Renováveis

A Galp é um dos principais produtores de energia solar fotovoltaica na Ibéria. No final de 2022, o pipeline de produção bruta de energia renovável da Galp aumentou de cerca de 4,7 GW para 9,0 GW, incluindo projetos em operação, construção e diferentes fases de desenvolvimento, localizados em Portugal, Espanha e Brasil. A Galp terminou 2022 com 1,4 GW de capacidade já em funcionamento, após mais 400 MW em nova capacidade operacional terem ficado operacionais durante o ano.

 

Destaques 2022

Com uma plataforma renovável competitiva e as competências para a fazer prosperar, o objetivo da Galp é expandir gradualmente a sua carteira de geração renovável para 4 GW de capacidade operacional total até 2025, continuando a crescer durante a década. 

O plano de expansão para atingir os nossos objetivos de desenvolvimento é seletivo, baseado na execução do pipeline existente, ao mesmo tempo que aumenta a nossa presença em mercados onde existe uma vantagem estratégica para a Galp. A diversificação de tecnologias desempenhará certamente um papel importante na construção de um negócio mais resiliente com baixo teor de carbono, juntamente com oportunidades de hibridação e armazenamento.

A estratégia renovável da Galp assenta no equilíbrio da sua presença em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento para assegurar um portefólio sustentável a longo prazo, ajustada aos riscos e oportunidades de cada mercado, mas também para implementar abordagens ativas da gestão de energia, otimização da estrutura de capital e rotação de ativos. Isto deve permitir o aumento da criação de valor dos projetos de energias renováveis e um crescimento de qualidade.  

A expansão do nosso portefólio de produção de energia renovável é crucial para o nosso trajeto de descarbonização. Como tal, temos vindo a crescer e a fortalecer a nossa equipa, para garantir que continuamos a crescer e a desenvolver as competências necessárias para acelerar a nossa curva de aprendizagem, que permitem o rápido desenvolvimento do nosso portefólio, e a diversificação tanto geográfica como tecnológica. 

Espanha

A Galp entrou no mercado da energia solar em Espanha em 2020 através de um acordo com o Grupo ACS para estabelecer a Titan 2020 S.A. (Titan Solar), uma JV destinada a desenvolver uma carteira de projetos fotovoltaicos solares em Espanha. A Galp detém uma participação de 75,01% nesta JV, e esta participação foi contabilizada nas demonstrações financeiras da Galp utilizando o método da equivalência patrimonial.

Em 2022, a Galp adquiriu os 24,99% que ainda não detinha da Titan. A participação foi adquirida à Cobra, a qual tinha adquirido a posição da ACS, por um valor total de €140 m.  

O portefólio do projeto Titan Solar inclui 1,2 GW de centrais fotovoltaicas solares em funcionamento e vários projetos em diferentes fases de desenvolvimento com cerca de 1,6 GW de capacidade operacional adicional prevista para 2025, todos localizados em Espanha.

A integração total desta carteira de alta qualidade reforçou a posição da Galp como player líder em painéis fotovoltaicos solares na Península Ibérica, permitindo maior controlo e mais oportunidades no seu desenvolvimento e criando novas oportunidades de aumento de valor. 

Portugal

Em Portugal, a Galp detém uma carteira de 507 MW de projetos fotovoltaicos solares, incluindo 144 MW em Alcoutim, no Algarve, o primeiro projeto de Galp em Portugal, que começou a dar o seu contributo em 2022.

O pipeline do portefólio inclui também 343 MW em Ourique e 8 MW em Odemira, ambos no Alentejo, em diferentes fases de desenvolvimento. A capacidade instalada da Galp para produzir energia renovável em Portugal inclui também 12 MW de um parque eólico em operação.  

Brasil

A Galp entrou no mercado brasileiro das energias renováveis em 2021 com a aquisição de alguns projetos solares fotovoltaicos com uma capacidade combinada de c.590 MW.  

Em 2022, a Galp assegurou novos projetos de energia renovável no Brasil, incluindo a expansão para a energia eólica através de acordos com a SER Energia e a Casa dos Ventos. Estes acordos dão acesso a vários projetos fotovoltaicos e eólicos localizados em nove estados brasileiros, acrescentando dimensão e opcionalidade à ambição de crescimento da Galp. O acordo com a SER Energia inclui a aquisição de projetos em desenvolvimento na área geográfica conhecida como “solar belt”, enquanto o acordo com a Casa dos Ventos inclui a aquisição de um cluster de 216 MW de parques eólicos em desenvolvimento no Nordeste do Brasil.

Imprimir

Partilhar: