05/12/2011 | Responsabilidade social

Galp Energia apoia Fundação Liga com Agenda 2012

Este Natal, a principal acção de solidariedade promovida pela Galp Energia irá apoiar a Fundação LIGA – uma instituição de apoio a pessoas com deficiência – que receberá parte das verbas angariadas com as vendas da Agenda 2012, que está disponível nas lojas dos postos da Galp Energia. Por cada agenda, que tem o preço de €4,95, ou 250 pontos fast, a Galp doa €1 àquela instituição de solidariedade social.

A acção de lançamento da agenda, decorreu no final da semana passada, no Chiado, e contou com as presenças da apresentadora Andreia Rodrigues e do actor Ricardo Carriço. Com o objectivo de envolver as pessoas no espírito de partilha de pensamentos positivos, foi colocado no local um painel com 2 mil mensagens que podem ser “descoladas” e partilhadas. As mensagens partilhadas neste dia fazem parte das 52 ideias positivas incluídas na Agenda 2012 da Galp Energia. A iniciativa estendeu-se ainda às principais ruas de Lisboa e do Porto, com a colocação de ideias positivas nos carros estacionados.

Com esta iniciativa, a Galp Energia quer mobilizar o maior número possível de pessoas a partilhar ideias – grandes ou pequenas, universais ou particulares – e pretende oferecer um instrumento que facilite essa partilha. É também por isso que a Galp Energia se associa à Fundação LIGA, uma instituição que pretende valorizar a acção de cada pessoa, independentemente da sua condição.

A Fundação LIGA surge em 2004 na continuidade do percurso de mais de meio século das suas instituidoras (LPDM Centro de Recursos Sociais e Liga Portuguesa dos Deficientes Motores), no reconhecimento da singularidade da pessoa, única e irrepetível. Sobre essa cultura fundacional, actualiza o discurso e a acção segundo os conceitos da Funcionalidade Humana e do Design e Sociedade, desenvolvendo recursos adequados às necessidades de cada Pessoa e á promoção da igualdade de acesso físico, comunicacional e social.

Abrangendo cerca de 2000 pessoas/ano, sem ou com, iteração temporária ou definitiva da funcionalidade, a Fundação LIGA estrutura a sua actividade em cinco sectores: Centro de Recursos para a Funcionalidade Humana, Clínica de Medicina e (Re)Habilitação, Casa das Artes, Acessibilidade e Centro de Estudos Complexidade e Diversidade Humana.