07/04/2010 | Inovação e desenvolvimento

Galp Energia reforça exportações com solução inovadora

A Galp Energia apostou recentemente numa solução inovadora para exportação de betume em larga escala – a tecnologia Bitubag® – que lhe permitiu alcançar um incremento das exportações de betumes da Galp Energia, tendo sido já alcançado num período aproximado de dois anos um valor de exportações superior a 10 milhões de euros.

A Galp Energia apostou recentemente numa solução inovadora para exportação de betume em larga escala – a tecnologia Bitubag® – que lhe permitiu alcançar um incremento das exportações de betumes da Galp Energia, tendo sido já alcançado num período aproximado de dois anos um valor de exportações superior a 10 milhões de euros. O Bitubag® é um sistema integrado, composto por um saco interior feito de uma folha de plástico dissolúvel e um saco exterior flexível criado para transportar até 1.000 quilos de betume.

O negócio de betumes da Galp Energia movimenta anualmente um valor superior a 60 milhões de euros, o que revela a importância desta solução inovadora em termos relativos nos resultados operacionais do negócio. Relativamente a volumes vendidos, a média anual ultrapassa as 200.000 toneladas, considerando o mercado interno e as exportações para o mercado externo, onde se encontra presente o Bitubag®.

A estrutura do Bitubag® permite o transporte até 20 toneladas de produto em contentores de 20 metros cúbicos, permitindo a maximização do espaço disponível e uma redução até 20% no custo de transporte, graças à optimização do volume e tara dos contentores de transporte. Esta aposta veio responder às necessidades das empresas portuguesas com operações no estrangeiro e necessidades logísticas especiais, facilitando assim a sua internacionalização.

Para além das vantagens logísticas e económicas desta solução, o sistema Bitubag® apresenta ainda claras vantagens a nível ambiental, na medida em que reduz as perdas, ao permitir o total aproveitamento do betume. O revestimento interior do Bitubag®, em contacto directo com o betume, derrete juntamente com o produto e o invólucro exterior é totalmente reciclável. Deste modo, minimizam-se os resíduos e os desperdícios.

A Galp Energia é a primeira empresa europeia a apostar nesta solução e a adoptá-la comercialmente para a venda dos seus ligantes betuminosos. O projecto de selecção da tecnologia contou com o apoio do Ministério da Economia, através do financiamento disponibilizado via programa PRIME. A Galp Energia contou ainda com a consultoria tecnológica do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

O que é um betume convencional?

Este tipo de ligante betuminoso é geralmente utilizado na construção, conservação, manutenção e reabilitação de pavimentos rodoviários, sendo aplicado em todo o tipo de estradas, aeródromos / aeroportos e obras hidráulicas. Os betumes convencionais mais leves, isto é, com valores de penetração superiores, são também utilizados em processos industriais e na produção de outros ligantes betuminosos.

Imprimir

Partilhar: