20/07/2012 | Brasil

Contratada nova fase de construção de FPSO destinadas ao pré-sal

A Galp Energia, através da sua afiliada Tupi BV, e em conjunto com os seus parceiros nos consórcios de exploração dos blocos BM-S-11 e BM-S-9 na bacia de Santos no Brasil, aprovou a assinatura de dez contratos para a construção e integração dos primeiros seis módulos topside das oito FPSO (floating, production, storage and offloading units) que estão a ser construídas no Brasil. A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, cabendo 65% à Petrobras e 25% à BG Group.

Estes contratos, no valor total de US$ 4,5 mil milhões, fazem parte da primeira fase de desenvolvimento acordada pelos consórcios dos dois blocos. Os contratos para a construção e integração dos dois restantes módulos topside para completar a construção das oito FPSO previstas, deverão ser atribuídos nos próximos dezoito meses. Seis das oito unidades FPSO serão alocadas ao bloco BM-S-11 e as outras duas ao bloco BM-S-9.

A construção e integração destes módulos ficarão a cargo das empresas DM Construtora de Obras Ltda/TKK Engenharia Ltda, IESA Oleo e Gas S.A., Tome Engenharia S.A./Ferrostaal Industrieanlagen GmbH, Keppel FELS do Brasil S.A., Jurong do Brasil Prestação de Serviços Ltda e Mendes Jr Trading Engenharia S.A./OSX Construção Naval S.A., sendo que os contratos serão assinados nos próximos dias.

Paralelamente à atribuição destes contratos, o consórcio do bloco BM-S-11 decidiu iniciar o processo de contratação para aluguer de pelo menos uma FPSO adicional, a ser alocada a áreas com requisitos diferentes de topside.
Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).