Os impactos sociais resultantes da melhoria da ecoeficiência operacional do aparelho refinador estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) já enumerados.
As medidas tomadas, principalmente, ao nível da eficiência energética e do controlo de emissões atmosféricas produzirão, em última instância, benefícios para a sociedade nível de:
- Acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos;
- Promoção de padrões de consumo e de produção responsáveis;
- Implementação de medidas de combate às alterações climáticas e os impactes associados;
- Proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres;
- Implementação e revitalização duma parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A Galp pretende contribuir para a persecução destes objetivos para a sociedade em geral, promovendo as ações, medidas e metas já mencionados, além dos planos fora do âmbito da refinação.
Se a nível global pretendemos contribuir para o bem-estar social, nomeadamente através dos ODS, a nível local e regional os benefícios decorrentes dos impactes da ecoeficiência poderão ser mais significativos.
As medidas de eficiência energética e ao nível do consumo e produção responsável irão diminuir a pressão sobre os recursos locais e, no futuro, poderão também ter um contributo para a diminuição da produção de efluentes e resíduos.
A redução de emissões atmosféricas decorrentes de medidas diretas de controlo de emissões, além das medidas de eficiência energética, também irão produzir benefícios para a população local, nomeadamente ao nível da qualidade do ar.
Em suma, os resultados alcançados permitem minimizar os impactes negativos decorrentes da atividade de refinação e otimizar os benefícios ambientais, técnicos e económicos, além de reforçarem a confiança dos vários stakeholders, quer ao nível social como empresarial.