Economia circular

Vemos a economia circular como uma ferramenta essencial para equilibrar a balança entre o crescimento económico e o consumo de recursos. Este conceito é suportado por um processo dinâmico que se inspira nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem.
 

Queremos contribuir para um mundo com menor produção de resíduos e menos desperdício, ao mesmo tempo com um melhor aproveitamento de recursos e com menos externalidades negativas. Estes são alguns dos nossos projetos:

Consulte aqui o caso de estudo "Circular Economy@Galp - Eco-Zement Project”

Somos parceiros da COTEC na promoção da economia circular. Visamos demonstrar a importância da capacidade científica e tecnológica para responder aos desafios da preservação e da otimização de recursos essenciais. Conheça o nosso caso de estudo.

A Galp é sponsor no projeto “Economia Circular e Simbioses Industriais em Portugal”, coordenado pelo BCSD Portugal, que visa potenciar sinergias entre empresas e a comunidade na área dos resíduos e subprodutos, e que tem como objetivos avaliar o impacto do reaproveitamento dos resíduos mapeados, pelas empresas participantes, no contexto nacional e potenciar o envolvimento de stakeholders estratégicos. 

Participamos na construção desta Agenda da FCT, que visa a identificação das linhas de I&I a desenvolver até 2030, com base na visão de diversos peritos e agentes da sociedade. Alguns dos temas em análise:

  • Design e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços (e.g. ecodesign, ecoeficiência, simbiose industrial, indústria 4.0);
  • Ciclos virtuosos de transição para a economia circular (e.g. produção agrícola, biodiversidade, cadeias de valor sustentáveis, ciclo de vida e fluxos de materiais);
  • Valorização de subprodutos e resíduos;
  • Novos modelos de negócio (marketing, financiamento, mercado);
  • Governança e inovação social (e.g. perceção do consumidor, padrões de consumo, educação).

Imprimir

Partilhar: