22/03/2018 | Produtos e serviços

Galp e Podo aliam-se para crescerem no mercado espanhol de gás e eletricidade

A Podo é uma comercializadora de eletricidade 100% renovável que passa agora igualmente a comercializar gás natural. As suas ofertas mais simples e competitivas, são desenhadas com recurso às tecnologias de informação, inteligência artificial e Big Data. A aliança entre as duas empresas incluiu tomada de participação minoritária da Galp na Podo e poderá alargar-se a novos produtos e serviços.

A Galp renova a sua aposta no mercado espanhol de gás e eletricidade através da uma aliança com a empresa digital Podo (www.mipodo.com), que desenvolveu novas soluções de inteligência artificial que permitem simplificar todo o processo de contratação e faturação, respondendo de forma mais simples, ágil e precisa às necessidades dos consumidores.

Esta nova oferta tem como destinatário principal um segmento mais exigente de clientes residenciais e pequenas e médias empresas (PME) que não se reveem nas ofertas algo monolíticas dos operadores tradicionais, e que procuram preços mais reduzidos sem abdicar do melhor serviço, que a Podo oferece com base na utilização intensiva das tecnologias digitais.

A parceria incluiu a tomada de uma posição minoritária da Galp no capital da Podo, no final do ano passado. Como um passo natural dessa aliança, as empresas têm já planeado o lançamento de novos produtos e serviços de forma conjunta e integrada, a somar às ofertas já disponíveis.

Em pouco mais de um ano, a oferta simples de eletricidade da Podo ultrapassou os 15.000 clientes, crescendo atualmente a um ritmo próximo dos 500 clientes semanais, o que mostra a apetência do mercado por esta nova oferta. O objetivo da empresa é o de que pelo menos 30% dos clientes troquem a oferta simples pela oferta combinada de gás e eletricidade até ao final do ano.

Em Espanha, existem cerca de 29,2 milhões de pontos de fornecimento de eletricidade e 7,7 milhões de pontos de fornecimento de gás (dados do final de 2017). Estima-se que cerca de cinco milhões sejam utilizadores de ambas as fontes energéticas, incluindo os segmentos de maiores consumos, que se encontram dominados pelas empresas tradicionais.

Isto representa uma excelente oportunidade de crescimento, sobretudo tendo em conta que a quota de mercado dos comercializadores independentes atinge cerca de 9,1% no mercado livre de eletricidade, enquanto no mercado liberalizado de gás a penetração é de apenas 1,3%.

A Podo foi fundada por Eugenio Galdón e Joaquín Coronado, dois prestigiados empresários espanhóis, que se propuseram devolver o controlo do consumo energético aos clientes espanhóis com base numa proposta de valor centrada na poupança, na simplicidade dos produtos, num serviço de qualidade e numa gestão 100% online que recolhe níveis de satisfação dos clientes de 4,4 em 5.

Em grande parte, o sucesso do modelo de negócios da Polo consiste na utilização intensiva de big data e de inteligência artificial, que permitem transformar serviços desnecessariamente complexos, como a luz e o gás, em produtos simples com faturas transparentes e sem surpresas que todos os clientes entendem à primeira.

As ofertas de eletricidade e gás da Podo são uma das mais competitivas nos diferentes comparadores de preços, disponibilizando tarifas fixas durante todo o ano de vigência do contrato, sem a necessidade da contratação de serviços adicionais.

Os clientes subscrevem o serviço contratando uma mensalidade que inclui os custos fixos e o aluguer do contador e que é determinada de forma personalizada para cada cliente. Para isso, a Podo desenvolveu um algoritmo, usando inteligência artificial, para garantir que o consumo faturado é o mais correto, analisando os hábitos de cada cliente, comparando-os com os consumos de eletricidade e utilizando informações relacionadas, como os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, que permitem relacionar, em tempo real, o consumo de gás com a evolução da temperatura em cada distrito.