21/11/2013 | Inovação e desenvolvimento

Universitários têm dois minutos para “vender” projetos de eficiência energética desenvolvidos no programa de bolsas Galp 20-20-20

A Galp Energia promoveu esta tarde uma apresentação original de quase duas dezenas de projetos de investigação aplicada à área da eficiência energética desenvolvidos em empresas por alunos das universidades de Aveiro, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico ao abrigo do programa de bolsas Galp 20-20-20, o maior programa nacional de bolsas académicas nesta área.

As apresentações serão bastante diferentes do habitual, seguindo o modelo Elevator Pitch. O desafio é simples: se encontrasse acidentalmente o CEO e o Administrador da Galp Energia num elevador, conseguiria vender-lhes o seu projeto de eficiência energética em dois minutos? Este é, assim, o tempo que cada aluno terá para apresentar o seu projeto de eficiência.

As apresentações decorrem a partir das 15h00 na sede da Galp Energia e contam com as presenças da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, do presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira, e de Carlos Costa Pina, administrador executivo responsável pela área da Inovação e ligação ao mundo académico. Estarão igualmente presentes representantes de incubadoras de start-ups e de capital de risco, para além de diversos organismos públicos ligados à inovação, à educação, à economia e à eficiência energética.

Os projetos envolvem estudos de eficiência energética em empresas dos mais diversos setores de actividade. Desde o setor da hotelaria, para o qual são propostas formas mais eficientes de gerir a ocupação dos quartos tendo em conta os gastos energéticos associados a cada um deles, ao setor industrial, cujas propostas se prendem com melhorias no processo de produção através da recuperação de calor ou uma manutenção mais cuidada da maquinaria.

O Programa Galp 20-20-20 é uma iniciativa exemplar, a nível nacional, na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e académico. Lançado em 2007, já colocou bolseiros em mais de 130 empresas portuguesas que assim beneficiaram de inovadoras soluções de eficiência energética desenvolvidas por estudantes das principais universidades nacionais. O Programa atribui anualmente 21 bolsas de investigação de 3.000 euros a 21 alunos para o desenvolvimento destes projetos nas 21 entidades clientes, selecionadas pela Galp Energia.

Os estudos têm como base auditorias às empresas com intuito de racionalizar o seu sistema energético, identificar e recomendar oportunidades de melhoria e, sempre que possível, conceber ferramentas inovadoras de apoio à gestão energética. Os trabalhos são coordenados por uma tripla tutoria: um professor da universidade-membro do Galp 20-20-20 (UA, IST e FEUP), um tutor da entidade participante e um tutor da Galp Energia.

O Elevator Pitch é um modelo de apresentação amplamente divulgado como uma das melhores formas de promover uma determinada ideia ou modelo de negócio. Embora a sua origem não seja clara, há quem a identifique com uma antiga tática dos guionistas de Hollywood, que tentavam “encurralar” os grandes produtores de cinema num elevador e procuravam, nesse curto espaço de tempo, convencê-los a levarem as suas histórias ao écran.

Resumo dos projetos:

Universidade de Aveiro

Tema: Concentradores solares
Empresa: SINUTA S.A.
Bolseiro: Alexandre Azevedo
Resumo: SINUTA S.A., empresa produtora de antenas parabólicas, à qual pertence a SINUTA4SUN sub-empresa que se dedica ao comércio de equipamentos para captura energias de fontes renováveis. Adaptação do conhecimento de produção de antenas parabólicas à produção de concentradores solares parabólicos, quer sejam lineares ou de disco.

Tema: Gestão de energia na Pavigrés
Empresa: Pavigrés
Bolseiro: Ana Luísa Reis
Resumo: A eficiência energética nos processos industriais têm-se tornado uma questão cada vez mais importante devido ao aumento do custo tanto da eletricidade como recursos combustíveis fósseis. A recuperação do calor desperdiçado é um dos ponto chave para melhorar a eficiência energética e através deste estudo verificaram-se consideráveis reduções do consumo de energia, nomeadamente de gás natural

Tema: Projeto de Eficiência Energética – SCMQAI
Empresa: Visabeira – Palácio do Gelo Shopping
Bolseiro: João Silva
Resumo: O trabalho desenvolvido dá a possibilidade ao Palácio do Gelo Shopping de melhorar o seu desempenho através da aplicação de medidas de eficiência energética que permitem, diminuir consumos e até mesmo otimizar o funcionamento dos seus sistemas. Para isso foram caracterizados os vários tipos de consumos no edifício, e analisadas alternativas aos sistemas existentes, tanto em termos de tecnologias presentes no mercado, como em termos de controlo. Como resultado, para além da realização da simulação dinâmica do edifício, desenvolveu-se um controlador dos sistemas AVAC, o SCMQAI.

Tema: Protótipos low cost com open source boards
Empresa: Primagera
Bolseiro: Mario Heredia
Resumo: Existe uma forte dinâmica associada ao movimento “faça você mesmo” (DIY). Inspirado neste protocolo, foi desenvolvida uma solução inovadora e barata para uma necessidade industrial. Porém, este projeto em particular não é o mais importante. Há algo maior por detrás deste movimento, que depende directamente do mecanismo conhecido como crowdsourcing. Em conjunto com open source boards (e.g. Arduino&Raspberry), foi descoberta uma nova área de investigação e prototótipos com oportunidades inimagináveis para o desenvolvimento de soluções tecnológicas baratas e creativas no âmbito da eficiência energética.

Tema: Ecological Management Room Occupancy Service (EMROS)
Empresa: Hotel Tiara Park Atlantic Porto
Bolseiro: Sérgio Viseu
Resumo: O conceito da aplicação EMROS – Ecological Management Room Occupancy Service, poderá abrir uma nova página na busca pela sustentabilidade ambiental e financeira no setor hoteleiro. Este conceito prende-se com uma eficiente gestão da ordem de ocupação dos quartos que deve ser seguida com base na sua orientação, começando por ocupar os quartos com menores necessidades energéticas em determinado período. No Hotel Tiara Park Atalantic Porto estima-se que esta prática poderá levar a uma redução de 9% na energia consumida na climatização do edifício, representando 7% dos custos desta energia.

Tema: Eficiência energética no processo de soldagem por indução de alta frequência
Empresa: Ferpinta
Bolseiro: Hélder Nunes
Resumo: O processo de soldagem por indução de alta frequência representa em média (no conjunto das três soldadoras em estudo) 66% do consumo energético de uma perfiladora industrial. Através da instalação de um sistema de medição foi possível compreender a influência da posição da indutora no consumo de energia. A optimização alcançada para a soldadora Thermatool CFI400 resulta numa redução energética de 35% no consumo anual de energia da soldadora, e esta optimização pode ser posteriormente aplicada nas restantes soldadoras. A aplicação informática desenvolvida tem o desígnio de ajustar as características do processo de soldagem à racionalização do consumo de energia.

Instituto Superior Técnico

Tema: Análise do sistema de arrefecimento dos bancos de ensaios de componentes aeronáuticos
Empresa: OGMA: Industria Aeronáutica de Portugal
Bolseiro: Cláudia Pousinha
Resumo: O elevado consumo de energia na OGMA conduziu à definição e desenvolvimento de vários projectos abordando três sistemas de arrefecimento e um sistema de aquecimento com painéis solares. Um dos projetos revelou um período de retorno de investimento inferior a um ano e os outros pouco superiores a dois anos. Apresenta-se em detalhe o estudo feito para um dos projetos em que se comparam diferentes cenários.

Tema: Investigação Operacional e Eficiência Energética
Empresa: Lallemand
Bolseiro: Gonçalo Faria
Resumo: A introdução de processos de optimização no planeamento da produção permite a racionalização dos consumos energéticos com reduzidos custos de implementação através do melhor aproveitamento dos recursos existentes. Plano de optimização implementado com resultados reais: (i) Poupança energética positiva; (ii) Resultados práticos inferiores aos esperados

Tema: Melhoria do Desempenho Energético
Empresa: Frauenthal Automotive Azambuja
Bolseiro: Guilherme Vendeirinho
Resumo: A Frauenthal Automotive, por ser um consumidor intensivo de energia, apresenta um elevado potencial para concretizar objectivos de melhoria na sua eficiência energética. Neste trabalho identificam-se medidas de elevada rentabilidade, sejam elas medidas de grande porte ou medidas mais simples de baixo investimento. Redução 25% da factura energética e 30% total energia!

Tema: Melhoria da eficiência energética
Empresa: Instituto Gulbenkian de Ciência
Bolseiro: Pedro Alves
Resumo: Foram identificadas situações com potencial de melhoria da eficiência energética, essas situações foram analisadas do ponto de vista técnico e económico. Uma destas medidas (Iluminação) foi completamente implementada devido aos bons resultados que permite.

Tema: Análise e Otimização da Frota da Valorsul no Oeste
Empresa: Valorsul
Bolseiro: Pedro Carrelha
Resumo: Portugal atravessa um período bastante atribulado em termos económicos, necessitando cada vez mais de implementar medidas de eficiência energética de forma a conseguir reduzir a sua dependência com o exterior. Assim, a aplicação de um destes cenários não estará só a contribuir para a qualidade ambiental do nosso país como também para a sua sustentabilidade.

Tema: Análise de Implementação de uma Bomba de Calor para Recuperação de Energia
Empresa: Generis
Bolseiro: Ricardo Rodrigues
Resumo: A simulação dinâmica da fábrica foi essencial para a caracterização dos consumos. Devido à necessidade de controlar a humidade e consequentes necessidades de aquecimento e arrefecimento em simultâneo, a integração da bomba de calor proposta revelou ser um excelente investimento, aumentando a eficiência energética da empresa e possibilitando grandes poupanças em termos energéticos, económicos e ambientais.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Tema: Integração Energética no Grupo Lameirinho
Empresa: Grupo Lameirinho
Bolseiro: Ana Patrícia Maia Oliveira
Resumo: Fazendo uma apreciação global aos consumos energéticos atuais da Lameirinho e comparando os mesmos com os resultados obtidos através da metodologia do ponto de estrangulamento, é possível verificar que esta, apesar de estar equipada com um sistema de utilidades de tecnologia recente e eficaz, ainda tem a possibilidade de fazer melhorias energéticas no seu setor produtivo

Tema: Balanço Térmico à Fábrica de Massa 1 da Cerealis
Empresa: Cerealis
Bolseiro: Ana Rita Rodrigues
Resumo: Com este trabalho conclui-se que o caudal de água sobreaquecido enviado para a Linha E é superior ao necessário e a sua diminuição pode resultar numa poupança de 2 073 €/ano. Foi possível constatar que o excesso de ar de combustão da caldeira é bastante superior aos valores adequados de funcionamento (15-20% em excesso). O consumo de gás natural pode ser reduzido através da diminuição do excesso de ar de combustão e do aumento da temperatura de entrada deste, podendo a poupança atingir os 4 416 €/ano.

Tema: Aproveitamento de Água Quente e Fria num Processo Industrial: Caso Monteiro, Ribas
Empresa: Monteiro, Ribas
Bolseiro: António Carvalho
Resumo: Os consumos energéticos nas empresas tem vindo a suscitar maior relevância ao longo do tempo, devido ao aumento dos custos associados e das preocupações ambientais. Baixar custos energéticos é assim cada vez mais importante o que leva a que as empresas aproveitem ao máximo os seus recursos energéticos disponíveis. Assim, este trabalho passou por fazer um estudo para aplicação de excedentes de água quente e fria.

Tema: Análise Energética da Bial
Empresa: Bial
Bolseiro: Carlos Miguel Pinto Moreira
Resumo: Da análise de várias infraestruturas de Bial, foi possível identificar desperdícios e solucioná-los, e elaborar um conjunto de propostas que visam o aumento da eficiência energética da empresa. Dentro destas propostas destacam-se aquelas que não envolvem investimentos, ou com um período de retorno inferior a 3 anos, para além das propostas de sensibilização de todos os colaboradores.

Tema: Monitorização e Controlo da Lubrificação da Cordex, S.A
Empresa: Cordex, S.A
Bolseiro: Christophe da Silva Vieira
Resumo: A partir deste trabalho conseguiu-se, para além de melhorar o sistema de lubrificação da empresa, ajudar a mesma num outro aspeto, nomeadamente no aumento de produção, sempre mantendo aceso o tema do projeto. Os setores de manutenção e produção de uma empresa devem estar sempre em simbiose, contribuindo assim para o sucesso da mesma!

Tema: Análise e comparação de desempenho de motores a Diesel e motores a Gás Natural
Empresa: CESPA
Bolseiro: João Mira
Resumo: Investimento: veículo a Gás Natural 45% acima do veículo a Diesel. Custo de manutenção: veículo a Gás Natural 15% acima do veículo a Diesel. Potência do motor semelhante (205 cv). Custo do Gás Natural (0,715 €/m3) inferior ao Diesel (1,379 €/L). Gás natural com menor pegada ambiental. A nível ecológico: Gás natural, a nível económico: Diesel

Tema: Análise de Fiabilidade e Manutenção em Sistemas de Cogeração
Empresa: Energetus, S. A.
Bolseiro: José Júlio Teixeira Pinto de Oliveira
Resumo: O presente projeto permitiu melhorar a gestão das centrais de cogeração (catalogação de equipamentos e criação de aplicações com a finalidade de estimar as datas da próxima revisão do motor, mudança de óleo do motor e lubrificação do alternador), melhorar o sistema de manutenção dos equipamentos (criação de planos de manutenção preventiva) e aumentar a informação referente ao funcionamento das centrais (análise de fiabilidade dos equipamentos e desenvolvimento de aplicações para efetuar o cálculo de indicadores de desempenho e a análise de falhas).