Estratégia de capital humano

Posicionamo-nos como um empregador competitivo, oferecendo condições para atrair, desenvolver e reter o talento dos colaboradores, considerando os desafios estratégicos e de contexto que a Organização enfrenta.

Acreditamos que a base para concretizar a estratégia da Galp reside num capital humano capaz, preparado e alinhado nas suas competências técnicas e pessoais com os objetivos estratégicos da Organização. Neste sentido, dispomos de ferramentas ancoradas nos comportamentos dos colaboradores e numa visão cada vez mais crítica e assertiva. Contamos desta forma com uma força de trabalho adaptável, inspirada e comprometida, promovendo uma cultura de autonomia, responsabilização e meritocracia​.

Para cumprir o nosso objetivo de criar valor para todos os stakeholders, ajustamos regularmente a nossa estratégia para o capital humano, com foco nos seguintes domínios de atuação:

  • Recrutamento;
  • Acolhimento;
  • Gestão de desempenho;
  • Desenvolvimento;
  • Recompensa e reconhecimento;
  • Sistemas de informação.

Pessoas diferentes, oportunidades iguais 

Na Galp, os nossos valores são orientados pelos princípios da diversidade e igualdade de oportunidades, em oposição total a qualquer discriminação e de promoção de uma cultura de integração social. Opomo-nos a qualquer forma de discriminação que se baseie em género, nacionalidade, etnia, religião, orientação sexual ou qualquer outra natureza, quer nos processos de recrutamento e contratação, quer em qualquer etapa da vida profissional dos nossos colaboradores.

"Não atuamos de forma discriminatória em relação aos nossos colaboradores ou a quaisquer pessoas, nomeadamente em função da raça, religião, sexo, orientação sexual, ascendência, idade, língua, território de origem, convicções políticas ou ideológicas, situação económica, contexto social ou vínculo contratual."

In Código de Ética

 

"Não permitir qualquer forma de discriminação, baseada, entre outras, na raça ou origem étnica, cor, sexo, orientação sexual, idade, convicção religiosa, nacionalidade, situação familiar e socioeconómica, estado civil, instrução, incapacidade, ideologia política, garantindo a igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere à atividade profissional."

In Política de Direitos Humanos

 

Igualdade de género

Queremos promover a igualdade, a inclusão e o bem-estar de todos aqueles que trabalham na empresa, sendo o equilíbrio dos géneros uma das principais preocupações e um dos pilares das políticas de Gestão de Pessoas.

Promovemos a igualdade de género expressando o nosso compromisso com a implementação dos sete Empowerment Principles das Mulheres, uma iniciativa das Nações Unidas e pertencemos, desde 2014, ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género (IGEN), uma iniciativa da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), no âmbito da qual temos vindo a definir compromissos.

Criámos um grupo permanente para analisar e tomar medidas em questões relacionadas com a diversidade, responsável pela discussão, definição e implementação das melhores práticas nesta área. O programa Gender Equality@Galp: Equality Means Business realizou um diagnóstico inicial e definiu um plano de ação e comunicação. As principais questões discutidas e identificadas foram o desenvolvimento da carreira e a estrutura de recompensas, assim como o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A Galp tem definido um plano de ação anual para alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional. Entre 2019 e 2020 foram implementadas as seguintes iniciativas:

  • Continuidade do trabalho desenvolvido pelo grupo interno permanente e multidisciplinar de reflexão e ação com a missão de promover a discussão, definição e implementação de boas práticas no tema da igualdade de oportunidades, o qual desenvolveu um conjunto de discussões, análise de boas práticas e tendências, bem como a recolha e análise de informação interna sobre indicadores para o aprofundamento do diagnóstico/assessment sobre o tema da Igualdade de Género que permita a definição de um plano de ações com impacto na vida dos colaboradores da Galp;
  • Implementação de um conjunto de ações de formação sobre o tema, nomeadamente, formação sobre enviesamento inconsciente transversal a toda a organização;
  • Desenho e implementação do programa transversal de Well Being, composto por diversas iniciativas de apoio à conciliação da vida pessoal e profissional, bem como ao bem-estar físico e psicológico das nossas pessoas;
  • Identificação inicial da população feminina a enquadrar num programa abrangente de desenvolvimento para High-Potential Women, composto por ações como o Programa de mentoring global da Galp e programas de mentoria externos;
  • Reforço de parcerias com as quais a Galp trabalha de forma ativa e proativa esta temática: Promova, Rock in Rio, Nova SBE, CIP, entre outras;
  • Realização de workshops internos entre os colaboradores e os seus filhos de forma a potenciar o equilíbrio trabalho-família;
  • Inclusão de dados desagregados por sexo nos principais instrumentos de gestão, incluindo nos pulsos recorrentes lançados à organização durante o principal período de pandemia Covid-19, permitindo analisar a situação pessoal das nossas pessoas e efetuar medidas de correção que garantissem o bem-estar e a saúde física e psicológica de todos;
  • Desenho do “Kit de Parentalidade” com informação sobre direitos e deveres;
  • Continuidade da aposta e trabalho desenvolvido no programa de Benefícios Flexíveis que dá acesso a um conjunto de benefícios sociais para as nossas pessoas e respetivas famílias de acordo com as suas preferências. Entre estes benefícios encontra-se o Ticket Infância,
    Formação Profissional, Aquisição de Tecnologia, entre outros;
  • Acompanhamento e monitorização constante de indicadores que permitam trabalhar na antecipação e melhoria da performance da Galp na temática da igualdade de género.

Para além dos compromissos assumidos no âmbito do Fórum IGEN, foram implementadas as seguintes iniciativas:

  • Renovação da parceria da Galp com a PWN - Professional Women’s Network de Lisboa;
  • Adesão da Galp à iniciativa “Equality means business”, do Pacto Global da ONU, como forma de medir a disparidade entre géneros e o alinhamento de compromissos nesta matéria;
  • Reconhecimento em 2019 e 2020 no Bloomberg Gender Equality Index;
  • Participação no Projecto Girl Move, uma associação que visa capacitar jovens moçambicanas para serem agentes de desenvolvimento através da integração de duas formandas moçambicanas em equipas internas;
  • Desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social em parceria com a Helpo, junto da comunidade Moçambicana, pretendendo capacitar a comunidade para as questões do planeamento familiar e empowerment feminino.

Em 2020, a Galp foi novamente selecionada pelo Índice de Igualdade de Género  da Bloomberg, juntamente com 324 empresas, de 11 setores diferentes.

Conheça o nosso Plano para a igualdade para 2019.

Conheça o nosso Plano para a igualdade para 2020.

Conheça o nosso Plano para a igualdade para 2021

Inclusive Community Forum

A Galp assumiu, em março de 2019, o compromisso de aumentar o número de colaboradoras/es portadores de deficiência, contribuindo, desta forma, para uma comunidade mais justa e inclusiva. Este compromisso encontra-se refletido no protocolo celebrado com o Inclusive Community Forum (ICF), uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência.

Como forma de reforçar estes valores no capital humano da Galp, em 2019 demos também o pontapé de saída a um grupo de trabalho transversal que irá trabalhar as questões de diversidade e inclusão na Empresa.

Imprimir

Partilhar: