Rio Oil & Gas 2022

Rio Oil & Gas 2022

26 a 29 de setembro

Global Energy Company

Galp@ROG22

Galp consolida upstream e acelera transição para renováveis e distribuição de gás

A Galp, terceira maior produtora de óleo e gás do Brasil, volta a estar presente em força na edição deste ano do Rio Oil & Gas 2022, de 26 a 29 de setembro, com a participação do CEO, Andy Brown.

A Galp pretende consolidar o seu crescimento na região do pré-Sal da Bacia de Santos, acelerando simultaneamente a sua expansão nas energias renováveis e a diversificação do seu portfólio de atividades no Brasil, com a entrada no segmento de comercialização de gás natural e a avaliação de oportunidades na cadeia de valor do hidrogénio verde.

O Brasil continuará a ser a grande força propulsora do crescimento da Galp nas próximas décadas, o que explica a continuidade dos investimentos de longo prazo em projetos como a otimização do projeto Tupi/Iracema – o maior campo produtor do Brasil – e o desenvolvimento do campo de Bacalhau, entre outros. A Galp já investiu mais de US$ 5 mil milhões no país e prevê aportes da mesma dimensão nos próximos dez anos, à medida que acelera a sua transformação para uma matriz mais sustentável.

Um passo importante nessa transição é o reforço da participação no segmento de distribuição de gás natural, combustível essencial para assegurar a estabilidade e flexibilidade do sistema nos períodos em que a as renováveis não produzam o suficiente. Desde o início da comercialização de gás natural, em janeiro, a Galp já conquistou mais de 30 clientes, que agora beneficiam de um abastecimento de gás mais competitivo.

Nas renováveis, a Galp é atualmente um dos principais players de energia solar fotovoltaica na península Ibérica e em expansão para a América Latina, com um portfólio combinado de 9,4 GW na Espanha, Brasil e Portugal, dos quais 1,2 GW já em fase de produção. Até 2030 a meta é a de uma capacidade operacional bruta renovável de cerca de 12 GW. A maioria dos parques solares já operam e mais da metade da capacidade de produção em desenvolvimento está no Brasil, com 5,4 GW.

Na área da inovação, a Galp lançou no Rio Oil & Gas a Ideation Week, um desafio ao público universitário para que grupos de estudantes apresentem soluções para geração de energia e acesso à energia no Brasil, com foco em soluções híbridas que unam energias renováveis e gás natural.

Galp Ideation Week

No campo da inovação, a Galp lançou a Ideation Week no Rio Oil & Gas, desafiando estudantes universitários e empreendedores a apresentar soluções para gerar e aceder a energia no Brasil, concentrando-se em soluções híbridas que combinem energia renovável e gás natural.

O foco é criar soluções de geração de energia para combater a pobreza energética, bem como ter um impacto positivo nas comunidades brasileiras, promovendo uma transição energética ética, inclusiva e justa.

Centro de Excelência de Combustíveis Sintéticos Avançados

No primeiro dia do evento, a Galp celebrou um protocolo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que pretende reforçar e aprofundar os laços de cooperação já existentes entre ambas as organizações nos domínios da pesquisa científica e inovação tecnológica.

O Protocolo prevê também a criação de um Centro de Excelência de Combustíveis Sintéticos Avançados – CECSA que tem como principais objetivos:

  • desenvolver e consolidar as capacidades e competências técnicas no âmbito dos processos analíticos e industriais associados ao desenvolvimento e produção de combustíveis de nova geração, mais sustentáveis e mais eficientes em termos energéticos,
  • procurar soluções que contribuam para a redução de emissões de CO2 nos processos de produção de combustíveis através da incorporação de matérias-primas verdes e do desenvolvimento de metodologias para captura de carbono para utilização e/ou armazenamento permanente.

Imprimir

Partilhar: