26/01/2009 | Ambiente e eficiência energética

Galp Energia premeia três trabalhos sobre eficiência energética de estudantes da Universidade de Aveiro

A Galp Energia premiou, hoje, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro, os três estudantes daquela instituição que desenvolveram os melhores projectos de investigação na área das energias sustentáveis e da eficiência energética.

  • O programa de cooperação universitária Galp Energia20 colocou já 20 bolseiros em 20 empresas diferentes a realizar trabalhos sobre eficiência energética;
  • Os três melhores trabalhos são premiados com um valor total de 10.000 Euros;
  • Galp Energia e Universidade de Aveiro lançam em breve portal de partilha de experiências e conhecimentos, bem como de divulgação e promoção de boas práticas de eficiência energética.

A Galp Energia premiou, hoje, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro, os três estudantes daquela instituição que desenvolveram os melhores projectos de investigação na área das energias sustentáveis e da eficiência energética, durante os estágios que realizaram em empresas clientes da Galp Energia. Os prémios, atribuídos no âmbito da segunda fase do programa de cooperação universitária Galp Energia20, foram entregues pelo Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira, presidente Executivo da Galp Energia e pela Professora Doutora Maria Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro, aos melhores trabalhos de entre os 10 que foram a concurso.
Ângela Bernardes foi a primeira classificada com o primeiro prémio, no valor de seis mil euros, pelo trabalho que desenvolveu no grupo CUF sobre o aumento da eficiência energética em contexto industrial. A aluna desenhou um simulador que permite obter as melhores soluções para a rentabilização do fluxo de calor libertado pelas superfícies externas de determinados equipamentos.
O segundo prémio, no valor de três mil euros, foi atribuído a Luís Sousa pelo trabalho desenvolvido na Matcerâmica. Este aluno desenvolveu um simulador que visa ser uma primeira abordagem relativamente à despesa energética de um consumidor industrial, analisando para tal os consumos de energia mensais, e com base na sua produção apurar os consumos específicos relativos ao produto final. O princípio de funcionamento deste simulador passa por uma simples análise do consumo referenciado nas facturas de energia do consumidor.
Catarina Matos alcançou o terceiro lugar, o que lhe valeu um prémio de 1000 euros, com o trabalho que desenvolveu na BLB e que consistiu na criação de um Simulador CenerG que permite avaliar, em termos energéticos, ambientais e económicos, o sistema de transporte e aproveitamento de calor do gás de combustão para o aquecimento de água.
Ainda por ocasião desta cerimónia, a Galp Energia e a Universidade de Aveiro anunciaram a criação de um portal na internet totalmente dedicado ao Programa Galp Energia20. Este portal visa facilitar a interacção entre todos os que estão envolvidos no Galp Energia20, bem como divulgar o programa e as boas práticas de eficiência energética. Com diferentes níveis de acesso, o portal estará disponível, brevemente, para o público em geral, com informações sobre os estágios, as empresas envolvidas, a eficiência energética e testemunhos dos participantes nas edições anteriores.
Destinado a tornar-se numa plataforma preferencial de partilha de conhecimento e experiências entre todos os intervenientes - estudantes, empresas, Universidade de Aveiro e Galp Energia - o portal incluirá uma área reservada com conteúdos exclusivos e informação detalhada sobre os trabalhos em curso.

 

Programa de cooperação universitária Galp Energia20

O Programa de Cooperação Universitária Galp Energia20 tem como objectivo colocar 20 bolseiros de elevado potencial a desenvolver 20 projectos de investigação em sistemas energéticos sustentáveis, em 20 dos maiores clientes da Galp Energia, para criação de soluções que respondam às reais necessidades do mercado. Este programa constitui uma iniciativa exemplar, a nível nacional, na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e o mundo académico, envolvendo duas instituições universitárias de topo: a Universidade de Aveiro e o Instituto Superior Técnico.
Recorde-se que, em Junho de 2008, decorreu a primeira sessão de atribuição de prémios no âmbito do Galp Energia20, em que foram premiados os melhores trabalhos dos alunos da Universidade de Aveiro que participaram na primeira fase deste programa: um projecto sobre eficiência energética no processo produtivo realizado na CIRES, por João Garcia; um programa que permite calcular a energia térmica fornecida pelo solo ao ar, desenvolvido por Mónica Monteiro; e por último, um projecto sobre eficiência energética no processo produtivo realizado na SONAE por Francisco Leitão.

 

Imprimir

Partilhar: