Espera-se que esta expansão seja seletiva, principalmente alavancada na execução dos ativos existentes, enquanto desenvolvemos a nossa presença em mercados onde existe uma vantagem estratégica, maioritariamente através de early stage moves, e diversificação de tecnologias.
A estratégia renovável da Galp assenta no equilíbrio da sua presença em mercados maduros e não maduros, para assegurar um portefólio sustentável a longo prazo ajustado aos riscos e oportunidades de cada mercado, mas também assente em abordagens ativas de energy management, otimização da estrutura de capital e rotação de ativos.
Esta estratégia, aliada à exploração de diferentes pools e upsides na cadeia de valor, deverá permitir o aumento do valor dos seus projetos e a obtenção de um crescimento orientado para a criação de valor.
A Empresa espera alocar, em média, cerca de 30% do capex anual líquido estimado para o Grupo entre 2021 e 2025 ao desenvolvimento do seu portefólio de geração de energia renovável.
Em 2021, a Galp assegurou um montante de até €732 m do Banco Europeu de Investimento (BEI) para a construção de centrais de energia solares e instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos na Península Ibérica, um passo crucial para aumentar o ritmo de desenvolvimento de tais projetos e ajudar a Empresa a acelerar a integração de soluções energéticas, de baixo ou carbono nulo, nos seus negócios.