Cogeração

As atividades da Galp relacionadas com a eletricidade são também suportadas pelo funcionamento de unidades de cogeração em Portugal que possuem uma capacidade instalada combinada de 91 MW, estando a unidade principal instalada na refinaria de Sines. Esta unidade é altamente eficiente, pois combina produção de calor e eletricidade, e é um importante fornecedor de vapor para as operações da refinaria.

Na sequência da decisão de descontinuar as operações de refinação em Matosinhos a partir de 2021, a Galp também suspendeu as operações de cogeração em Matosinhos a partir de outubro de 2021.

Em 2021, as unidades de cogeração produziram aproximadamente 980 GWh, menos 28% YoY, refletindo a menor contribuição da cogeração de Matosinhos.

Sobre a cogeração

A cogeração consiste na produção simultânea de energia térmica (calor) e energia mecânica (elétrica), a partir de um único combustível. Procede-se ao aproveitamento local do calor residual originado nos processos termodinâmicos de geração de energia elétrica que, de outra forma, seria desperdiçado. Nos processos convencionais de transformação da energia fóssil em energia elétrica (centrais termoelétricas) a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor e perdida para o meio ambiente.

    

Imprimir

Partilhar: