15/10/2014 | Brasil

Início da produção comercial da área de Iracema Sul, no pré-sal da bacia de Santos

A Galp Energia, parceira do consórcio para o desenvolvimento do Bloco BM-S-11, informa que a FPSO Cidade Mangaratiba entrou ontem, dia 14 de outubro, em operação dando início à produção comercial da área de Iracema Sul, no pré-sal da bacia de Santos, antes da data prevista.

A  FPSO Cidade Mangaratiba tem capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 8 milhões de m3 de gás natural e uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de barris de petróleo. A FPSO está ancorada a uma profundidade de água de 2.200 metros, a cerca de 240 km da costa, e será interligada a oito poços produtores e oito injetores.

O primeiro poço a ser interligado à plataforma, tem um potencial de produção superior a 30 mil barris por dia, prevendo-se que o pico de produção seja atingido durante o primeiro semestre de 2016.  O petróleo produzido na área de Iracema Sul é de densidade média (30º API) e de elevada qualidade e será escoado por navios aliviadores. O gás natural não utilizado para reinjeção no campo será escoado através do sistema de exportação de gás natural da bacia de Santos.

A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, do qual faz parte a área de Iracema, cabendo 65% à Petrobras (operadora) e 25% à BG Group.
Para mais informações e imagens da FPSO Cidade de Mangaratiba ver www.galpenergia.com.