12/06/2013 | Governo e sociedade

Galp Energia realiza hoje simulacro no parque de combustíveis do Caniçal

A Galp Energia realiza hoje, 12 de junho, um exercício de simulacro no parque de combustíveis do Caniçal, com o objetivo de testar a capacidade de resposta de meios internos e externos em caso de acidente. Este simulacro, que se insere no Plano de Emergência Interno (PEI) e na política de prevenção da empresa, terá como cenário uma rotura na mangueira de carga de um veículo cisterna durante o seu enchimento.

No total, o exercício deverá mobilizar cerca de 50 pessoas, entre colaboradores da Galp Energia e equipas externas de intervenção pertencentes ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, aos Bombeiros Municipais de Machico e à SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A, GNR e PSP. Serão também utilizadas algumas viaturas, nomeadamente de pronto-socorro, automaca e comando, pertencentes aos Bombeiros Municipais

A Galp Energia realiza periodicamente exercícios de simulacro, quer exclusivamente internos, quer envolvendo a atuação de meios externos, com o intuito de testar o seu plano de emergência de modo a ajustar a capacidade de intervenção e agilidade operacional dos colaboradores. A Galp Energia pretende, assim, aferir se a mobilização da equipa, comunicações, meios utilizados, tempo de resposta e o cumprimento dos procedimentos de emergência decorrem eficaz e eficientemente, com danos mínimos. Estes exercícios permitem ainda identificar oportunidades de melhoria a implementar nos processos de coordenação de situações reais de emergência, dando cumprimento aos mais exigentes requisitos de segurança nacionais e internacionais.

O Parque da CLCM realiza anualmente 11 treinos de emergência interna, três treinos de proteção e dois simulacros gerais de emergência. Esta programação está em conformidade com os requisitos da Política de Segurança, Saúde e Ambiente (SSA) e a Política de Prevenção de Acidentes Graves em vigor neste âmbito e responde às mais rigorosas exigências legais nesta matéria, permitindo novamente ver renovada a certificação do seu Sistema de Prevenção de Acidentes Graves em março 2013.