05/12/2012 | Moçambique

Galp Energia anuncia novas importantes descobertas na Bacia de Rovuma

A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração da Área 4 na bacia de Rovuma no offshore de Moçambique, anuncia novas descobertas de gás natural no complexo Mamba, nos poços de avaliação Mamba South 2 e Coral 2, que são respetivamente o sexto e sétimo poço perfurados na Área 4.

Estas novas descobertas aumentam os recursos da Área 4 em pelo menos 6 biliões de pés cúbicos (tcf) de gás no jazigo, confirmando um volume mínimo de 68 tcf de gás no jazigo já descoberto. Os recursos localizados em reservatórios exclusivamente na Área 4 estão estimados em pelo menos 23 tcf de gás no jazigo e o potencial total das descobertas na Área 4 está estimado em 75 tcf de gás no jazigo, volumes estes que serão avaliados com os próximos poços.

O poço Mamba South 2 foi perfurado em lâmina de água de 1.918 metros tendo atingido uma profundidade total de 4.300 metros. O poço está localizado a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado, a cerca de 9 quilómetros da descoberta Mamba South 1. O poço encontrou 60 metros de reservatório de gás natural em reservatórios oligocénicos de elevada qualidade.

Esta descoberta provou a existência de comunicação hidráulica com o mesmo reservatório do Mamba South 1. Os testes de produção demonstraram um caudal de gás com excelentes parâmetros, o que levou a uma estimativa da taxa de produção diária de 140 milhões de pés cúbicos standard.

O poço Coral 2 foi perfurado em lâmina de água de 1.950 metros tendo atingido uma profundidade total de 4.725 metros. O poço está localizado 15 quilómetros noroeste da descoberta Coral 1 e a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado. O poço encontrou 140 metros de reservatório de gás natural em reservatórios eocénicos de boa qualidade. Esta descoberta provou a existência de comunicação hidráulica com o mesmo reservatório do Coral 1. Está a ser planeado um teste de produção na descoberta de Coral 2.

O plano de trabalhos inclui, pelo menos, a perfuração de dois novos poços de avaliação, o Coral 3 e o Mamba South 3, com o objetivo de avaliar o potencial total das descobertas do complexo Mamba. O sucesso das últimas descobertas reforça o potencial da Área 4, para a qual o consórcio está a estudar os planos de desenvolvimento desta relevante base de recursos.

A Galp Energia detém uma participação de 10% no consórcio que explora a Área 4, cabendo 70% à Eni (operadora), 10% à KOGAS e 10% à ENH.