21/10/2014 | Mercado eléctrico

Galp Energia reduz fatura de eletricidade das empresas com formação gratuita em eficiência energética

A Galp Energia vai lançar o Galp ProEnergy PME, um programa de formação gratuito e de âmbito nacional, que pretende aconselhar as pequenas e médias empresas sobre as melhores práticas na utilização de energia elétrica.

O Galp ProEnergy PME tem como público alvo os gestores de topo e quadros decisores das PME, em especial das que apresentem maior potencial para redução dos consumos de eletricidade. O projeto é financiado no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2014-2015), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos .

O programa de formação tem a duração de 5 horas, sendo precedido de um diagnóstico inicial que avaliará as práticas de utilização de energia elétrica de cada uma das empresas. Após a formação, as empresas são convidadas a elaborar um plano de ação de eficiência energética, que implementarão sozinhas, ou com a colaboração das agências de energia e ambiente locais. As PME com melhores resultados na implementação dos planos de eficiência energética serão distinguidas com o selo Galp ProEnergy.

As ações de formação são limitadas a 750 participantes, mas qualquer empresa poderá inscrever-se e participar nas fases de diagnóstico, implementação das ações e avaliação final.

A Galp Energia conta com a colaboração de três parceiros, neste projeto: a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (rede nacional), o ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade e a Sair da Casca – Consultoria e Comunicação em

Desenvolvimento Sustentável.
Para participar no Galp ProEnergy, as empresas deverão efetuar a sua inscrição até 28 de novembro, em www.galp-proenergy.com

A Galp Energia é hoje o 2º maior comercializador de energia elétrica, em número de clientes, tendo sido reconhecida pelo 2º ano consecutivo como a melhor empresa na satisfação do cliente no setor da eletricidade, pelo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do cliente.

HISTORIAL DE SUSTENTABILIDADE DA GALP ENERGIA
O ProEnergy PME surge na senda de outras iniciativas que a Galp Energia tem desenvolvido com o objetivo de promover uma utilização mais sustentável dos recursos energéticos junto da população em geral – e dos seus clientes em particular. Estas incluem o programa Galpshare, lançado em 2009 para promover a partilha de viaturas, ou a Missão UP, igualmente com o apoio do PPEC, que mobiliza anualmente milhares de jovens em centenas de escolas em torno de uma série de iniciativas pedagógicas e lúdicas centradas na poupança de energia.
Num âmbito mais empresarial, destaque para o programa Galp 20-20-20, em que dezenas de bolseiros desenvolvem todos os anos projetos de diagnóstico energético em empresas clientes da Galp Energia, produzindo igualmente projetos de melhoria dos consumos que acabam muitas vezes por ser implementados nas empresas com poupanças significativas de energia.

A Galp Soluções de Energia, que permite otimizar os consumos energéticos das empresas de maior dimensão, e cujos projetos, nomeadamente ao nível da hotelaria ou de campus universitários, têm obtido diversos prémios a nível internacional.

O compromisso da Galp Energia em adotar práticas mais responsáveis tem tido como reflexo a presença da Galp Energia nos principais índices de sustentabilidade mundiais nos últimos anos. A Galp Energia integra o Dow Jones Sustainability Index desde 2012 e é desde há dois anos para cá considerada uma das 100 empresas globais mais sustentáveis pela consultora canadiana Corporate Knights.

PARCEIROS GALP PROENERGY PME
Sobre a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional): A RNAE tem como principal objetivo promover a participação das Agências de Energia e Ambiente, municipais e regionais, em ações que pretendem promover a utilização racional de energia e a promoção de energias renováveis. Estas ações visam igualmente assegurar a credibilidade das agências, no que se refere à gestão da energia e do ambiente, bem como à garantia de políticas enquadradas numa cada vez maior prioridade do país de procurar e definir soluções que reduzam a dependência energética do exterior. Ao nível do setor empresarial, a RNAE promove iniciativas que visam a promoção da gestão de energia, através do aconselhamento sobre tecnologias eficientes e da disseminação de boas práticas com vista à redução da fatura energética.

Sobre o ISQ - Instituto da Soldadura e Qualidade: O Grupo ISQ é a maior organização privada tecnológica de prestação de serviços com sede em Portugal. Fundado em 1965, hoje atua em mais de 20 países de 4 continentes. Dedica-se à prestação de serviços de inspeção, ensaio, formação, consultoria técnica e metrologia.  Mais de metade da sua atividade, nacional e internacional, consiste em serviços especializados com forte incorporação tecnológica, como é o caso de ensaios complexos, engenharia no domínio da integridade estrutural, controlo de qualidade das mais diversas construções industriais, conceção e gestão de infraestruturas tecnológicas e laboratórios, eficiência energética, investigação & desenvolvimento e formação.

Sobre a SAIR DA CASCA - Consultoria e Comunicação em Desenvolvimento Sustentável: Criada em 1994, a Sair da Casca foi a primeira empresa em Portugal de consultoria em desenvolvimento sustentável e responsabilidade social e uma das primeiras na Europa. Nasceu da convicção de que as empresas são uma das maiores forças de mudança da Sociedade e podem dar um contributo único para o desenvolvimento sustentável. A experiência da Sair da Casca está também centrada na implementação de projetos de envolvimento de partes interessadas no âmbito da disseminação da sustentabilidade, atuando como ligação entre o meio empresarial e outros atores da sociedade.