Hidrogenio verde
A Galp encontra-se a analisar a produção de hidrogénio verde, como uma das soluções mais eficientes para fazer face aos desafios relacionados com a descarbonização de determinados sectores.
A Empresa encontra-se numa posição privilegiada para desenvolver o hidrogénio verde, capturando todo o potencial do seu energy hub em Sines, dos seus clientes de mobilidade, geração renovável e alavancando suas competências industriais.
A Galp está a avaliar o desenvolvimento de um eletrolisador de 100 MW numa primeira fase, tendo a ambição de expandir esta capacidade ao longo da década para 0,6-1,0 GW, assumindo um business case seja comprovado, permitindo a substituição total do atual consumo de hidrogénio cinzento de Sines pelo verde.
Cadeia de valor das baterias
A eletrificação será fundamental para promover a ambição da Europa de obter a neutralidade carbónica até 2050 e o armazenamento desempenhará um papel fundamental, abrindo caminho para uma transição sustentável, uma vez que a UE pretende tornar-se uma geografia líder na produção de baterias de íons de lítio e mobilidade elétrica.
A Galp está a avaliar oportunidades na cadeia de valor das baterias de iões de lítio, que se encontra em rápido crescimento, nomeadamente o desenvolvimento de uma unidade de processamento de 25 kton de carbonato de lítio equivalente em Portugal. A Empresa está a desenvolver parcerias-chave e off takers e a construir capacidades internas para o desenvolvimento destes projetos.