The Global Compact
Pacto global das Nações Unidas
Comprometemo-nos a respeitar e proteger os dez princípios universais enunciados pelas Nações Unidas.
Estamos investidos em defender estes princípios através da definição de políticas, estabelecimento de objetivos e implementação e monitorização de medidas.
Os dez princípios universais relacionados com os direitos humanos dividem-se em quatro dimensões práticas:
- Os direitos humanos;
- As práticas laborais;
- A proteção ambiental;
- A anticorrupção.
Os dez princípios universais — United Nations Global Compact
Saiba mais sobre o Global Compact.
Equality Means Business
A Galp subscreveu os Women’s Empowerment Principles – Equality Means Business (WEP), uma iniciativa conjunta do United Nations Global Compact e do United Nations Development Fund for Women que visa a promoção da igualdade de género.
No âmbito do seu compromisso de promoção da igualdade de género, a Galp expressou publicamente o seu compromisso na implementação dos sete Women’s Empowerment Principles.
Com esta iniciativa, as Nações Unidas pretendem que as empresas subscritoras dos princípios estabeleçam uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de género; tratem as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garantam a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores. A promoção da educação, formação e desenvolvimento profissional para as mulheres estão entre os princípios dos WEP. As empresas terão ainda de promover a igualdade através de um conjunto de iniciativas e de medir e divulgar indicadores do progresso para atingir a igualdade de género.
Fórum Empresas para a Igualdade
Promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), esta iniciativa compromete-nos a desenvolver ações de promoção de igualdade de género.
Aderimos ao Fórum de Organizações para a Igualdade (iGen), em 2014, com vista a aprofundar os princípios de igualdade e da não-discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar.
Pretendemos alcançar melhorias no âmbito das práticas sustentáveis, da justiça organizacional e da satisfação de todos os nossos colaboradores.
Conheça aqui a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e o nosso Plano para a igualdade para 2022.
Código de conduta - Empresas e VIH
Na consolidação do nosso compromisso com a responsabilidade social subscrevemos, em 2012, o código de conduta – Empresas e VIH.
Reforçamos o nosso empenho com os valores da não-discriminação e da igualdade de direitos dos trabalhadores, independentemente da sua condição de saúde.
Este código de conduta, enquadrado pelos princípios adotados pela Organização das Nações Unidas e o Código de Conduta da Organização Internacional do Trabalho, consagra:
- A não discriminação de pessoas que vivem com a infeção pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana);
- A igualdade no acesso à prevenção e ao tratamento da infeção pelo VIH;
- A divulgação junto dos trabalhadores de informação relativa à infeção;
- O reconhecimento que a realização de testes para deteção da infeção é uma medida de saúde pública importante, que não pode comprometer o ingresso e a progressão na carreira do trabalhador.
Zero Routine Flaring
Em 2015 aderimos, como operador de exploração e produção, à iniciativa de Zero Routine Flaring by 2030.
O nosso objetivo é dimensionar para zero flaring os novos projetos de E&P, em condições de operação normal. Assim, em 2015 tivemos a oportunidade de reforçar este mesmo compromisso ao aderirmos à iniciativa do World Bank em prol de uma atividade de E&P sem flaring em condições de operação normal (em inglês, routine flaring).
A meta passa por reduzir a queima de gás (em operação normal) e consequentemente a emissão de CO2, entre outros poluentes. Este objetivo projeta-se até 2030 e a iniciativa conta com a adesão de diversas instituições, entidades governamentais e empresas do nosso setor.
Consulte a divulgação oficial do World Bank.
CDP
Apoiamos a iniciativa CDP — uma plataforma que divulga informação ambiental relevante para a gestão de impactes e proteção do ambiente.
Este apoio reflete o nosso comprometimento com a satisfação das necessidades energéticas futuras, a minimização da intensidade carbónica da nossa atividade e a proteção do ambiente.
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é a promoção da redução das emissões de gases de efeito estufa, a salvaguarda dos recursos hídricos e proteção das florestas junto de empresas e entidades governamentais. Trata-se de uma plataforma que divulga informação ambiental relevante para a gestão de impactes e proteção do ambiente. Os dados de desempenho ambiental, voluntariamente fornecidos por diversas entidades públicas e privadas, são recolhidos e transformados pelo CDP em análises sobre riscos ambientais críticos, oportunidades e impactos. A informação resultante é usada por investidores, clientes e decisores públicos para a tomar melhores decisões, gerir o risco e capitalizar oportunidades.
De acordo com o ranking do CDP de 2021, a Galp foi mais uma vez distinguida pelas suas ações em matérias de gestão de recursos hídricos e de informação produzida na vertente de riscos associados a alterações climáticas e de oportunidades de menor intensidade carbónica.
A Galp recebeu a classificação B nas categorias de gestão de recursos hídricos e alterações climáticas.
Esta distinção reconhece mais uma vez o compromisso da Galp em melhorar de forma contínua o desempenho das suas operações através de uma utilização mais eficiente e sustentável dos recursos naturais, garantindo a conformidade com as melhores práticas de ESG.