RoadFix Cork - Inovar na refinação

Um caso de estudo sobre o projeto inovador que juntou a cortiça a betumes para gerar uma melhoria no processo de refinação.

Enquadramento

Compromisso Galp

Estamos comprometidos com a promoção da inovação, e investigação e com o desenvolvimento tecnológico.

Na Galp, promover a inovação, investigação e o desenvolvimento tecnológico constitui um compromisso fundamental para a criação de valor sustentável e de vantagens competitivas a médio e longo prazo.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Assegurar o acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos.
Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Contexto

A nossa estratégia

Inovar tornou-se o principal motor de crescimento e de geração de valor para as empresas. Acreditamos que promover uma cultura de inovação — não só ao nível da tecnologia, como de processo, produto, serviços, e modelo de negócio — contribui para a minimização dos custos e a maximização das oportunidades. Neste sentido, a diversificação do portefólio de negócios, o desenvolvimento de novos produtos ou as parcerias estratégicas para a inovação, estão no topo da agenda.

Porque é importante para a Galp e para os seus Stakeholders?

A difusão e estímulo à inovação no âmbito da nossa Empresa e sua envolvente, visa a criação de um ambiente favorável à identificação de oportunidades e à geração de novas ideias. O tema de inovação, investigação e desenvolvimento tem impacto em todas as partes interessadas internas e externas. A investigação de soluções inovadoras envolve os colaboradores e cria equipas de excelência. Por outro lado, promove e reforça as relações com os parceiros estratégicos. Quando desenvolvemos novos produtos, também afetamos a cadeia de valor, potenciando a inclusão de novos protagonistas, como acontece no caso da utilização de novas matérias-primas.

A expansão do nosso portefólio de produtos com uma oferta diferenciada beneficia ainda o cliente, promove a nossa competitividade e cria valor para o acionista. Os impactos positivos da inovação vão, simultaneamente, e naturalmente, contribuir para o bem-estar da sociedade.

Descrição

O projeto

O projeto RoadFix Cork surgiu da ideia de juntar cortiça com betumes, numa iniciativa de open innovation que teve o nome de “Inovar na Refinação”.

Criada pela Refinaria de Matosinhos, a solução inovadora para o tratamento de fissuras e juntas de dilatação, foi desenvolvida em colaboração com a Amorim Cork Composites e a Lusafal. A solução resultante da junção da cortiça com os betumes beneficia das competências desses materiais, dando origem a um selante com as características acrescidas de ser mais eficaz e duradouro. A cortiça aumenta a resistência química do produto final em contacto com os agentes existentes, para além de prolongar o tempo de vida útil do produto, aumentando a resistência ao envelhecimento.

A cortiça possui também uma grande capacidade de adaptação a variações de temperatura e pressão, em condições climatéricas distintas, o que permite absorver os choques e regressar à forma original. O novo produto foi apresentado em Abril de 2016 no stand da Galp do Congresso Rodoviário Português.

Resultados atingidos

A adição de cortiça ao mástique deu origem a uma solução inovadora de selantes, o RoadFix Cork.

Pela sua composição, o novo produto:

  • Vê aumentada a resistência do selante em contacto com agentes químicos, muito presentes na rodovia;
  • Torna impermeáveis juntas de dilatação e contração, mantendo a integridade do pavimento por mais tempo.

Esta resistência à humidade permite-lhe desempenhar a sua função sem se degradar, prolongando o tempo de vida útil do produto.

Adicionalmente, o RoadFix Cork adapta-se a variações de temperatura e pressão em condições climatéricas distintas, facilitando a compressão e descompressão, absorvendo os choques e regressando à forma original.

 

A criação do RoadFix Cork adicionou uma nova solução à gama de selantes Galp.

A gama passa a ser constituída pela versão standard – RoadFix Standard – com um desempenho de alto nível em fissuras e juntas, e pela versão RoadFix Cork, que apresenta vantagens significativas, nomeadamente ao nível da sua durabilidade e da preservação de impermeabilidade do pavimento.

Conclusões

A promoção de uma cultura de inovação cria um ambiente favorável à identificação de oportunidades e à geração de novas ideias. Em consequência, este quadro facilita a criação de novos produtos, dando origem à diferenciação da oferta e ao aumento da competitividade da Empresa. A investigação e incorporação de novas matérias primas naturais permite potenciar o desenvolvimentos de novos produtos, assim como o envolvimento de outros setores na cadeia de valor. O funcionamento em rede e a criação de relações colaborativas e de parceria com diferentes entidades de variados setores também foram facilitadores na identificação de oportunidades, geração de ideias, e conceção de novas soluções.

Os projetos de inovação têm impactos positivos nas diversas partes interessadas:

  • As equipas dos projetos inovadores são motivadas e comprometidas com o sucesso;
  • As relações de parceria são fortalecidas, havendo benefícios incrementados para as partes;
  • São criadas soluções mais eficientes para os clientes;
  • É potenciada a geração de valor para os acionistas.

No caso da utilização da cortiça, verifica-se ainda um impacto positivo no capital natural. O uso desse produto contribui para a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que, segundo as estimativas, absorve, por ano, cerca de 4,8 milhões de toneladas de CO2, só em Portugal. É importante relembrar que este é um dos principais gases causadores do efeito estufa, e consequente aquecimento global.