Estes trabalhos vão desenrolar-se durante um período de aproximadamente dois anos e meio e incluem um vasto conjunto de medidas para monitorizar, controlar e mitigar possíveis constrangimentos pontuais, sejam eles relacionados com ruídos, poeiras, odores ou movimento de viaturas.
O plano de demolição, cuja primeira fase será realizada na zona sul com a demolição dos tanques de armazenagem, foi submetido à Agência Portuguesa do Ambiente, estando a Galp comprometida com o seu cumprimento rigoroso, adotando todas as medidas para proteger as pessoas envolvidas nos trabalhos de demolição e minimizar eventuais riscos para a saúde pública e o ambiente.
Esta será a face mais visível de um processo de desativação que se iniciou em 2021. Durante este período foi implementado um vasto conjunto de operações preparatórias que incluiu a paragem, em segurança, das unidades processuais, bem como a limpeza e desgaseificação de todas as unidades processuais, equipamentos e tubagens de forma a garantir a eliminação de hidrocarbonetos e produtos.
Finalizado o descomissionamento, desmantelamento e demolição, seguir-se-á a fase de reabilitação ambiental dos solos.
Áreas intervencionadas no site