23/01/2014 | Governo e sociedade

Galp Energia entre as 100 empresas mais sustentáveis do Mundo pelo segundo ano

A Galp Energia foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela canadiana Corporate Knights, que elabora anualmente aquele que é considerado o mais credível ranking de sustentabilidade corporativa do mundo: o Global 100 Most Sustainable Corporations in the World. A seleção de 2014, que foi divulgada ontem no World Economic Forum, em Davos (Suiça), coloca a Galp Energia no 56º lugar do ranking geral, seis posições acima daquela que foi alcançada em 2013.

Tendo no ano passado integrado este índice em que nenhuma empresa portuguesa tinha alguma vez antes conseguido entrar, a Galp Energia foi, este ano, a 6ª melhor classificada no setor energético. O ranking de 2014 engloba empresas de 21 países com cotações bolsistas superiores a 2 mil milhões de dólares, das quais a Galp Energia é a única representante portuguesa do setor da energia.

Os 12 critérios que determinam a escolha das empresas finalistas vão desde a produtividade na utilização de recursos (energia, carbono, água, produção de resíduos) à diversidade dos cargos dirigentes, percentagem de impostos pagos, capacidade de inovação, entre outros. O universo de partida da edição deste ano abrangeu todas as empresas mundias que, a 1 de Outubro de 2013, possuíam a cotação bolsista mínima requerida (2 mil milhões de dólares).

A recolha de informação para o projeto é feita através de dados disponibilizados através da Bloomberg e publicados pelas empresas, envolvendo posteriormente contactos diretos com as melhor classificadas. Numa segunda fase, as empresas elegíveis são classificadas em relação aos seus pares do mesmo setor de acordo com indicadores-chave de desempenho e com base nas tendências recentes de cada grupo de indústria.

A presença da Galp Energia neste ranking reconhece a integração das melhores práticas de sustentabilidade de forma coerente, em todos os aspetos da vida da empresa, explicando igualmente a inclusão da empresa no Dow Jones Sustainability Index, outra das maiores referências globais em matéria de sustentabilidade corporativa.

Para mais informações: