02/04/2019 | Angola

Segunda unidade do projeto Kaombo inicia produção no Bloco 32, em Angola

Segunda unidade instalada em menos de um ano duplica capacidade de produção instalada do projeto para 230 mil barris diários. Volumes totais recuperáveis calculados em 650 milhões de barris.

O consórcio para o desenvolvimento do Bloco 32, do qual a Galp faz parte, deu início à produção da FPSO Kaombo Sul, a segunda unidade a entrar em operação no projeto Kaombo em menos de um ano, duplicando a capacidade de produção instalada para 230mil barris de petróleo por dia.

Esta nova unidade encontra-se localizada a cerca de 260 quilómetros da costa de Luanda, em profundidades de água entre os 1.400 e 2.000 metros. A estimativa de volumes totais a serem recuperados dos campos é de cerca de 650 milhões de barris de petróleo.

As duas unidades irão desenvolver recursos localizados em seis descobertas e serão conectadas a um total de 59 poços submersos localizados na parte central e sul do Bloco 32. Os campos Gengibre, Gindungo e Caril estão a ser desenvolvidos pela FPSO Kaombo Norte, que iniciou a produção em julho do ano passado. A FPSO Kaombo Sul irá desenvolver as descobertas Canela, Mostarda e Louro.

O gás natural associado ao projeto será exportado para a plataforma Angola LNG, refletindo o compromisso do consórcio em operações com zero routine flaring.

Angola, onde a Galp está presente desde 1982, é uma das regiões estratégicas para o crescimento da produção do grupo, e o projeto Kaombo é um dos projetos em curso mais importantes para a recuperação da produção de petróleo angolana.

A Galp detém uma participação de 5% no consórcio do Bloco 32. A Total, operadora do bloco, detém uma participação de 30%, sendo os restantes parceiros a Sonangol P&P (30%), Sonangol Sinopec International 32 Limited (20%) e Esso Exploration & Production Angola (Overseas) Limited (15%).

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes. Ajudamos grandes indústrias a aumentarem a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Integramos todos os tipos de energia, da eletricidade, ao gás e aos combustíveis líquidos. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.389 pessoas.