Igualdade de género
Em 2021, a Galp estabeleceu como objetivo uma convergência acelerada para atingir a paridade de género até 2030, em todas as posições de gestão e não-gestão.
Atualmente, na Galp, mais de 44% dos nossos colaboradores são do sexo feminino. Contudo, a presença de mulheres em posições de liderança está abaixo da nossa meta (35%). Estamos atualmente a definir e implementar iniciativas para promover a liderança feminina e capacitar as mulheres dentro da nossa organização.
Em 2023 e pelo 6º ano consecutivo, a Galp publicou o Plano para a Igualdade, um documento aprovado anualmente pela Comissão Executiva que contém os nossos principais objetivos para alcançar a igualdade de tratamento e oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação de género e o equilíbrio entre vida pessoal, familiar e profissional.
Também este ano, conduzimos uma análise da equidade salarial, que foi partilhada com a nossa comissão de trabalhadores, com o compromisso de reduzir a diferença salarial nos próximos anos, especialmente nos cargos administrativos. A fim de assegurar este princípio de igualdade salarial para as mesmas funções, ou funções de valor equivalente, a Galp aplica o princípio da meritocracia do desempenho no exercício de promoções e progressões, o que conduz a uma redução prevista de 20% na diferença salarial entre os géneros.
Promovemos a igualdade de género expressando o nosso compromisso com a implementação dos sete Empowerment Principles das Mulheres, uma iniciativa das Nações Unidas. Em 2022, a Galp continuou a participar no grupo de trabalho "Target Gender Equality" do Pacto Global da ONU, renovando também a sua parceria com a PWN (Professional Women Network) e o Business Equality Forum - IGEN, um organismo nacional que promove a igualdade e a não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional.