Programa Cuida-T

Um programa que nos mostra como a gestão da saúde pode ter um impacto positivo no desempenho global da Empresa.

Enquadramento

Compromisso Galp

Estamos comprometidos com a proteção do ambiente, das pessoas e dos ativos.

A Saúde dos nossos colaboradores é um valor fundamental a promover e a preservar na estratégia e atividade da Galp, transformando-o num compromisso de toda a Organização.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos em todas as idades.  

Contexto

A nossa estratégia

A nossa estratégia para uma gestão eficaz da saúde dos nossos colaboradores baseia-se na aplicação das melhores práticas indicadas pelas entidades internacionais e no cumprimento de um conjunto de normativos regulamentares e guias internos.

No processo de definição dessa estratégia, contemplamos:

  • A identificação de novos riscos, que deverão ser analisados para todas as geografias;
  • O desenvolvimento e implementação de um plano integrado de vigilância da saúde;
  • A monitorização de diversos indicadores.

Considerando os riscos associados à saúde e a necessidade de geri-los através de uma abordagem preventiva, são concebidas e implementadas medidas e ações que promovem a vigilância, assim como a alteração de comportamentos de risco.

Porque é importante para a Galp e para os seus Stakeholders?

A Saúde dos nossos colaboradores é um valor fundamental a promover e a preservar na estratégia e atividade da Galp, transformando-o num compromisso de toda a Organização.

Consideramos, por isso, que o estado de saúde física e mental das nossas pessoas é determinante para o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional.

Esse equilíbrio contribui para a qualidade de vida de cada um, assim como para o bom funcionamento e sucesso da Empresa. O estado de saúde dos colaboradores afeta aspetos-chave da nossa Organização como a produtividade, o absentismo, a rotatividade, a segurança, qualidade e rentabilidade.

Descrição

Projeto

O programa Cuida-T nasceu na Galp España com o propósito de contribuir para a melhoria da saúde dos nossos colaboradores, gerindo e reduzindo os riscos inerentes ao seu envelhecimento.

Iniciado em 2015, trata-se de uma ação inovadora que se encontra estruturada em três fases:

Fase I: conhecer qual o nível de saúde que cada colaborador considera ter. Nesta fase, o nível de saúde é mensurada com indicadores subjetivos;

Fase II: realização trimestral de exames médicos específicos e análise dos resultados. Na análise dos resultados são controlados indicadores de saúde associados ao risco de infarto;

Fase III: Atribuição de um Coaching de Saúde, um dietista especializado e um treinador pessoal a cada participante, constituindo uma equipa que combina a alimentação e o exercício físico, e que apoia cada trabalhador em todo o processo.

Quinzenalmente, o departamento de Higiene e Segurança no Trabalho envia a todos os colaboradores os seus relatórios de saúde.

Objetivos e motivações para a implementação

Promover a proteção da saúde numa ótica mais abrangente, considerando todos os aspetos do estado de saúde físico, mental e social dos nossos colaboradores.

Estrutura do projeto

Dados

Este projeto abrangeu as cidades de Barcelona, Madrid e Valência.
  • pessoas envolvidas
    85 pessoas envolvidas
  • Tempo de implementação
    7 meses Tempo de implementação
  • Investimento
    4.000 euros Investimento

Mecanismos de avaliação dos resultados

A avaliação dos resultados é feita tendo em consideração a evolução dos valores de:

  • Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Tensão arterial;
  • Triglicéridos;
  • Colesterol;
  • Glicose.

Os colaboradores que tiverem obtido os melhores resultados serão premiados.

Resultados

O programa promove o bem estar dos colaboradores, e contribui também para a diminuição do absentismo. No último ano o número de dias de baixa diminuiu 30%.

A diminuição dos dias de baixa e da poupança nos custos são dados fornecidos pela mutua de trabajo — sistema público que gere as baixas dos trabalhadores, sendo quem regista os dias perdidos e faz estudos sobre a evolução dos dados.

Indicadores

 

Índice de massa corporal

Triglicéridos

 

Colestrol total

 

Glicose

Conclusões

Lições aprendidas 

Este Programa veio demonstrar que o investimento na promoção da adoção de hábitos saudáveis pelos colaboradores tem reflexos muito positivos, quer a nível de cada indivíduo quer da organização.

Com um reduzido investimento, boa comunicação dos objetivos do projeto e o envolvimento de todas as partes interessadas, é possível melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores. Esta situação tem um impacto positivo na vida pessoal dos colaboradores e na Empresa. Os resultados verificam-se no aumento da produtividade e redução das despesas associadas à saúde e absentismo.

Imprimir

Partilhar: