ao Conselho Fiscal, quando for apropriado.

Para mais informações sobre proteção de dados e privacidade consulte aqui.

A chamada telefónica é gravada para a sua própria proteção, mas também para cumprir a legislação em vigor.

Por razões de segurança e confidencialidade, o número da denúncia e a palavra-passe – para aceder à plataforma online – são únicos, gerados aquando da submissão da denúncia. A palavra-passe é visível apenas para o denunciante. Ninguém na Galp tem acesso ou capacidade de recuperar as palavras-passe. Consequentemente, se perder a sua palavra-passe, não poderá seguir o progresso da sua denúncia. Não obstante, esta seguirá o processo adequado de análise e/ou investigação.

Imprimir

Partilhar: