pt Seta

Fundação Galp contribui para a qualidade de ensino

31.01.2020
  • Fundação Galp reforça compromisso de contribuir para a educação no País
  • Educação é um eixo central na estratégia da Responsabilidade Social do Grupo
  • Projecto Educar Para o Futuro (2019-2021), em parceria com a ONGD Helpo
    já apoiou 3.213 beneficiários diretos

A Fundação Galp e a Helpo voltaram este ano a oferecer material escolar diverso aos estudantes da 9ª classe da Escola Secundária de Natoa, na Província de Nampula, no âmbito da abertura oficial do ano lectivo 2020, continuando assim a promover a melhoria de qualidade das condições de ensino.

Esta entrega ocorreu numa cerimónia com a presença dos alunos, da direção da Escola, dos líderes comunitários e de outros convidados.

A Galp reafirma assim o seu compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades onde está presente, em sintonia com os objectivos de desenvolvimento sustentável. Neste caso, a acção promove o acesso a educação de qualidade, que é um eixo central na estratégia de Responsabilidade Social da Galp e da sua Fundação, com particular impacto no futuro e no bem-estar das crianças e, a longo prazo, de toda a sociedade.

Em Moçambique, desde o ano passado, a Galp marcou o início deste percurso de três anos em parceria com a ONGD Helpo, através do Projeto “Educar Para o Futuro”, tendo já sido beneficiados directamente 2.954 estudantes em sete escolas em Nampula (EPC de Natoa; Salas anexas da Escola Secundária de Namaita; Escola Polivalente São João Batista do Marrere; Escolinha de Micolene; Escolinha de Ilocone; Escolinha de Mahunha; e Escolinha de Munimaca) e duas em Cabo Delgado (Escola Secundária Januário Pedro e EPC de Chinda).

Ao longo dos três anos de vigência do Projecto, a escola de Natoa recebe anualmente 50 coleções de manuais escolares para o ensino secundário, para usufruto dos professores e alunos, e um apoio na confecção e distribuição de lanche escolar (Projeto Ephawila), duas vezes por semana.

No ano passado, na mesma comunidade escolar, 156 alunos do ensino secundário (8ª classe) receberam pela primeira vez bolsas de mérito Fundação Galp. A entrega de bolsas de mérito aos alunos corresponde ao apoio no pagamento de propinas, material escolar, manuais escolares, bicicletas e outros recursos importantes para garantir melhor aproveitamento escolar.

Importa ainda referir que serão dinamizadas, anualmente, 10 sessões de educação para a saúde, destinadas aos encarregados de educação e pais dos alunos da escola, abordando temas como a importância da alimentação saudável e dos lanches, como confecionar papas enriquecidas para evitar problemas relacionados com desnutrição, como tratar parasitoses intestinais e assuntos afins.

Imprimir

Partilhar: