23/08/2018 | Eventos e patrocínios

Galp participa na FACIM 2018

O compromisso para com o futuro de Moçambique será o tema em destaque na presença da Galp na Feira Internacional de Maputo, que se realiza de 27 de agosto a 2 de setembro

A Galp vai participar na FACIM 2018, que decorre de 27 de Agosto a 2 de Setembro, em Maputo. A empresa volta assim a marcar presença na Feira Internacional mais importante de Moçambique e irá demonstrar a forte aposta que tem vindo a fazer neste mercado.

Tal como no ano anterior, o stand da Galp ficará instalado no Pavilhão da Energia junto às principais empresas com actividades neste sector no país e das instituições oficiais que regulam o sector da Energia em Moçambique.

Com um profundo conhecimento do mercado africano, reforçado através de um percurso de permanente expansão, a Galp conta mais de 60 anos de história em Moçambique, marcados pelo compromisso da empresa com o desenvolvimento da economia do país e em adicionar valor à sociedade moçambicana.

A Galp emprega directamente 104 pessoas em diversos pontos do país. Em 2017 o volume de negócios da área de distribuição e do retalho da Galp em Moçambique representou 128 milhões de euros. A actividade da empresa em Moçambique inclui construção e exploração de postos de abastecimento, segmento B2B, GPL e Lubrificantes. Conta, actualmente, com perto de 60 postos de abastecimento e 2 parques logísticos (tendo em fase de construção dois Terminais Logisticos para recepção, armazenagem e expedição de combustíveis e GPL, em Matola e Beira).

Além da operação de retalho, a Galp integra um consórcio para a exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Cabo Delgado na região norte de Moçambique – o Rovuma LNG – que recentemente submeteu ao Governo o seu plano de desenvolvimento para a primeira fase do projecto.

Este investimento da Galp em Moçambique é realizado em parceria com a Mozambique Rovuma Venture S.p.A. – uma joint venture entre a ExxonMobil, Eni e CNPC –, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e insere-se no âmbito de uma estratégia que coloca Moçambique como grande motor de crescimento da Galp na próxima década, em complemento com o Brasil.

As actividades económicas da Galp em Moçambique têm sido sempre acompanhadas pelo desenvolvimento de políticas de cariz social e com impacto na comunidade moçambicana. O projecto de instalação de centrais fotovoltaicas para levar energia eléctrica a 4 comunidades rurais de Moçambique desenvolvido em parceria com o FUNAE (Fundo Nacional de Electrificação Rural)  ou a associação à Girl MOVE Academy, para criar mais oportunidades às mulheres moçambicanas são exemplos concretos do forte envolvimento que a empresa energética alimenta.