Galp como um ótimo lugar para trabalhar

Uma vez que é necessário fomentar as oportunidades ao longo da vida, desenvolver o conhecimento e as competências, encorajar a diversidade e a inclusão, promover o bem-estar e garantir o respeito dos direitos humanos, todo o potencial humano está inextricavelmente ligado ao desenvolvimento sustentável. A Galp acredita firmemente na gestão do potencial humano e do talento através de uma abordagem integrada profundamente enraizada no recrutamento, integração, gestão do desempenho, recompensa, reconhecimento, aprendizagem e formação, mobilidade, bem-estar, assim como com a sustentabilidade e os valores da empresa.

Em 2021, redefinimos o nosso objetivo. Damos prioridade à inovação e à agilidade, capacitando sempre as nossas pessoas e protegendo o planeta. Colocamos os nossos clientes em primeiro lugar, chegando até eles como Uma Só Galp que lhes fornece as soluções energéticas de que necessitam, enquanto restabelecemos as ligações entre natureza e humanidade que são essenciais para revitalizar as nossas comunidades. Comunicaremos abertamente e com empatia, para ganhar a sua confiança. Com isto, a imagem da marca Galp irá, inevitavelmente, regenerar-se, tornando-se um local entusiasmante para trabalhar.

Reenergisar as nossas pessoas

Sendo este um dos três pilares do nosso novo propósito, estamos empenhados em reenergisar as nossas pessoas. Parte desse objetivo corresponde à nossa ambição de fazer da Galp o melhor lugar para trabalhar, que permita às nossas pessoas mostrarem o seu potencial máximo.

Estamos a desenvolver novas competências, tirando partido da nossa sólida cultura de aprendizagem para impulsionar a agilidade e o alto desempenho em toda a organização com o objetivo de criar:

  • Cuidados | Recompensas justas, competitivas e transparentes, reconhecimento e foco no bem-estar
  • Mudança Cultural | Sentido de propósito e mudança cultural rumo à flexibilidade e confiança
  • Desenvolvimento de Liderança | Líderes focados nas pessoas, que dão o exemplo, promovendo uma cultura de Uma Só Galp
  • Experiência das Pessoas | Planeamento da sucessão de desempenho, cultura de aprendizagem, DE&I, novas pools de talento
  • Novas Formas de Trabalho | Estruturas e métodos de trabalho, agilidade, novas competências, referência em termos de eficiência

No ano passado, começámos a trabalhar na análise de pessoas, utilizando dados para gerir melhor o nosso capital humano, garantindo que reunimos as pessoas certas, nas posições certas, tomando os passos adequados para alcançar a estratégia da organização, tudo pelo custo certo. Um importante resultado disto é o nosso programa de mobilidade interna que funciona como oportunidade de desenvolvimento para os nossos colaboradores, permitindo-lhes experiências e redes de diversidade ao mesmo tempo que contribui para melhorar a sua agilidade. Promovemos a mobilidade interna como uma componente contínua e crucial da nossa estratégia de Pessoas. Em 2022, 334 pessoas mudaram de departamento internamente, com 32% do total de vagas internas a serem preenchidas por candidatos internos.

Na nossa jornada para fazer da Galp o melhor lugar para trabalhar e uma organização verdadeiramente focada nas suas pessoas, lançámos outro Programa Estratégico para as Pessoas, o Endorse – programa de referências. Este programa dá aos colaboradores a oportunidade de indicar profissionais que, na sua opinião, seriam perfeitos para as posições por preencher na Galp.

Alinhados com o nosso novo objetivo, estendemos os nossos benefícios aos colaboradores, dando prioridade a iniciativas que potenciem o nosso trajeto de transição energética como ofertas especiais para todos os colaboradores da Galp em energia Solar fotovoltaica, eletricidade, gás natural, combustíveis e outras energias e serviços.

Atrair e fortalecer o talento

A Galp está empenhada em enfrentar os desafios que se avizinham, gerindo o talento e capacitando a força de trabalho através de ações de formação, altamente centradas nas novas tendências e na transição energética. Alguns dos nossos projetos de aprendizagem podem ser consultados no nosso Relatório Anual ou no separador abaixo.

Para além de vários programas internos de promoção de jovens talentos, a Galp aderiu recentemente ao "Pacto para Mais e Melhores Empregos para os Jovens", uma iniciativa promovida pela Fundação José Neves com o patrocínio do Presidente português. Este pacto visa contribuir para o emprego dos jovens, comprometendo-se cada empresa signatária, até 2026 e com métricas e objetivos específicos, a contratar, manter, formar, desenvolver e garantir emprego de qualidade e dar voz à geração mais jovem. Para 2026, temos o objetivo de aumentar em 12% o total de jovens que trabalham na Galp.

Aprendizagem e formação

De forma a estimularmos uma verdadeira cultura de aprendizagem na Galp, definimos linhas orientadoras, que se traduzem no nosso Manifesto.

  • Trabalhamos com e para as pessoas.
  • Estimulamos a aprendizagem pela prática.
  • Encorajamos novas formas de pensar e de estar.
  • Incitamos a partilha de conhecimento.
  • Oferecemos novos contextos e ambientes.

Esta visão de desenvolvimento de pessoas, com vista à criação de programas de impacto transformacional, transferência de conhecimento e experiências, é suportada pela nossa estratégia de aprendizagem e formação baseada num modelo 70/20/10 (Fazer, Partilhar, Saber).

70 Fazer

aprendizagem através da experiência real que promova o desenvolvimento de skill técnicas, comportamentais e de negócio.

20 Partilhar

aprendizagem através das relações interpessoais criadas que promova alterações verdadeiramente transformacionais nas pessoas.

10 Saber 

aprendizagem formal para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, privilegiando parcerias estratégicas.

Medir 

métricas que permitam avaliar o impacto real da aprendizagem nas pessoas e na empresa.

Todo o processo assenta agora em sistemas de informação, no Learning Management System (módulo no nosso sistema de informação Success Factors) e a equipa de Aprendizagem e Formação está organizada de forma a responder aos desafios estratégicos das Unidades Organizacionais, através dos vários Business Partners.

 

No que diz respeito à atração de talento jovem, em 2022, a Galp promoveu várias iniciativas, com impacto em várias regiões onde operamos:

  • Generation Galp

A 24ª edição do programa acolheu 51 trainees, 46 em Portugal, 2 em Espanha e 3 no Brasil, dos quais 53% são mulheres e 47% são homens. O leque de qualificações foi variado, tendo 84% deles um mestrado, 12% uma licenciatura e 4% um curso técnico-profissional. O programa Generation Galp tem sido uma fonte sólida de entrada para novas gerações de colaboradores qualificados na empresa, com uma taxa de retenção de 70% de todos os participantes, desde a sua primeira edição.

  • Ready.Set.Galp

Pelo segundo ano consecutivo, a Galp lançou o programa de estágio para estudantes "Ready.Set.Galp" com o objetivo de proporcionar a primeira experiência de trabalho para alunos que estão a concluir o curso universitário. Em 2022, a Galp acolheu um total de 9 estagiários, 4 dos quais são homens e 5 mulheres, distribuídos pelas equipas de Comercial, Corporativo, Industrial e Midstream e Renováveis & Novos Negócios.

  • Mestrado em Engenharia Petrolífera

Em 2022, a Galp teve 12 estudantes a frequentar o programa de estágio, 4 portugueses e 8 brasileiros, com um equilíbrio de género de 58% de mulheres e 42% de homens. Depois do programa, 2 estudantes foram integrados na Galp, trabalhando atualmente nas equipas de Engenharia e Inovação do Upstream.

  • Galp Integration Program

Em 2022, integrados no grupo de trabalho "Juntos pela Ucrânia", lançámos o Galp Integration Program (GIP). Este programa visa ajudar pessoas vindas da Ucrânia a instalarem-se em Portugal, permitindo-lhes encontrar uma nova oportunidade de carreira na sua área de especialização e continuar a seguir o seu trajeto profissional. Fornecemos a todos os candidatos selecionados um pacote de apoio financeiro para ajudar na sua instalação em Portugal e na procura de oportunidades reais que satisfaçam os seus conhecimentos e capacidades. Aderiram à empresa 17 candidatos, 71% dos quais são mulheres e 29% homens.

  • Mentoring@Galp

Este ano lançámos a edição de 2022 do programa de mentores, com o intuito de permitir a partilha de conhecimentos importantes entre mentores e mentorandos, ao mesmo tempo que abordamos as necessidades organizacionais estratégicas e nos concentramos no desenvolvimento profissional e pessoal de todos os indivíduos acompanhados. Até ao momento, a edição deste ano, envolveu 24 mentorandos e 22 mentores. Os dados finais, incluindo horas de interações, só estarão disponíveis no final do programa.

A concretização dos programas de aprendizagem assenta numa lógica de efetiva parcerias com entidades e facilitadores de referência. Principais parcerias atuais:

  • Axialent
  • CATOLICA-LISBON School of Business & Economics
  • Escola Europeia de Coaching
  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • FCT – Universidade de Coimbra
  • FCT – Universidade de Lisboa
  • Heriot-Watt University
  • INDEG-ISCTE
  • Instituto Superior Técnico
  • Leadership Business Consulting
  • Media World Training
  • Nova School of Business & Economics
  • Porto Business School
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade do Minho
  • Vasco Gaspar (Mindfulness)
  2019 2020 2021 2022
Total de horas de formação (h) 201.854 169.368 181.655 191.551
Número médio de horas de formação por colaborador (h) 31 28 30 28,5
Horas de formação    
  2019 2020 2021 2022
  Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total
Gestores de topo 253 1.862 2.115 415 1.425 1.840 564 1.862 2.425 502 1.933 2.434
Quadros dirigentes 2.849 8.388 11.237 1.819 4.949 6.768 9.986 15.396 25.382 3.028 6.307 9.334
Quadros superiores 10.650 13.764 24.413 8.026 14.100 22.125 2.391 6.596 8.987 11.747 13.522 25.269
Especialistas 33.232 50.745 83.978 18.525 32.328 50.853 21.814 33.301 55.114 29.820 36.783 66.604
Outros 29.072 51.039 80.112 34.880 52.901 87.782 36.767 52.979 89.746 37.959 49.950 87.910
Total 76.056 125.798 201.854 63.665 105.703 169.368 71.521 110.134 181.655 83.056 108.495 191.551

 

 

Horas por colaborador                  
  2019 2020 2021 2022
  Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total Mulheres Homens Total
Gestores de topo 36,1 45,4 44,1 46,2 39,6 40,9 56,4 45,4 49,5 45,6 41,1 42,0
Quadros dirigentes 69,5 60,3 62,4 41,3 41,2 41,3 195,8 109,2 134,3 40,9 36,7 37,9
Quadros superiores 64,5 48,1 54,1 52,1 49,0 50,1 13,3 21,4 19,2 49,8 36,2 41,4
Especialistas 45,8 44,0 44,7 30,2 33,2 32,0 34,0 35,1 34,2 44,0 36,2 39,3
Outros 16,2 25,1 20,9 25,4 19,5 22,7 20,1 26,5 23,4 19,0 23,7 21,4
Total 27,8 34,5 31,1 24,4 30,2 27,7 26,4 32,0 29,5 27,7 29,2 28,5
Subjects Training hours 2021 Training hours 2022
SSA e Qualidade 36.352 40.887
Línguas 11.170 30.748
Sistemas de informação 21.617 17.124
Comportamental e liderança 39.352 19.427
Técnica 47.589 35.794
Gestão geral 7.407 9.205
Contabilidade e finanças 1.332 2.586
Gestão comercial de marketing 5.062 19.397
Recursos Humanos 3.959 6.308
Aprovisionamento e Logística 412 550
Jurídica 6.759 2.263
Administrativa e secretariado 142 145
Digital e inovação 28.518 10.807
Direitos humanos 4.398 1.206
Transição energética 288 5.224

Modelo de gestão de desempenho

O nosso modelo de gestão de desempenho é baseado numa cultura de feedback contínuo cujas características destacamos:

  • A sua universalidade;
  • O enfoque na motivação e no desenvolvimento das pessoas;
  • A orientação para a meritocracia e diferenciação;
  • A sua coerência e integração;
  • A sua objetividade.

Assim, este modelo valoriza particularmente as competências comportamentais, diretamente relacionadas com os valores Galp, em virtude do reconhecimento da importância de “como se faz” e não apenas de “o que se faz”. Destaca-se também a capacidade do modelo relativamente à diferenciação do grau de responsabilidade na consecução dos objetivos.

Em 2022, o processo de avaliação de desempenho abrangeu cerca de 100% dos colaboradores da Empresa. Adicionalmente, a avaliação 360º abrangeu 98% dos colaboradores no mesmo ano.

Criação de uma cultura de reconhecimento

Em 2022, lançámos o GROW (Great Recognition of Outstanding Work), um programa de reconhecimento cujo principal objetivo passa por promover uma cultura de reconhecimento juntamente com uma cultura de experimentação em todo o Grupo, essencial para a prossecução do processo de transformação da Galp. Este programa reconhece novas ideias materializadas em resultados extraordinários que contribuem para melhorias eficazes na segurança, eficiência operacional, agilidade organizacional, redução de custos, otimização de investimentos, sustentabilidade, parcerias, entre outras contribuições que possam ajudar na concretização dos principais objetivos e desafios do Grupo. Entre agosto e dezembro, foram reconhecidos e premiados um total de 148 colaboradores.

A Galp simplificou os seus processos de gestão de pessoas, com o intuito de criar um ambiente mais dinâmico e capacitar mais a organização. O modelo de avaliação de desempenho foi revisto em 2022, respondendo à necessidade da organização de reforçar o alinhamento cultural e incorporar uma mentalidade mais ágil no ADN da Galp, ajustada aos nossos princípios culturais. No final do ano, foi dada formação extensiva a todos os gestores/avaliadores em Avaliação de Desempenho, Calibração e Feedback, com o intuito de assegurar que todos avaliem corretamente os desempenhos, analisando comportamentos, competências e atitudes alinhados com os princípios culturais da Galp.

Benefícios e compensações

Na Galp preocupamo-nos com o bem-estar geral dos nossos colaboradores, disponibilizando um conjunto de benefícios aos mesmos. Disponibilizamos à generalidade dos nossos colaboradores e pensionistas um conjunto de seguros sociais para além dos que estão previstos no Código do Trabalho (por exemplo, seguro de saúde e seguro de vida)

Adicionalmente, implementámos um programa de benefícios flexíveis, com o objetivo de maximizar e personalizar os benefícios associados à remuneração variável.

O plano de benefícios flexíveis vem permitir que cada colaborador possa escolher, se assim o entender, de uma forma dinâmica, flexível e participada, os benefícios adicionais de que pretende usufruir, reconhecendo-se que pessoas diferentes têm necessidades diferentes e que estas se vão modificando ao longo da sua vida. Alinhados com as melhores práticas de mercado, são disponibilizadas, de forma facultativa e sem perda, parcial ou total, de qualquer benefício atualmente disponível, benefícios nas áreas da mobilidade, da saúde, da reforma, da educação e da tecnologia. Pretende-se assim reforçar os valores da empresa, alargar as áreas de proteção social e reforçar o employer brand da organização.

Consulte também os Tópicos de saúde e segurança cobertos nos acordos formais com os Sindicatos.

Relações laborais

Os representantes da Administração reúnem mensalmente com os representantes dos colaboradores das empresas do Grupo que elegem Comissões para representá-los.

Estas reuniões têm por objetivo a apresentação, a análise, a discussão e o esclarecimento quanto a temas e situações de âmbito profissional que se considerem relevantes na vida da Empresa e dos nossos colaboradores.

Em 2022, as empresas Galp (Petrogal, Enerfuel, SAAGA, Galpgeste) realizaram 14 reuniões com os trabalhadores e 8 Plenários para discutir assuntos do interesse dos colaboradores, como condições de trabalho, aumentos salariais e benefícios. Tópicos relacionados com refinação, teletrabalho, avaliação de desempenho, Política de Distribuição de Dividendos, resultados, fundo de pensões, igualdade de género, segurança entre outros, fazem parte da agenda das reuniões das Comissões e Subcomissões de Trabalhadores. A este nível, foram realizadas 16 reuniões em 2022.

Diagnóstico ao clima organizacional

A Galp tem como objetivo estratégico criar um clima organizacional que promova um sentimento de pertença, de perspetiva de carreira e de desenvolvimento, para que cada colaborador sinta a motivação e o sentido de missão necessários para realizar as suas funções.

Neste sentido, em 2022, realizámos um novo diagnóstico do clima organizacional, baseado num questionário alinhado com as melhores práticas internacionais nesta matéria, criando mais um canal para os nossos colaboradores fazerem ouvir a sua voz e contribuírem para o estabelecimento das prioridades de atuação para os anos seguintes.

  2018/2019 2021 Target 2022
Índice de envolvimento dos colaboradores 79% 74% 75%(1) 74%
Taxa de participação - 82% - 66%

(1) Nível de envolvimento alinhado globalmente com 55 organizações de elevado desempenho, de acordo com estudo da Korn Ferry

Salientar que, em 2021, 83% dos nossos colaboradores se sentem orgulhosos de trabalhar na Empresa e 92% sentem que são tratados com respeito.

Os planos de ação traçados para 2022, decorrentes da análise de resultados ao diagnóstico do clima organizacional, incidirão prioritariamente nas dimensões com resultados menos sólidos e onde podemos, enquanto organização, melhorar. Paralelamente, apostaremos no reforço nos nossos fatores diferenciadores e em que as perceções são já positivas.

Instrumentos de comunicação interna

Cientes de que a comunicação é fulcral no envolvimento com os nossos colaboradores, dispomos de uma série de instrumentos de comunicação e de promoção da partilha de informação, nomeadamente via intranet (mygalp), newsletters digitais periódicas, vídeos, clipping de artigos media sobre a Empresa, setor, mercado e tendências, etc.

Portal do colaborador

O Portal do Colaborador tem vindo a afirmar-se progressivamente, ao longo dos anos, como uma ferramenta importante para a agilização e desmaterialização dos processos operacionais de recursos humanos. Pretendemos aumentar a produtividade, a qualidade e o nível de serviço prestado.

O Portal constitui uma solução web com um importante conjunto de benefícios:

  • Faculta aos colaboradores autonomia de acesso a serviços e informação através de interface intuitivo e simplificado;
  • Disponibiliza aos gestores um conjunto de ferramentas para melhorar a eficiência e eficácia da gestão das equipas de trabalho, reduzindo simultaneamente a carga administrativa;
  • Proporciona a modernização e simplificação dos processos, o aumento da eficiência/eficácia e racionalização dos custos operacionais;
  • Permite aos profissionais de RH direcionar a sua atenção para atividades de maior contribuição estratégica para a Organização, minimizando o seu envolvimento em tarefas de reduzido valor acrescentado.

Assumir como prioridade de topo o bem-estar das pessoas

Estamos empenhados em fazer da Galp o melhor lugar para trabalhar e para isso estamos concentrados em dar às pessoas as melhores condições de trabalho possíveis, promovendo a segurança, a saúde e o bem-estar no local de trabalho.

Promoção de condições de trabalho flexíveis

Em 2022, implementámos integralmente a "Política de Trabalho Inteligente" - Hybrid Home Office - que começou durante a pandemia de Covid-19, que consiste em esquemas de trabalho flexíveis, proporcionando melhores opções de conciliação, a fim de promover um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Este objetivo foi confirmado por um inquérito onde os colaboradores inquiridos classificaram em 7,89/10 o seu nível de satisfação com o novo modelo e 4,29/5 quando questionados se o novo modelo ajudou a ter uma melhor conciliação entre a vida pessoal e profissional. Em 2022, com o propósito de promover formas de trabalho flexíveis e ágeis, foram inaugurados na nossa sede espaços ágeis para acelerar o trajeto de transformação digital da empresa com auditórios para retrospetivas, sessões de design thinking, de lean inceptions, salas de repouso e secretárias de canto individuais, para promover o trabalho colaborativo e ágil.

Proteger a saúde das nossas pessoas

2022, um ano em que o mundo ainda está a recuperar dos impactos da pandemia de Covid-19, a Galp continua a assegurar que todos os colaboradores tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável, promovendo a saúde e o bem-estar nas suas atividades diárias.

Em 2022, a nossa Medicina do Trabalho continuou a realizar exames médicos periódicos, importantes para os trabalhadores devido aos novos desafios do trabalho, tais como o trabalho à distância, a utilização de tecnologias, a conciliação do trabalho com a vida pessoal, estilos de vida, socialização e os respetivos impactos na sua saúde física e mental. Continuámos também a acompanhar a situação decorrente da pandemia Covid-19, procurando assegurar, a todo o momento, condições de saúde e segurança adequadas para prevenir o risco de contágio, através da identificação e divulgação de medidas restritivas adaptadas a cada realidade.

O bem-estar é um pilar estratégico para Galp, uma vez que o nosso objetivo passa por ter um plano contínuo com várias iniciativas à disposição dos nossos colaboradores que visam promover o seu bem-estar ajudando-os com os desafios de saúde, mentais e físicos a que possam estar expostos. A Galp está concentrada em assegurar uma experiência equitativa de saúde e bem-estar para cada uma das nossas pessoas, em todos os locais e geografias, assegurando que todos se sintam mais saudáveis, mais produtivos e mais felizes.

Este ano, continuámos a promover várias iniciativas, em todas as geografias, nomeadamente: consultas de nutrição (em Portugal e Espanha), apoio à saúde mental (em Portugal e Cabo Verde), ioga, pilates e parcerias de ginásio (em Espanha e Brasil), fisioterapia (em Espanha e Cabo Verde), realização de workshops sobre saúde mental e prevenção do suicídio (em Portugal, Cabo Verde e Moçambique), entre outros. Em sintonia com o nosso compromisso de fomentar uma cultura de proteção e apoio parental, desenvolvemos um kit parental, com informações sobre todos os novos temas relevantes de parentalidade, tais como direitos e deveres, regime jurídico, contactos e procedimentos úteis e a entrega de kits parentais a todos os recém-progenitores.

Os desafios para 2023 estão intimamente ligados à nova realidade mundial, com um cenário subjacente de incerteza prolongada. Este ciclo começou com a pandemia e foi reforçado pela guerra na Ucrânia, no início deste ano. Neste contexto, o foco principal da Galp está nas pessoas, pois a resiliência da nossa força reside num ambiente de trabalho onde cada um dos nossos colaboradores dispõe das ferramentas necessárias para melhor se adaptar a situações adversas, sendo capaz de gerir o stress e permanecer motivado.

Monitorização e desempenho

A Galp monitoriza constantemente o desempenho dos seus programas, recolhendo indicadores-chave no que diz respeito à saúde ocupacional e à vigilância médica.

A recolha destas informações permite concluir que o impacto tem sido positivo e que se reflete nos seguintes fatores:

  • Desenvolvimento de uma cultura e de procedimentos operacionais associados à segurança e saúde no trabalho;
  • Menor incidência de doenças profissionais.
  2019 2021 2022
Número de exames médicos de admissão 326 489 719
Número de exames médicos ocasionais 3.604 3.361 2.532
Número de exames médicos periódicos 2.855 2.872 3.318
Total 6.785 6.722 6.569

 

Promovemos a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e familiares através das seguintes ações:

  • Promovemos a adoção de comportamentos saudáveis e de vida ativa (ex: consultas de nutrição e prevenção da obesidade e de doenças cardiovasculares);
  • Promovemos a realização de conferências temáticas, nomeadamente: estilo de vida ativo e positivo, hábitos de vida saudável; como adotar uma alimentação saudável no dia a dia; riscos psicossociasi e gestão do stress, entre outros;
  • Promoção de Consultas de Nutrição e prevenção de acidentes cardiovasculares;
  • Implementamos programas de desenvolvimento pessoal e gestão de inteligência emocional, na ótica da promoção do bem-estar;
  • Realizamos campanhas de sensibilização e prevenção de doenças e epidemias em áreas geográficas de risco (e.g. vírus zika, ébola, dengue, malária, VIH, tuberculose, etc.);
  • Realizamos periodicamente campanhas de sensibilização dos riscos associados às viagens. Os riscos inerentes às deslocações em diferentes áreas geográficas podem ser minimizados se o viajante agir de forma informada e preventiva, adotando as devidas precauções antes, durante e após a viagem;
  • Promovemos consultas médicas prévias, onde são divulgados os principais alertas, recomendações e medidas de prevenção e precaução, por área geográfica.

Garantimos a vigilância médica para proteger as nossas pessoas, os nossos parceiros e comunidades, através das seguintes ações:

  • Avaliamos os efeitos das nossas atividades na saúde dos nossos colaboradores, parceiros e comunidades, nas diferentes áreas geográficas onde atuamos. Asseguramos a vigilância da saúde em três aspetos fundamentais:
    • Realização de exames médicos periódicos aos colaboradores, de acordo com protocolos definidos em função dos riscos da atividade;
    • Avaliação e prevenção dos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonómicos;
    • Prevenção das doenças e diagnóstico precoce.
  • Promovemos ativamente a sensibilização dos colaboradores, emitindo alertas sobre os principais cuidados a ter em cada área geográfica e em cada viagem;
  • Monitorizamos os indicadores-chave e desenvolvemos programas específicos e adaptados a grupos de risco, áreas geográficas e atividades.

Proteger as nossas pessoas também é cuidar delas na adversidade, seja ela um acidente ou o aparecimento súbito de uma doença.

Por essa razão, na proteção à saúde das nossas pessoas asseguramos a ajuda de emergência em todas as áreas geográficas:

  • Prestação de cuidados de saúde, em caso de acidente de trabalho, até à total recuperação do colaborador, incluindo o regresso e completa integração no seu posto de trabalho;
  • Prestação de cuidados de saúde aos trabalhadores e aos seus familiares — em caso de doença ou acidente pessoal — incluindo o repatriamento e a evacuação médica de emergência, no caso dos expatriados.

Com uma cobertura a nível nacional, a Galp dispõe de Centros Médicos, garantindo através deles quer os Serviços de Medicina do Trabalho quer os Serviços de Medicina Curativa, assegurando o acesso a cuidados médicos primários (medicina geral e familiar e medicina interna) e incluindo algumas especialidades como a Medicina Dentária e outras mais frequentemente utilizadas, colocando à disposição dos seus colaboradores um conjunto de clínicos e auxiliares de saúde de excelência.

Centros Médico por zonas geográficas:

  • Norte – CM de Matosinhos e CM Refinaria de Matosinhos
  • Centro – CM Rua do Alecrim e CM Torres de Lisboa
  • Sul – CM Refinaria de Sines e CM Santo André

Principais serviços prestados:

  • Consultas de Medicina Geral e Familiar
  • Consultas e tratamentos de Medicina Dentária
  • Consultas de especialidade (Medicina do Trabalho, Oftalmologia, etc.)
  • Exames médicos de aptidão para o trabalho (admissão, periódicos e ocasionais)
  • Análises Clínicas
  • Tratamentos de enfermagem (colocação e reaplicação de pensos, injeções, vacinas)
  • Prestação de primeiros socorros
  2022
Número de semanas de licença parental primária totalmente remunerada concedidas 17
Número de semanas de licença parental secundária totalmente remunerada concedidas 4
Taxa de retenção, após a licença parental 100%

 

Para os funcionários da Petrogal, é fornecido um subsídio mensal para apoio aos filhos. De acordo com o acordo de Empresa, o subsídio aplica-se aos filhos dos colaboradores entre os 2 meses e os 5 anos e destina-se a ajudar nas despesas do jardim de infância. O subsídio é pago 11 meses/ano e o valor é ajustado anualmente de modo a considerar as alterações de mercado. Também é dado apoio financeiro a colaboradores com filhos com deficiência motora, mental ou intelectual.