Incorporar uma cultura de cyber no nosso ADN
De acordo com a Bitsight (uma empresa de Avaliações de Cyber), a Galp está atualmente posicionada dentro das 10% melhores empresas do Setor Global de Energia em termos da sua postura de Cibersegurança. Uma avaliação efetuada durante 2022, por uma parte externa, também confirmou que o Nível de Maturidade Cyber da Galp está acima da referência mundial.
Foram lançadas várias iniciativas para sensibilizar os colaboradores para as ameaças cyber que surgiram neste contexto, bem como alertas públicos aos clientes e à sociedade em geral, relativamente a situações em que os cibercriminosos tentaram tirar partido da reputação de Galp para levar a cabo tentativas de fraude cibernética. A Galp continuou a investir na promoção de um programa de Cultura de Cibersegurança através da sua marca "CyberOn". Para além de dezenas de conteúdos de sensibilização, campanhas e formações - incluindo exercícios regulares de phishing - está a ser implementada uma nova plataforma Cyber Gamification para explorar outras lacunas de segurança e medir a eficácia dos conteúdos de sensibilização e formação que estão a ser desenvolvidos através desta abordagem de aprendizagem adaptativa. Também alinhados com o nosso objetivo de incorporar a uma cultura de cyber no nosso ADN, a partir de 2023 teremos formações obrigatórias sobre temas de cibersegurança.
Neste ano, foi desenvolvido um novo Roadmap de Cyber, para o período de 2023-2024, com várias iniciativas e projetos que visam alinhar a Maturidade Cyber da Galp com o quartil superior global para todos os setores, incluindo a definição de uma nova abordagem de valor em risco e unidade de garantia de valor, para assegurar uma focalização baseada no risco e a priorização de investimentos e iniciativas.
Guia para uma transição energética Cyber-resiliente
A Galp contribuiu para o desenvolvimento deste guia, em conjunto com os nossos colegas do World Economic Forum, promovendo assim um mundo mais sustentável e mais seguro.