Relativamente aos New Businesses a Galp está, proactivamente, a procurar soluções que possam desempenhar um papel fundamental na cadeia de valor energética do futuro. Esta área foi projetada para servir como uma incubadora de novos meios de criação de valor, testando, validando e desenvolvendo conceitos até ao seu amadurecimento, de forma a poderem desenvolver-se independentemente ou ser incorporados por outras unidades de negócios, como aconteceu com o hidrogénio verde, que foi recentemente integrado na área de Industrial & Energy Management, bem como a Galp Solar e a GowithFlow que passaram a integrar o negócio Commercial.
Cadeia de valores de lítio para Veículos Elétricos
A eletrificação será fundamental para promover a ambição europeia de zero emissões até 2050, e o armazenamento desempenhará um papel fundamental no caminho para uma transição sustentável, uma vez que a União Europeia (UE) pretende tornar-se líder na produção de baterias de lítio e na mobilidade elétrica.
Portugal dispõe de várias vantagens competitivas para desenvolver uma cadeia de valor integrada, nomeadamente recursos naturais, capacidade de produção automóvel próxima, infraestruturas, energias renováveis e posição geográfica.
Por outro lado, a Galp encontra-se numa posição privilegiada, devido à sua experiência na operação de grandes negócios industriais e processos químicos, experiência na obtenção e comercialização de matérias-primas, know-how nas energias renováveis e uma mão-de-obra altamente qualificada.
Como tal, e considerando a perspetiva de um crescimento acentuado de Veículos Elétricos, a Galp está a avançar com planos para participar no desenvolvimento de uma cadeia de valor local e integrada.
Em dezembro de 2021, a Galp estabeleceu a joint venture "Aurora" com a Northvolt para o desenvolvimento de uma unidade de conversão de lítio com uma capacidade de produção anual de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio, prevendo-se o início das operações até 2025 e das operações comerciais até 2026.
A joint venture está atualmente a realizar estudos técnicos e económicos e a analisar várias localizações possíveis.
A Galp e a Northvolt explorarão também em conjunto outras oportunidades na cadeia de valor das baterias de lítio, nomeadamente com foco na Ibéria.
A Galp lidera também o consórcio de 17 membros que apresentou um pedido de fundos do Plano Português de Recuperação e Resiliência (PRR), que pode contribuir para o desenvolvimento deste projeto, bem como apoiar toda a cadeia de valor em Portugal, desde a exploração mineira até à reciclagem, tanto no investimento do produto como nas componentes de investigação e desenvolvimento.
A Galp vê a cadeia de valor das baterias como uma oportunidade escalável e, à medida que o negócio evoluir, existe o potencial para expandir a sua capacidade de conversão ao longo da década.
Empresas de Capital de Risco e Outros negócios
Durante 2021 a Galp acelerou as suas atividades de Capital de Risco Corporativo. A Empresa aumentou a sua participação no fundo de capital de risco Energy Impact Partners (EIP), uma plataforma de investimento que se foca nas oportunidades relacionadas com a transição energética. Através deste fundo, a Empresa tem estado exposta à investigação de alto nível e envolvida em projectos inovadores, procurando trazer alguns novos parceiros comerciais que ajudarão a Galp a navegar com sucesso na transição energética.