Reconhecimento e recompensa

Temos implementando um programa de reconhecimento — Programa Got it —, extensível a todas as pessoas e que destaca colaboradores que incorporam os valores Galp no seu dia a dia. O objetivo é promover o reconhecimento, nomeadamente reconhecimento interpares, em que os colegas distinguem outros colegas de forma orgânica e espontânea. Porque acreditamos que reconhecer é:

Reforçar e potenciar comportamentos e atitudes em linha com a cultura e valores Galp
Reforçar e potenciar o compromisso e a orientação para a estratégia, objetivos e missão da Galp
Estimular o desempenho excecional
Fomentar o feedback contínuo
Fortalecer o employer branding e orgulho de trabalhar com a Galp
Criar maior proximidade entre colaboradores e reforçar o trabalho em equipa
Melhorar o clima, o ambiente de confiança e parceria na Organização
Estimular o reconhecimento e o orgulho em ser reconhecido, como meio de desenvolvimento e envolvimento

 

Incentivos de sustentabilidade e de longo prazo

A Galp oferece incentivos financeiros de longo prazo (gratificações em dinheiro ao longo de um período de 3 anos) para as categorias abaixo da gestão de topo. Esses incentivos de longo prazo têm metas financeiras e económicas associadas e contribuem para reter funcionários qualificados e atingir metas de longo prazo e objetivos estratégicos da empresa.

Na Galp, contemplamos fatores de sustentabilidade na avaliação de desempenho dos colaboradores, através do denominado Fator AQSS (Ambiente, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade), estimulando, desta forma, o compromisso para a concretização dos objetivos estratégicos da Empresa.

Este compromisso tem por objetivo implementar uma cultura de responsabilização transversal da Organização para com os objetivos e compromissos de sustentabilidade assumidos. Assim, asseguramos o alinhamento da gestão e estimulamos a integração profunda dos aspetos de AQSS no dia a dia das nossas atividades. O fator AQSS, constituído por um conjunto de indicadores, é refletido na remuneração variável resultante da avaliação de desempenho dos colaboradores.

Membros executivos

Em 2019 incorporámos um KPI de segurança e intensidade carbónica, quantitativo e explícito, com impacto na avaliação e remuneração dos administradores executivos.

A partir de 2019, os indicadores definidos pela Comissão de Remunerações para a determinação da remuneração variável anual, para além da dimensão económica, que passa a ser avaliada por referência à geração de cash flow pelos negócios, incorporará a verificação da concretização de objetivos e metas relacionados com a segurança e a sustentabilidade ambiental de atividades relevantes da empresa, nomeadamente através do Índice de Frequência de Acidentes e de Intensidade Carbónica.

De forma a melhor estimular o alinhamento da atuação dos administradores executivos com os interesses de sustentabilidade de longo prazo da Galp, introduziu-se, em 2012, com entrada em vigor em 2013, uma política de definição de objetivos plurianuais, diferindo por um período de 3 anos uma parte significativa da remuneração variável que fica, assim, associada ao desempenho da Sociedade nesse período. Anualmente são definidos objetivos para o triénio seguinte, senado a avaliação trianual efetuada no final de cada período de três anos.

Benefícios e compensações

Na Galp preocupamo-nos com o bem-estar geral dos nossos colaboradores, disponibilizando um conjunto de benefícios aos mesmos. Disponibilizamos à generalidade dos nossos colaboradores e pensionistas um conjunto de seguros sociais para além dos que estão previstos no Código do Trabalho (por exemplo, seguro de saúde e seguro de vida)

Adicionalmente, em 2018, implementámos um programa de benefícios flexíveis, com o objetivo de maximizar e personalizar os benefícios associados à remuneração variável.

O plano de benefícios flexíveis vem permitir que cada colaborador possa escolher, se assim o entender, de uma forma dinâmica, flexível e participada, os benefícios adicionais de que pretende usufruir, reconhecendo-se que pessoas diferentes têm necessidades diferentes e que estas se vão modificando ao longo da sua vida. Alinhados com as melhores práticas de mercado, são disponibilizadas, de forma facultativa e sem perda, parcial ou total, de qualquer benefício atualmente disponível, benefícios nas áreas da mobilidade, da saúde, da reforma, da educação e da tecnologia. Pretende-se assim reforçar os valores da empresa, alargar as áreas de proteção social e reforçar o employer brand da organização.

Consulte também os Tópicos de saúde e segurança cobertos nos acordos formais com os Sindicatos.

Imprimir

Partilhar: