02/03/2009 | Refinarias

Refinaria de Sines antecipa prazo de arranque

A refinaria de Sines da Galp Energia entrou de novo em funcionamento no final da semana passada, alguns dias antes do prazo comunicado no dia 18 de Janeiro, após a conclusão da avaliação feita

Unidade de destilação atmosférica voltou a produzir na semana passada
A refinaria de Sines da Galp Energia entrou de novo em funcionamento no final da semana passada, alguns dias antes do prazo comunicado no dia 18 de Janeiro, após a conclusão da avaliação feita aos estragos provocados pelo incêndio registado no dia anterior na fábrica de utilidades.
Na passada quarta-feira, o hydroskimmer, que produz gasóleo de alto teor de enxofre, GPL e Jet Fuel através da chamada destilação atmosférica, voltou a funcionar de forma normal. Hoje ficará concluída a instalação do novo quadro eléctrico que substitui o que foi destruído pelo incêndio e as restantes unidades seguir-se-ão de acordo com o plano de rearranque definido há seis semanas.

A refinaria de Sines entrou em operação em 1979 e dispõe de uma capacidade de destilação de aproximadamente 10,5 milhões de toneladas de crude por ano, o equivalente a 220 mil barris diários. Esta unidade industrial atravessa neste momento um ambicioso programa de reconversão, beneficiando de um investimento global de mil milhões de euros que permitirá reforçar a importância estratégica desta unidade de processamento no futuro da Galp Energia, em muito contribuindo pelas suas exportações para o reequilíbrio da balança comercial do país.

Imprimir

Partilhar: