15/03/2016 | Informação financeira

Galp atualiza plano de investimentos ate 2020 e consolida perfil de empresa integrada de energia

A Galp apresenta hoje ao mercado a atualização da sua estratégia e grandes prioridades para os próximos cinco anos, no âmbito do Capital Markets Day 2016, principal ponto de encontro anual entre a gestão de topo da empresa e a comunidade financeira que regularmente a acompanha.

Os grandes pilares da estratégia hoje divulgada em Londres consolidam o perfil da Galp, enquanto empresa integrada de energia, através do desenvolvimento da sua carteira de projetos de classe mundial, e na criação de valor adicional nos seus negócios de downstream e gás.
Em consonância com esta estratégia, a área de Exploração & Produção irá absorver cerca de 85% do investimento programado para os próximos anos.
Assim, entre 2016 e 2020, o investimento médio anual deverá situar-se entre os €1,0 mil milhões e €1,2 mil milhões, uma redução de 15% em relação às metas anteriores. Em 2016, o ano em que o investimento no Brasil e Angola atingirá o valor mais elevado, o capex deverá situar-se entre €1,1 mil milhões e €1,3 mil milhões neste ano.
O ritmo de crescimento da produção working interest de petróleo e gás mantém-se em relação às metas estabelecidas no plano anterior, com uma taxa média de crescimento anual (CAGR) entre os 25% e os 30% para o período 2015-2020. Este crescimento é sustentado nos projetos em operação ou já sancionados.
O desenvolvimento da estratégia da Galp será prosseguido em todos os segmentos de negócio de acordo com uma abordagem 3E:
• Execute: foco na execução e na rentabilidade
• Extract: extrair valor adicional do portfolio atual
• Explore: novas oportunidades e gestão de portfolio

Na área do E&P, a grande prioridade continua a ser o desenvolvimento do projeto Lula/Iracema, que conta já com cinco unidades em produção. Outras cinco unidades estão planeadas, uma das quais deverá entrar em produção ainda este ano. O consórcio colocou em prática várias medidas de mitigação para assegurar que as unidades restantes cumprem o calendário indicado. Até 2020, a Galp deverá ter em operação 16 unidades de produção no Brasil e em Angola.
Em Moçambique, a Galp continua focada na otimização das soluções de desenvolvimento iniciais do projeto de gás da bacia do Rovuma, tanto para a área de Coral, onde se prevê a instalação de uma unidade flutuante de liquefação de gás natural, como para as unidades onshore de processamento do gás proveniente do campo Mamba.

Esta estratégia encontra-se suportada numa sólida base de reservas e recursos que ascendeu a 2.050 Mboe numa base 2P+2C. Em 2015, o total de reservas Net Entitlement 1P aumentou 19%, alcançando os 276 milhões de barris de óleo equivalente (Mboe), e as reservas Net Entitlement 2P aumentaram 10% para os 701 Mboe.
Na área de Refinação & Distribuição as prioridades passam pelo aumento da eficiência energética e processual, assim como pela otimização de custos e do capital empregue, de forma a sustentar a geração de cash flow. A integração contínua das atividades de refinação e distribuição e o crescimento em novos mercados são igualmente considerados importantes.
No Gas & Power, a Galp continuará a trabalhar para diversificar as suas fontes de aprovisionamento e para aumentar a atividade comercial na Península Ibérica e noutros mercados internacionais.

Perspetivas financeiras:
Em termos financeiros, as perspetivas apontam para um crescimento médio anual (CAGR) do Ebitda de cerca de 15% entre 2015 e 2020, considerando um preço do barril de Brent de $35 em 2016 e um aumento gradual até aos $70 por barril em 2020. É esperado que o Ebitda de 2016 se situe entre €1,2 mil milhões e €1,3 mil milhões.
Neste campo, a Galp Energia reafirma o compromisso de manter uma estrutura de capital sólida com um rácio de dívida líquida sobre Ebitda a atingir c.2x em 2016 e a diminuir rapidamente após esse ano, devendo situar-se em cerca de 1x em 2020. O free cash flow deverá tornar-se positivo durante 2018, assumindo um cenário base com o preço do petróleo a $55 por barril nesse ano.
É objetivo atingir um ROACE de c.15% em 2020.
A proposta de distribuição do dividendo relativo ao exercício fiscal de 2015 é de c.€0,41 por ação, de acordo com a política de dividendos em vigor que prevê um aumento anual de 20% até 2016. A partir de 2017, o plano de negócios assume um dividendo estável de €0,50 por ação.
Na execução da sua estratégia, a Galp valoriza a promoção de práticas responsáveis e sustentáveis, particularmente no que respeita aos níveis de saúde, segurança e ambiente. A Galp viu reafirmada em 2015 a sua posição de liderança mundial dos principais índices de sustentabilidade da indústria de petróleo e gás. Adicionalmente, a empresa continua focada na valorização e desenvolvimento do seu capital humano através de programas de formação internos e externos e procurando atrair os colaboradores mais qualificados.

Galp Energia, SGPS, S.A.
+ 351  217 242 680