Como selecionamos os nossos projetos
Na fase de seleção das atividades e projetos que permitirão a produção de créditos de compensação de carbono, a Galp tem em consideração um conjunto robusto de critérios de qualidade.
Os créditos de compensação/offsets de carbono podem ser produzidos por vários tipos de atividades e projetos que ou reduzam ou capturem/sequestrem as emissões gases de efeito de estufa.
Estas reduções e remoções podem resultar de:
- soluções de base natural: como é o caso das emissões evitadas por melhorias em processos de gestão de ecossistemas e florestas ou remoção de CO2 por projetos de reflorestação ou aflorestação) ou
- soluções com base em tecnologias: como por exemplo, as emissões evitadas pela substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis ou pela substituição de equipamentos poluentes por outros mais eficientes, ou remoções de CO2 através da captura direta do ar ou pela captura e sequestro de carbono usando bioenergia).


No sentido de garantir a alta qualidade dos créditos, a Galp aposta na compra de créditos de carbono verificados e certificados por entidades internacionalmente credíveis e reconhecidas, como o Verified Carbon Standard (VCS) ou Gold Standard.
Para além disso, privilegiamos projetos localizados dentro da área geográfica de atuação da Galp e procuramos sempre que estes tenham associados co-benefícios sociais e/ou ambientais permitindo alargar o nosso impacto positivo nas comunidades locais, para além da redução de emissões associada, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.
Todos os projetos aos quais a Galp compra créditos de compensação de emissões têm de garantir que a redução de emissões é real, única, verificável, adicional (ou seja, que não teria lugar sem o financiamento do projeto pela venda de créditos de compensação de emissões) e permanente (as emissões sequestradas não voltam a ser libertadas para a atmosfera).