26/02/2013 | Responsabilidade social

Programa de educação para a sustentabilidade da Galp Energia atinge 500 mil alunos

A Galp Energia apresenta o projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta para o ano letivo de 2012/2013 com inúmeras novidades. Na sua terceira edição, a Missão UP | Unidos pelo Planeta desenvolveu novas áreas de intervenção e criou parcerias com entidades e projetos inovadores, em linha com os objetivos do programa de educação para a sustentabilidade.

A Missão UP | Unidos pelo Planeta pretende sensibilizar a comunidade escolar para temáticas relacionadas com as diversas fontes de energia e sensibilizar as crianças para a mobilidade sustentável, relacionando-o com a eficiência energética, tanto em casa como na escola, e com a sua pegada energética para que possam iniciar a sua própria missão e ajudar a preservar os recursos naturais do planeta.

Novas parcerias
Para além das parcerias institucionais com a Direção Geral de Educação, do Ministério da Educação e Ciência, a ADENE - Agência para a Energia, Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão Nacional da UNESCO e Direcção-Geral da Energia e Geologia, conta com a participação da ASPEA, uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino.

A Missão UP | Unidos pelo Planeta e a ASPEA juntam-se para a divulgação e para a partilha de conhecimentos sobre os temas do projeto, em diversas iniciativas, nomeadamente, cursos de formação contínua de professores sobre as temáticas da Missão UP | Unidos pelo Planeta, a formação de Monitores de Ambiente para lecionarem as Aulas de Energia, e a dinamização de 100 Aulas de Energia. A ASPEA irá ainda promover e divulgar a Missão UP | Unidos pelo Planeta e o Concurso Brigadas Positivas em diversas palestras promovidas por escolas e associações, criando sinergias de divulgação do projeto a nível nacional.

Outra nova parceria que a Missão UP | Unidos pelo Planeta integra nesta terceira edição é com o Pumpkin, um portal (www.pumpkin.pt) que disponibiliza um conjunto de serviços pensados para as famílias: babysitting, organização de festas de anos, atividades extra curriculares, entre outros. Esta parceria irá traduzir-se na integração do projeto, atividades e conteúdos no site e página de facebook do Pumpkin.

Hino Missão Up
Novidade será também a criação do Hino Missão UP, que trará mais uma componente lúdica ao projeto, para estimular os alunos a criarem uma música que transmita os princípios da sustentabilidade energética, sob a forma de um hino. A melhor canção – Hino Missão UP – trará à escola vencedora o privilégio de gravar em estúdio um CD com o hino. Este ano serão também lançados, ao longo de todo o ano letivo, mini desafios, newsletters e passatempos, para criar um estímulo contínuo ao trabalho das escolas.

Formação de professores
Outra novidade importante da edição de 2013 da Missão UP são as sessões de formação para professores sobre eficiência energética, que terão a atribuição de créditos letivos para os participantes, que poderão assim somar mais pontos para a sua progressão de carreira.

Realidade aumentada
A componente lúdica do programa terá também muitas novidades, nomeadamente a integração de Realidade Aumentada nos packs de conteúdos fornecidos nas Aulas de Energia para os alunos. Esta funcionalidade permitirá aos alunos ter uma visão mais real, lúdica e interativa sobre as principais fontes e processos de produção de energia.

Outro fator de inovação introduzido nesta edição serão as Festas Missão UP, que consistem em verdadeiros workshops de educação para a sustentabilidade, a realizar em várias escolas, em todo o País, e que irão reunir num só espaço todas as dinâmicas, atividades, jogos e iniciativas inerentes à Missão UP.

Campeonato online Galpshare Escolas - Aprender a sustentabilidade a brincar
Esta edição da Missão UP continuará também a contar com o jogo online Galpshare, que ficará alojado num micro site, e irá permitir que alunos, professores e pais joguem em conjunto, para aprender de forma lúdica o conceito de mobilidade sustentável. Pretende-se também dar continuidade ao Campeonato entre escolas do jogo Galpshare online, onde poderão participar as instituições de ensino que adiram à Missão UP.

Missão UP atinge cada vez mais militantes
O universo selecionado para a implementação da terceira edição do projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta foram 5 800 escolas públicas e privadas, do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico a nível nacional, que englobam mais de 35 mil professores e abrangem 500 mil alunos. Este programa dirige-se a alunos com idades entre os 6 e os 12 anos, mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais. Pretende estimular a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos e através delas - e da sua participação conjunta com as escolas - envolver as famílias e as comunidades locais.

Os objetivos deste programa passam por divulgar os temas da eficiência energética e mobilidade sustentável, através de um projeto educativo global sobre eficiência energética e mobilidade nas escolas portuguesas, a nível nacional. Com a implementação da Missão UP | Unidos pelo Planeta, a Galp Energia pretende reforçar o seu empenho no desenvolvimento sustentável, através da associação da mobilidade e da eficiência energética com a sustentabilidade global do planeta.